Feministas defecaram e fizeram sexo dentro de uma igreja? Verdade Ou Mentira?

Imagens mostram um grupo de mulheres que teria invadido uma igreja e, além de fazer sexo, ainda defecou na frente do altar em manifestação a favor do feminismo! Será verdade?

As imagens se espalharam através das redes sociais no começo de junho de 2018 e deixaram muita gente assustada! Nela podemos ver o que parece ser um grupo de pessoas fazendo sexo dentro de uma igreja!!! Em outra foto, as mulheres aparecem defecando na porta de uma catedral…
O texto que acompanha essas imagens afirma que isso foi uma manifestação organizada por feministas, que invadiram e profanaram uma igreja em apoio ao feminismo.

Verdade ou mentira?
O texto não explica quando e nem onde a tal manifestação teria rolado, além de não dar maiores detalhes sobre o ocorrido. Mesmo assim, o assunto foi compartilhado milhares de vezes no Facebook e também através de grupos do WhatsApp.

A verdade é que essas fotos são uma junção de casos separados, ocorridos em diferentes ocasiões e locais.

As duas primeiras fotografias, de um casal simulando sexo dentro de uma igreja, são de um caso ocorrido em junho de 2011, na capital da Noruega, Oslo. Os dois eram casados e faziam parte de um grupo de ativistas chamado Seks za gozdove (algo como Sexo para a Floresta) que tenta chamar a atenção das autoridades (através de performances de sexo em áreas públicas) para a importância das floresta em nossas vidas. Eles queriam ter relações sexuais no altar, mas um homem atrapalhou o rolê deles, chamando a polícia.
O casal de ecologistas e mais um terceiro “comparsa” (que filmou tudo), tiveram que escolher entre pagar uma multa ou pegar 16 dias de prisão cada um. Em entrevista, eles disseram que preferiram pagar a multa do que ficar duas semanas sem sexo…

A terceira fotografia é de um grupo de manifestantes que protestava em frente à Catedral Metropolitana de Buenos Aires contra a vitória do presidente Mauricio Macri na eleições, em novembro de 2015. Alguns sites, na ocasião, atribuíram o protesto ao grupo de jovens La Cámpora (que não é composto apenas de mulheres).

Conclusão:
As imagens atribuídas a um grupo de feministas que teria invadido uma igreja durante um protesto são de fatos ocorridos em ocasiões e lugares diferentes e não são ligados diretamente a grupos feministas!

Os médicos que descobriram que as vacinas continham enzimas cancerígenas foram assassinados? Verdade Ou Mentira?

É verdade que os médicos que descobriram que as vacinas continham enzimas cancerígenas foram todos encontrados mortos?

A notícia não é nova, mas ganhou força na segunda semana de julho de 2018. De acordo com o texto, as mortes dos médicos deixaram a comunidade médica sem palavras porque eram pesquisadores que estavam trabalhando em uma nova cura revolucionária para o câncer, o GcMAF.

A notícia ainda afirma que o Dr. James Bradstreet, um dos médicos, foi encontrado morto em um rio com uma ferida de bala no peito e algumas pessoas disseram que as grandes empresas farmacêuticas podem ter visto o trabalho dos médicos como seu inimigo, por isso, os assassinatos.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?

Verdade ou mentira?
Esse texto sensacionalista nasceu em uma postagem traduzida do inglês em sites já conhecidos aqui no E-farsas por disseminar fake news, como o Sempre Questione. Em maio de 2016, essa mesma história já circulava por aí, só que com outros personagens, mas o assunto se espalhou mais através de uma cópia desse mesmo “artigo” feito no obscuro Universo Alienígena BR, que – é óbvio – não deve ser levado a sério!

Em primeiro lugar, a notícia engana o leitor logo na manchete, pois fala de vários médicos (ou de todos que haviam descoberto enzimas do câncer em vacinas) que teriam sido mortos. No entanto, no texto fala apenas do Dr. James Bradstreet.

