Garoto sírio dorme entre os túmulos de seus pais! Será Verdade ou Mentira?

Imagem mostra um garoto dormindo entre os túmulos dos seus pais e texto afirma que isso aconteceu na Síria. Será verdade?

A fotografia “chocou o mundo” na primeira semana de março de 2018 e mostra uma criança enrolada nas cobertas e deitado entre o que parecem ser dois túmulos! O texto que acompanha essa imagem afirma que o menino estaria dormindo ao lado de seus pais, após ataques ocorridos na Síria em 2018.

Será que essa imagem é real? O pobre menino teria ficado órfão e desabrigado após ataques e agora dorme ao lado dos túmulos de seus pais todas as noites?


Verdade ou mentira?
Apesar dessa fotografia se espalhar em março de 2018, ela já circula pela web desde 2014.

Em janeiro de 2014, Abdul Aziz al Otaibi – o fotógrafo criador dessa foto – disse em entrevista ao jornalista holandês Harald Doornbos que a fotografia sequer foi tirada na Síria e que ficou muito triste em ver como as pessoas distorceram as suas fotos.
Otaibi explicou também que, além da foto ter sido tirada na Arábia Saudita (e não na Síria), os túmulos são falsos e os pais do garoto estão vivos! Na verdade, o menino é filho da irmã do fotógrafo, que fez essas fotos como parte de um projeto artístico.

Por telefone (e com a ajuda de um interprete), Abdul Aziz al Otaibi disse ao jornalista holandês:

“Todo artista tem idéias na cabeça dele. Então tive a ideia de fazer um projeto onde mostrei em imagens como o amor de uma criança por seus pais é insubstituível. Este amor não pode ser substituído por nada ou qualquer outra pessoa, mesmo que os pais estejam mortos “.

Abaixo, uma segunda foto tirada no mesmo dia:

Conclusão:
A foto que mostra um garoto deitado ao lado de dois túmulos é falsa e não foi feita na Síria!

A socialite Day Mccarthy sofreu acidente e está entre a vida e a morte? Verdade Ou Mentira?

É verdade ou mentira que a socialite Day McCarthy sofreu um acidente de automóvel e está no hospital entre a vida e a morte? A notícia se espalhou na primeira semana de março de 2018 e afirma que Day Mccarthy – socialite que ficou conhecida por seus ataques racistas contra a filha de Giovanna Ewbank e Bruno Gagliasso – teria sofrido um acidente de carro e estaria entre a vida e a morte no hospital.

Segundo o que foi informado através de vídeos nas redes sociais, seu quadro clínico era grave e ela clamava por orações para a sua recuperação. Após a divulgação do acidente, várias imagens começaram a se espalhar através das redes sociais mostrando o carro da socialite completamente destruído!
Será que essa história é verdadeira ou falsa?


Verdade ou farsa?

Essa “notícia” surgiu em um perfil no Instagram de um homem que se dizia empresário da socialite, dando informações muito vagas a respeito do acidente de sua cliente. Nenhuma prova, nome do hospital… Nada!

Após a publicação, o tal empresário parou de atualizar seu Instagram sobre o estado de saúde de sua cliente (o que soa estranho).
Além disso, a foto do carro todo amassado que passou a ser espalhado ao lado de uma fotografia de Mccarthy é, na verdade, de um acidente ocorrido em junho de 2016, durante um teste feito com um veiculo Tesla, em Colorado (EUA).  Outras versões dessa fake news se espalharam pelas redes sociais, como essas fotos abaixo, mostrando o que parece ser a socialite em uma cama de hospital:


O fato é que a moça que aparece deitada na maca é uma escritora chamada Marini Mat Zain. Ela foi internada, em 2016, após um AVC.

Desmentido:
Logo no dia 06 de março de 2018, a própria Day Mccarthy postou um vídeo em sua conta no Instagram explicando que sofreu mesmo um acidente de carro, mas que não foi nada grave:
Castigo divino?
A repercussão que essa fake news teve na web foi tão grande que várias pessoas e grupos se mobilizaram (contra e a favor) da mulher. Por exemplo, um pastor chegou a dizer que o acidente grave foi um castigo divino e que Day McCarthy já deveria saber que “com Deus não se brinca”! Pelo que podemos ver, ou o pastor o deus dele está desatualizado!

Conclusão:
A notícia afirmando que a socialite Day McCarthy estaria entre a vida e a morte após um acidente de carro é falsa! Tudo começou em uma postagem feita na conta do Instagram de um homem que se fez passar por empresário de McCarthy, mas que logo foi desmentida pela socialite!

Uma modelo morreu ao colocar corpo pra fora do carro e bater em um poste? Verdade Ou Mentira?

É verdade que uma modelo russa morreu enquanto gravava um vídeo sensual com o corpo para fora do carro e bater a cabeça em um poste?

