Acordar e levantar antes de 1 minuto e meio causa AVC? Verdade Ou Mentira?

É verdade que se você se levantar no meio da noite sem respeitar a lei do minuto e meio para se levantar pode sofrer um derrame?

O alerta surgiu em diversos grupos do WhatsApp no final de novembro de 2017 e de acordo com o texto, deve-se ter cuidado com a lei de um minuto e meio, que é cientificamente comprovado “ao acordar de repente” para urinar.

Segundo o alerta, recomenda-se esperar um minuto e meio antes de se levantar no meio da noite, pois esse seria o tempo necessário para que o cérebro seja irrigado corretamente. Dessa forma, diz o alerta, evita-se um acidente vascular cerebral!

Será que isso é verdade?

Verdade ou Mentira?
Não há nenhuma pesquisa científica sobre a “lei do minuto e meio”!

Somente por essa primeira pesquisa que fizemos, já poderíamos encerrar esse artigo e decretar esse alerta como falso, mas é melhor esclarecer mais algumas coisas a respeito desse tipo de corrente alarmista.
O texto que se espalhou através do WhatsApp possui todas as características de um boato virtual:

Possui um tom alarmista;
Inicia o texto com CAIXA ALTA para chamar atençao;
Não é datado;
Não possui fontes;
Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
Pede para ser repassado;

Esse alerta afirma que a lei do minuto e meio é “cientificamente comprovado”, mas não mostra links para os estudos que comprovam cientificamente o que está sendo dito.

Logo a seguir, o texto diz que “o motivo mais provável[…]”. Ou seja, no parágrafo anterior era “cientificamente comprovado” e no seguinte é “mais provável que”. Vamos acreditar em um texto anônimo e sem nenhuma fonte?

Tontura ao se levantar:
Se o alerta é falso, por que sentimos tontura algumas vezes ao levantar?

O nome desse sintoma é Hipotensão Postural, quando a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé. É causado pelo acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo e é bastante comum, podendo ocorrer brevemente a qualquer pessoa. De acordo com sites médicos, esse sintoma é leve e sequer precisa de tratamento!

Ah! E não há nenhuma relação com AVC.

Conclusão:
Se você acordar no meio da noite, tenha cuidado em não sair tropeçando nos móveis no escuro! Quinas de móveis, tapetes, brinquedos… Quedas podem ser mais perigosas do que os perigos que esse alerta falso está avisando!

Leave a Reply

*