Só para esclarecer, o Dr. James Bradstreet existiu, de fato, e foi encontrado morto em um rio no estado norte-americano da Carolina do Norte. A sua morte foi divulgada em 2015 e a Polícia encerrou o caso como o de suicídio.

Apesar de médico, o dr. Bradstreet foi um dos primeiros a defender a teoria de que vacinas causam autismo nas crianças, algo que posteriormente ficou comprovado que se tratavam de pesquisas falsificadas.

Pesquisas contra o câncer (ou quaisquer outras)
Uma coisa que devemos deixar clara aqui é que as pesquisas científicas não são (ou não devem ser) feitas por uma única pessoa. As pesquisas nunca são solitárias!

O correto (e o que se manda nas boas práticas) é que tudo o que se é pesquisado seja documentado para que um mesmo experimento tenha os mesmo resultados independente de onde e quando ele seja feito.

Muita gente tem a ideia de que um remédio é desenvolvido por um único cientista maluco (como aqueles de cinema), mas há equipes trabalhando nisso e assassinar o chefe de uma pesquisa não inviabiliza o projeto.

O GcMAF:

O mesmo texto alarmista que confunde o leitor (pois em um primeiro momento, dá a entender que as vacinas causam câncer) especula que o dr. James Bradstreet (assim como todos os outros envolvidos) estaria trabalhando na cura definitiva do câncer através do GcMAF. No entanto, é bom deixar claro aqui também que tratamentos com essa proteína estão proibidos desde 2014. Inicialmente considerada uma cura para várias doenças – como a AIDS, o autismo e o câncer (como se houvesse apenas um tipo de câncer) – não encontrou-se nenhuma comprovação de sua eficácia e, inclusive, as revistas científicas que publicaram estudos a respeito se retrataram pelo vacilo!

Conclusão:
Não há nenhuma comprovação de que “todos” os médicos que descobriram que as vacinas continham enzimas cancerígenas foram assassinados!

Homem contrata garota de programa e descobre que ela é a sua esposa! Será? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia afirmando que um capixaba tomou um grande susto ao descobrir que a garota de programa que ele havia contratado era a sua esposa?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de junho de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, um homem de 46 anos de Bom Jesus do Norte (ES) teria contratado uma prostituta através de um serviço online, descobrindo (na hora do “vamo ver”) que a garota de programa era nada mais nada menos que a sua própria esposa!

O homem, que não teve a identidade revelada, estava casado há 17 anos e nunca desconfiou de nada, segundo o que diz na reportagem.

Será verdadeira a notícia afirmando que um capixaba tomou um grande susto ao descobrir que a garota de programa que ele havia contratado era a sua esposa?

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?
A reportagem não cita nomes, datas e tampouco dá provas da veracidade dos dados informados. Todas as publicações são derivadas de uma única postagem (que também não dá nenhuma prova de nada).

Lembrando que já publicamos aqui em novembro de 2016 a notícia falsa de uma garota de programa que teria fugido de um motel quando descobriu que seu cliente era o seu próprio namorado. A fake news foi uma brincadeira do site humorístico G17!
No dia 15 de junho de 2018, o jornal do Espírito Santo publicou em seu site a notícia do sujeito que teria descoberto da pior maneira que a sua própria esposa era uma garota de programa. A publicação foi apagada após os editores descobrirem que a história era falsa, mas a internet não esquece!Cada site que publicou essa notícia falsa usaram uma fotografia diferente para “ilustrar” a matéria. A imagem mais usada é uma que mostra um casal sentado em uma cama. Ela com as mãos entre as pernas e ele com uma das mãos tampando o rosto. Na verdade, essa fotografia é de agosto de 2014 e foi tirada na China, durante uma batida policial em um motel.

De acordo com a mídia chinesa, o casal de namorados foi confundido com um cliente e uma prostituta (a prostituição é um crime lá) e, após prestar depoimento, ambos foram liberados!

