Bolsonaro disse que Chávez é “uma esperança para a América Latina”? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o deputado federal Jair Bolsonaro disse em entrevista a um jornal que que Hugo Chávez é uma esperança para a América Latina?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2017 e mostra um recorte de jornal onde podemos ler uma suposta entrevista concedida por Jair Bolsonaro para um jornal. De acordo com o texto, Bolsonaro teria dito que Hugo Chávez (que havia assumido o poder na Venezuela) era uma “esperança para a América Latina”, que Chávez poderia fazer “o que os militares fizeram no Brasil em 1964, com muito mais força” e que “não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar”.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?


Verdade ou Mentira?
A entrevista é real! Foi publicada no jornal Estadão no dia 4 de setembro de 1999, 7 meses após a posse de Hugo Chávez na Venezuela, como se pode ver no acervo do jornal.
Procurado em dezembro de 2017 pelo Estadão para comentar essas suas declarações, Jair Bolsonaro disse que, apesar de confirmar ter dito essas coisas, acha um “jogo sujo” desenterrarem essa entrevista tão antiga!

Conclusão
As declarações positivas feitas por Jair Bolsonaro ao então líder da Venezuela foram publicadas no jornal Estadão em 1999. Dezoito anos depois, o mesmo jornal procurou o político que disse que relembrar isso é jogo sujo!

Leave a Reply

*