O vídeo chocante apareceu nas redes sociais segunda semana de outubro de 2017 e deixou a internet assustada! Nele podemos ver uma mulher só de calcinha, se exibindo com o corpo para fora da janela de um automóvel em movimento quando, de repente, algo atinge a cabeça da belíssima mulher seminua e ela cai do carro!

O texto que acompanha o vídeo afirma que a mulher é uma modelo russa e que ela teria morrido depois de ter sido atingida por um poste!!!

Será que essa história é verdadeira ou falsa?


Verdade ou Mentira?
No dia 12 de outubro de 2017, as redes de notícias da Rússia divulgaram a triste notícia da agente imobiliária russa Natalia Borodina, de 37 anos, que teve uma morte estúpida e brutal após se aventurar com o corpo para fora de um carro.
O acidente fatal aconteceu na República Dominicana, onde a moça passava as férias com sua amiga e com seu filho. A amiga da moça, Ivanna Boirachuk, gravou o exato momento da pancada, enquanto elas se dirigiam para Punta Cana. Num momento de euforia, Borodina tirou o sutiã e começou a cantar e a dançar, colocando boa parte do corpo para fora do carro, enquanto que a amiga dirigia com apenas uma mão (a outra mão estava ocupada gravando a “brincadeira” da amiga).
Em entrevista aos jornais locais, Ivanna disse que havia uma poça d’água na pista, que a fez perder o controle do veículo por alguns instantes (podemos ver que, momentos antes do impacto, há uma grande quantidade de água espalhada em direção ao carro).

Natalia Borodina chegou com vida no Hospital Veron, na província de La Altagracia , mas morreu horas depois, vítima dos ferimentos na cabeça!

A família está juntando dinheiro para levar o corpo da mulher e poder realizar seu funeral na Rússia.

Nesse site podemos ver fotos do veículo e da russa.

No dia 13 de agosto de 2017, a Polícia da República Dominicana capturou a ucraniana Ivanna Boirachuk que, segundo investigações, estaria sob efeito de tóxicos quando assumiu o risco de dirigir.

Conclusão
O vídeo é verdadeiro! Uma mulher russa morreu depois de ficar com o corpo para fora da janela de um carro e bater a sua cabeça contra um poste! O acidente aconteceu na República Dominicana durante as férias da mulher!

Mansão do Bolsonaro X Mansão do Lula! Essa comparação é Verdade Ou Mentira?

Imagens mostram as diferenças entre a suposta mansão do deputado Jair Bolsonaro e a mansão do ex-presidente Lula! Essas comparações são verdadeiras?

As fotos começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de janeiro de 2018 e comparam a casa do deputado federal Jair Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) com casarões que seriam do ex-presidente Lula. O meme espalhado em tom de ironia mostra que a casa (supostamente chamada de “mansão” pelo jornal Folha de São Paulo) de Bolsonaro seria infinitamente mais simples do que a mansão comprada por Lula a custa de corrupção.

Será que essas imagens são reais?

Verdade ou Mentira?
No dia 07 de janeiro de 2018, uma reportagem a respeito do patrimônio da família Bolsonaro foi publicada no jornal Folha de São Paulo. A matéria questiona o suposto aumento no número de imóveis em nome do deputado federal e de seus filhos.

Perceba que a reportagem não fala em mansões em nenhum momento, mas mesmo assim o deputado fez questão de se defender, mostrando que uma casa que está em seu nome em Angra dos Reis é aparentemente simples.

A única menção a Angra dos Reis na reportagem da Folha de São Paulo é feita quando a Folha mostra o que o próprio deputado declarou em seu imposto de renda, como um terreno em Angra:
Portanto, a imagem que mostra uma das casas do deputado federal, em Angra, é real.

Quanto à foto da mansão que seria do ex-presidente Lula, essa informação é falsa! O casarão mostrado é, na verdade, o prédio central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), que fica em Piracicaba (SP). Já desmentimos aqui no E-farsas uma fake news antiga que atribuía esse mesmo prédio ao filho do ex-presidente Lula.

Variações:
Como se não bastasse esse hoax, outras montagens com o mesmo teor começaram a circular na mesma ocasião, cada uma mostrando uma mansão diferente em nome do Lula. Como podemos ver a seguir:


A foto da mansão usada nessa montagem circula pela web desde 2009 e não é uma propriedade do Lula. Veja ela aqui, em uma publicação feita em 2011.


Essa montagem afirmando que uma ilha inteira é da família Lula também é falsa. O local da foto é, na verdade, a Ilha do Curupu (Maranhão) e é de propriedade da família Sarney.

Conclusão
O sobrado simples está em nome do deputado federal Jair Bolsonaro. As fotos de mansões atribuídas ao ex-presidente Lula foram tiradas de sites de imobiliárias.