Outra das fotos usadas nessa fake news é de 2017 de um site de encontros e nada tem a ver com essa história:

Variações:
Ao mesmo tempo que essa história se espalhava pela web, outra versão corria lado a lado com uma “notícia” parecida. A diferença é que, dessa vez, o cliente teria contratado uma prostituta sem saber que ela era a sua própria filha!

Acontece que essa é uma versão brasileira de uma fake news nascida em inglês e, na versão de lá, o caso teria ocorrido no Zimbabwe.

Conclusão:
A notícia afirmando que um homem teria descoberto que a garota de programa que ele havia contratado era a sua própria esposa é falsa!

O WhatsApp vai doar R$1 para cada compartilhada para ajudar bebê que nasceu com 2 pênis? Verdade Ou Mentira?

É verdade que a cada vez que a foto de um bebê que nasceu com 2 pênis for compartilhada o WhatsApp vai ajudar com R$1 no tratamento dessa criança?

A imagem começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp no final de junho de 2018 e pede para ser repassada a foto de um recém-nascido que nasceu com dois pênis. O áudio que acompanha a foto parece ter vindo de um religioso que explica que a cada vez que alguém compartilhar a imagem, o “zap” vai doar R$1,00 para ajudar no tratamento do bebê, pois ele precisa fazer uma cirurgia que custa R$18 mil!

Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
Leia a transcrição de uma das versões do áudio espalhado pelo WhatsApp:

“Meus irmãos, [aqui] é o irmão Antônio. Eu recebi essa mensagem, essa coisa trágica aqui de uma criança que tá hospitalizada e ela precisa de 18 mil reais pra fazer a cirurgia! A criança, se não ‘fazer’ a cirurgia logo, ela vai perder a vida e é 1 real. Um real de cada um de vocês que ‘passar’ essa mensagem pra frente. Não é você que vai pagar, não! É o Zap que vai pagar! O Zap vai pagar um real… eu gostaria que todos vocês colaborassem, por favor, por caridade. ‘Vamos’ passar pra frente aí, gente! Vamos ajudar essa criança fazer essa cirurgia senão ela vai desencarnar. Então, ‘vamos’ ajudar ela!”
Como você pode notar, o texto é vago e alarmista e não dá nenhuma dica de quando e onde o caso teria ocorrido!
Note que o método de disseminar o boato é o mesmo, só o que muda é que antes era pedido para se compartilhar por e-mail e agora é pelo WhatsApp.

Apelando para lado emocional do leitor (ou do ouvinte, no caso), o autor tenta convencer que a imagem em anexo seria de um bebê que está só aguardando a sua boa ação, mas não há nenhuma menção direta ao conteúdo da foto. O sujeito apenas fala que a criança está para morrer e, é claro, qualquer foto de um bebê doente serviria.

No caso da imagem de um recém-nascido com dois pênis, trata-se de um caso real de difalia, mas que aconteceu em 2014 na Índia. Ou seja, mesmo que essa campanha fosse real, a criança já estaria com 4 anos de idade…

Conclusão:
Não compartilhe esse tipo de corrente! o WhatsApp não ajuda ninguém através de campanhas de compartilhamentos.

Lázaro Ramos foi detonado por um simples jangadeiro ao vivo na Globo? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o ator Lázaro Ramos ficou sem reação ao ser retrucado por um jangadeiro sem instrução durante uma entrevista ao vivo na Rede Globo?

A notícia se espalhou através das redes sociais na segunda quinzena de abril de 2018 e mostra uma cena de um programa de entrevistas apresentado pelo ator global Lázaro Ramos. De acordo com o texto amplamente compartilhado, Ramos teria ficado sem reação ao ser retrucado por um jangadeiro que não tem nem o curso primário.
A resposta do simples homem era sobre a ascensão da classe “C” e, de acordo com o texto que acompanha as imagens, a matéria não foi ao ar e já teria sido retirada do YouTube, pois os diretores da Rede Globo estariam aflitos com a circulação desse vídeo!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?

