Colas instantâneas – Verdade e metiras

Alguns produtos estão presentes no cotidiano, mas nem sempre se sabe tudo sobre eles. Um bom exemplo disso são as colas instantâneas que são cercadas de mitos. Em caso de acidente doméstico envolvendo estes produtos, é imprescindível saber agir

Resistência e força são sinônimos dos adesivos instantâneos amplamente utilizados para reparos rápidos dentro de casa. Para orientar o consumidor sobre as aplicações indicadas e sobre as dúvidas mais freqüentes em relação às colas, a Loctite Super Bonder lista as perguntas mais recorrentes do serviço de atendimento ao consumidor da Henkel, empresa fabricante do adesivo.

Adesivos instantâneos em contato com a pele

Não é raro ouvir a história de que alguém colou o dedo, um pedaço de dente quebrado ou fixou a prótese dentária com cola instantânea. A Henkel, fabricante da Loctite Super Bonder informa que no caso de quebra do dente, o ideal é procurar um dentista que tomará as providências necessárias para corrigir o problema. Já para as próteses, o recomendado é buscar produtos apropriados para esta finalidade.

Loctite Super Bonder é um produto de baixa toxicidade, porém pode ser irritante aos olhos e mucosas. Esta é a razão da recomendação do manuseio em áreas ventiladas. Caso o produto entre em contato com os olhos, a indicação é lavar com água morna em abundância e aplicar uma gaze molhada sobre a área. Se o olho estiver colado, o importante é não entrar em pânico nem 0tentar abri-lo, um oftalmologista deve ser consultado.

Caso a cola acidentalmente entrar em contato com a boca, são indicados bochechos com água morna e internamente orienta-se umedecer a região com saliva, assim o adesivo irá se desprender. Em nenhuma situação deve-se tentar puxar as áreas coladas em direções opostas. É praticamente impossível engolir este tipo produto, mas caso isso aconteça, a cola vai ficar sólida quando entrar em contato com a saliva e grudará na superfície da língua e da boca.

Ao colar os dedos, basta um pouco de água morna e sabão que a cola se desprende da pele sem maiores complicações. Lançada no ano passado, Loctite Super Bonder Power Easy possui tempo de colagem maior do que a versão Original do produto, o que ajuda a evitar uniões indesejadas. Caso isto aconteça, o melhor é realizar movimentos semelhantes a estalar os dedos, a cola se solta mais facilmente desta maneira porque é indicado para aplicações rígidas e não para colagens que exijam a compensação de movimentos e maleabilidade.

Colas instantâneas como Loctite Super Bonder não queimam a pele, porém em contato com materiais absorventes como papel e tecidos, ocorre uma reação que libera calor. Por isso, em caso de contato do produto com a pele, não se deve limpar a área afetada com papel, tecido ou qualquer outro material absorvente. O ideal é lavar com água em abundância.

Qual o melhor lugar para se guardar adesivos instantâneos?

Locais arejados e de baixa umidade são ideais para o armazenamento de colas instantâneas. Por isso as prateleiras mais altas da geladeira são o melhor lugar para guardar o frasco. Fora dali é mais provável que ela polimerize, endureça. Segundo a fabricante da Loctite Super Bonder, a posição mais adequada para conservar o produto é aquela em que a bisnaga não fique deitada, isto evita o entupimento do bico e a colagem da tampa. Para diminuir a possibilidade de isso acontecer, a sugestão é limpar o bico aplicador com papel grosso antes de fechar o tubo.

Comprar cola em locais idôneos também é uma boa dica para que o adesivo dure por mais tempo. As características mais comuns dos tubos e bisnagas falsificados de Loctite Super Bonder são: tampa de outra cor que não seja preta, nome LOCTITE descrito fora da faixa vermelha do tubo e a inexistência do número do lote (duas letras prensadas na dobra do tubo), baixa qualidade da cor da cartela e da bisnaga, e principalmente o preço, desconfie se for muito barato. Quanto ao texto da cartela, infelizmente a falsa tem todos os dizeres da original. Pode-se evitar a compra de produto falsificado, quando a aquisição acontece em estabelecimentos de confiança que forneçam nota fiscal do produto.

Leave a Reply

*