Em primeiro lugar, o sujeito entrevistado por Lázaro Ramos não é um ‘jangadeiro sem instrução’, mas Kleber Cavalcante Gomes, rapper Criolo. O cantor, que também é ator e compositor, é filho de uma professora (Dona Vilani é educadora pós-graduada em língua, literatura e semiótica) que se enche de orgulho ao afirmar em entrevistas que seus filhos estão todos formados!

Pra quem não sabe, Criolo já foi até professor, algo que seria impossível se ele fosse um homem sem formação.

Além disso, o vídeo que a “notícia” alega ter sido retirada da internet pela Globo existe e faz parte de uma entrevista dada pelo músico ao ator Lázaro Ramos no Programa Espelho, em 2014. A entrevista pode ser vista na íntegra no site do Canal Brasil. Perceba que quem falou sobre a classe C foi o próprio cantor.

Conclusão
A notícia afirmando que o ator Lázaro Ramos teria sido “detonado” ao vivo por um jangadeiro sem instrução é falsa!

Fieis Oram em posto de combustível pela volta da gasolina? Verdade Ou Mentira?

Será verdade ou mentira que um grupo de pessoas se reuniu para orar em um posto de combustível pela volta do abastecimento de álcool e gasolina? A imagem se espalhou através das redes sociais no final de maio de 2018 e mostra várias pessoas no que parece ser uma roda de oração em um posto de combustível. O texto que acompanha a imagem afirma que o grupo estaria orando pela volta da gasolina naquele posto, visto que o abastecimento estava prejudicado há dias com a paralisação dos caminhoneiros em todo o país!
Será que essa imagem é real? O grupo estava orando para conseguir gasolina?

Verdade ou Mentira?

Tratado como piada em algumas publicações, a imagem é real. No entanto, houve uma pequena deturpação na história que acompanha a fotografia.

O caso ocorreu na capital do estado de Pernambuco, Recife, no último final de semana de maio de 2018. De acordo com a jornalista pernambucana Tais Paranhos, a fotografia foi tirada em um posto de gasolina no bairro das Graças, no Recife.

Entramos em contato com a jornalista via WhatsApp, que nos confirmou que as pessoas da foto são fiéis da Igreja Episcopal que oraram pela melhora da situação do país!

Conclusão
A foto das pessoas orando em um posto de gasolina é real! Elas estavam orando não só pela gasolina, mas para que a situação do país melhore!

Acordar e levantar antes de 1 minuto e meio causa AVC? Verdade Ou Mentira?

É verdade que se você se levantar no meio da noite sem respeitar a lei do minuto e meio para se levantar pode sofrer um derrame?

O alerta surgiu em diversos grupos do WhatsApp no final de novembro de 2017 e de acordo com o texto, deve-se ter cuidado com a lei de um minuto e meio, que é cientificamente comprovado “ao acordar de repente” para urinar.

Segundo o alerta, recomenda-se esperar um minuto e meio antes de se levantar no meio da noite, pois esse seria o tempo necessário para que o cérebro seja irrigado corretamente. Dessa forma, diz o alerta, evita-se um acidente vascular cerebral!

Será que isso é verdade?

Verdade ou Mentira?
Não há nenhuma pesquisa científica sobre a “lei do minuto e meio”!

Somente por essa primeira pesquisa que fizemos, já poderíamos encerrar esse artigo e decretar esse alerta como falso, mas é melhor esclarecer mais algumas coisas a respeito desse tipo de corrente alarmista.
O texto que se espalhou através do WhatsApp possui todas as características de um boato virtual:

Possui um tom alarmista;
Inicia o texto com CAIXA ALTA para chamar atençao;
Não é datado;
Não possui fontes;
Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
Pede para ser repassado;

Esse alerta afirma que a lei do minuto e meio é “cientificamente comprovado”, mas não mostra links para os estudos que comprovam cientificamente o que está sendo dito.

Logo a seguir, o texto diz que “o motivo mais provável[…]”. Ou seja, no parágrafo anterior era “cientificamente comprovado” e no seguinte é “mais provável que”. Vamos acreditar em um texto anônimo e sem nenhuma fonte?

Tontura ao se levantar:
Se o alerta é falso, por que sentimos tontura algumas vezes ao levantar?

O nome desse sintoma é Hipotensão Postural, quando a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé. É causado pelo acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo e é bastante comum, podendo ocorrer brevemente a qualquer pessoa. De acordo com sites médicos, esse sintoma é leve e sequer precisa de tratamento!

Ah! E não há nenhuma relação com AVC.

Conclusão:
Se você acordar no meio da noite, tenha cuidado em não sair tropeçando nos móveis no escuro! Quinas de móveis, tapetes, brinquedos… Quedas podem ser mais perigosas do que os perigos que esse alerta falso está avisando!

Foto do Lula Acenando Para A Multidão Com 10 Dedos Nas Mãos é Verdade Ou Mentira?

Será que fizeram uma fotomontagem do ex-presidente Lula acenando para o povo? Quem fez a montagem esqueceu de tirar o mindinho da mão esquerda dele? Seria um sósia?

A imagem se espalhou em diversas páginas do Facebook no final de março de 2018. Nela podemos ver um homem de cabelos grisalhos (que seria o ex-presidente Lula) e com os braços abertos acenando para algumas pessoas.

O detalhe que chama a atenção nessa simples foto é um detalhe que está colocando em cheque a veracidade da imagem: o homem da fotografia tem 10 dedos nas mãos!

Como já se sabe, Luiz Inácio perdeu um dedo mindinho em 1963 em um acidente de trabalho, o que fez muita gente se perguntar:

Será que essa foto é real?
Ou será que esse sujeito da foto é um sósia do ex-presidente?


Verdade ou montagem?
A foto é real! Não houve manipulação na fotografia.

Essa fotografia foi tirada juntamente com diversas outras no dia 24 de março de 2018, em Florianópolis (SC), durante visita do ex-presidente à Santa Catarina. Tirada pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, a fotografia em questão eternizou o exato momento em que a mão esquerda do pré-candidato Luiz Inácio da Silva se alinhou com um braço de um dos presentes na plateia!

Difícil acreditar, né? Mas veja só na ampliação:

Conclusão
A fotografia é real. O alegado dedo é, na verdade, o braço de um dos espectadores!

Bonecas possuídas te seguem com os olhos! Verdade Ou Mentira?

Será que os vídeos mostrando bonecas que seguem as pessoas com os olhos são verdadeiros ou falsos? Essas bonecas estão possuídas? Seria alguma bruxaria? Descubra aqui!

Os vídeos começaram a se espalhar através das redes sociais na primeira quinzena de março de 2018 e deixaram muita gente de cabelo em pé! Nas imagens podemos ver bonecas assustadoras que parecem seguir o cinegrafista com os olhos!!!

O texto que acompanha a gravação afirma que um casal teria decidido adotar uma criança, mas ao ver essa boneca mudaram de ideia. Nos comentários dos vídeos, várias pessoas afirmam que as bonecas parecem estar possuídas por algum espírito maligno, pois é impossível que um objeto inanimado ganhe vida dessa forma…

Qual é a explicação para esse fenômeno?

Verdade ou farsa?
Antes de responder a essa pergunta, assista o vídeo que se espalhou na mesma época, de um boneco em cima de uma lápide em um cemitério:

E aí?
Por incrível que possa parecer, os vídeos são reais!

Mas, calma! Antes que você tenha um ataque e morra de susto, precisamos deixar claro que os vídeos são reais, mas as bonecas não estão possuídas e tampouco são obra de bruxaria.

Na verdade, essas bonecas fazem parte da nova coleção da artista Julia Lane e podem ser vistas na sua página chamada Okie Babies, no Facebook.
Julia Lane explica que suas obras são artesanais para arte e coleção e que suas bonecas não são recomendadas para crianças menores de 14 anos de idade. Segundo a artista, a boneca de olhos amarelos é feita de polietileno, mede 60 centímetros e pesa cerca de 7 quilos. Seus olhos são de cristal e os cabelos são humanos.

Já o segundo vídeo, que mostra um mini-vampiro em cima de um túmulo, é uma escultura feita pela artista Donna RuBert.

Como os olhos se mexem?
A explicação para esse “fenômeno” também é bem simples: Trata-se de uma ilusão de ótica!
Na verdade, os olhos são feitos de uma forma que engana o nosso cérebro.

Conclusão:
Os vídeos das bonecas que te seguem com os olhos são reais, mas tratam-se de esculturas que misturam talento com ilusão de ótica!

Rapaz Vende Um Rim Para Pagar Seu Casamento E Morre Um Mês Depois! Será Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira ou falsa a notícia de um jovem que teria vendido um de seus rins para pagar o seu casamento de luxo, mas acabou morrendo um mês depois?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de março de 2018, se espalhando através de publicações nas redes sociais. De acordo com o texto, um jovem ucraniano de 20 anos de idade teria conseguido 15 mil dólares ao vender – escondido da família – um de seus rins!

Um mês após o seu casamento, o jovem teria adoecido e acabou morrendo…

O texto ainda completa que a família do rapaz só descobriu a causa de sua morte depois da autópsia. O jovem teria morrido devido a complicações que surgiram após a remoção de um rim.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?
No dia 20 de março de 2018, o site News365 publicou a triste história de um jovem ucraniano sem nome que teria morrido após vender um de seus rins. É interessante notar que além da falta de nomes, o fato não é datado e não há nenhuma fonte que comprove o ocorrido.

A verdade é que essa “notícia” é uma tradução de publicações feitas em inglês de notícias publicadas em ucraniano.
No dia 12 de março de 2018, o site ucraniano Znaj.ua (dentre vários outros) publicou a notícia de um jovem de 20 anos que teria morrido na Ucrânia um mês após vender seu rim para custear o seu casamento. Igualmente, não há muitos dados que possam provar que essa história seja real, a não ser o link de outro site – o Korupciya – como fonte.

O Korupciya, por sua vez, não cita nenhuma fonte, além de mostrar apenas uma foto de alianças.

Após esse copia-e-cola daqui e dali fica difícil de se descobrir a origem dessa notícia e tao pouco se averiguar a veracidade das parcas informações.

Baseados em fatos reais:
Apesar dessa “notícia” não ter nenhuma comprovação de ser real, há vários casos semelhantes a esses que já foram devidamente documentados pela imprensa mundial. Em janeiro de 2006, por exemplo, o egípcio Ahmed Abdala morreu logo após sair de uma cirurgia para a remoção de um de seus rins. O jovem estava desempregado e conseguiu 1,5 mil dólares pelo seu órgão e usou a grana para mobiliar seu apartamento, o que era exigido pelos pais da noiva.

Em 2011, pesquisamos e confirmamos a notícia de um chinês que vendeu um de seus rins para comprar um iPad. Meses depois, o rapaz passou a sofrer de insuficiência renal
A foto usada na notícia:
Aqui no Brasil, essa história vem acompanhada da foto de uma enorme cicatriz do que parece ser uma cirurgia recente. Na verdade, essa foto é de 2004, de um brasileiro que viajou para a África do Sul para vender um de seus rins para quitar algumas dívidas. Na época, apurou-se que um rim saudável era comprado cerca de 3 mil dólares e, depois, revendidos por mais de 120 mil no mercado negro:

Alguns sites publicaram essa história do ucraniano com outra foto que, apesar de algumas similaridades, não tem nada a ver com a notícia espalhada em 2018. Na verdade, essa foto é de outro egípcio, que vendeu seu rim para se casar em 2010. Gamal, único nome divulgado na ocasião, não morreu e continuou casado (de acordo com as notícias da época) apesar de perder o emprego e a família – que o abandonou após saber da loucura feita por ele.

Conclusão:
Não há provas de que um ucraniano tenha vendido um rim para custear a festa de seu casamento e que tenha morrido um mês após a cirurgia. Provavelmente os criadores dessa história tenham se inspirado em casos reais ocorridos no passado.