Atriz de filmes adultos teve a cabeça arrancada após tentar cena com leão? Verdade Ou Mentira?

Será verdade que uma mulher teve a cabeça arrancada após tentar fazer uma cena de sexo com um leão para um filme adulto?

A notícia surgiu em diversos sites no dia 13 de outubro de 2017 e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto (acompanhado de fotos) uma mulher foi morta por um leão após tentar fazer uma cena de zoofilia para um filme adulto! A cena em questão iria se passar em um circo onde a mulher salvaria o leão da jaula.Porém, na tentativa de libertar o animal a mulher acabaria sentindo atração pelo bicho e praticando sexo com o mesmo.

Acontece que, infelizmente, o leão que era treinado acabou estranhando a presença da mulher e a atacou acertando uma mordida em sua perna direita e mordidas no pescoço da atriz – que por pouco não teve a cabeça separada de seu corpo!

A atriz, segundo o que diz na manchete, já havia feito outros filmes com animais, mas essa seria a primeira vez com um leão.

Será que isso é verdade ou Mentira?
Verdade ou Mentira?


Ao ler a “notícia” percebemos que, além dos inúmeros erros de gramática, o texto deixa mais dúvidas do que esclarecimentos:

Como é o nome da atriz?
Quem é o produtor do filme?
Quando e onde o incidente fatal teria ocorrido?
A verdade é que a “notícia” possui as mesmas características de uma fake news, que já explicamos aqui. E surgiu em um blog conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas, o Vi Por Aí Postei Por Aqui, no dia 13 de outubro de 2017. Foi esse mesmo blog que ajudou a espalhar a fake news afirmando que o banco Santander havia perdido mais de 100 mil clientes por ter apoiado uma exposição polêmica.

Rapidamente, outros sites e blogs começaram a copiar o texto com a suposta tragédia, sem nenhuma preocupação em saber se era algo verdadeiro ou falso!

A foto que mostra leões atacando um corpo humano não tem nada a ver com a tal atriz e o corpo nem é de uma mulher. Em maio de 2016, um jovem de 20 anos chamado Franco Luis Ferrada tentou se matar, pulando dentro da jaula dos leões no zoológico Metropolitan, em Santiago (Chile).

O rapaz foi levado para uma clínica, com várias lesões e com um trauma na cabeça e na área pélvica, mas não morreu!

Quanto à foto utilizada na “reportagem” de um casal deitado numa cama, trata-se de um trecho de um filme indiano que também nada tem a ver com pornografia!

Conclusão
A notícia de uma atriz que teria morrido após tentar fazer uma cena de sexo com um leão é falsa!

Dois coroinhas foram presos por colocar maconha no incensário da igreja? Verdade Ou Mentira?

É verdade que uma dupla de coroinhas acabou sendo presa após colocar maconha no incensário da igreja e deixar os fiéis “alegres”?

A notícia surgiu em espanhol na segunda semana de janeiro de 2018 e, de acordo com o texto, dois coroinhas resolveram pregar uma peça e colocaram meio quilo de maconha no lugar do incenso no “bota-fumeiro” da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha!

A reportagem afirma que a duplinha teria sido presa após a “brincadeira” (que teria deixado os fieis mais alegres) e que eles foram liberados, mas não poderão mais exercer suas funções como servidores de altar.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?


Verdade ou Mentira?
A Missa do Bota-fumeiro é uma das realizações mais tradicionais em Santiago de Compostela, na Espanha. As missas onde o Bota-fumeiro (ou o incensário) eram usadas ocorriam todas as sextas-feiras, mas atualmente a celebração só ocorre em alguns dias específicos do ano. Confira as datas no site da Catedral de Santiago.

Apenas por curiosidade, o Botafumeiro é o maior incensário do mundo. Trata-se de um enorme incensário de latão banhado a prata, que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura.
Durante as celebrações, o bota-fumeiro é enchido com cerca de 40 kg de carvão e incenso e elevado por meio de roldanas e com a força de 8 homens.

Voltando à notícia, ela afirma que os coroinhas colocaram “apenas” meio quilo de maconha no incensário. Uma quantidade muito pequena se compararmos com os quase 20 quilos de incenso que são normalmente usados nas missas.

A verdade mesmo é que essa notícia surgiu no site humorístico de língua espanhola Hay Noticia, que deixa bem claro que tudo o que é publicado lá tem fins satíricos e não deve ser levados à sério.

Em entrevista ao jornal El País, Trino García – um dos criadores do Hay Noticia – disse:

“As pessoas podem acreditar ou não o botafumeiro, mas, independentemente disso, compartilham porque é divertido. Fazemos humor, é por isso que nos incomoda muito que nos colocam na bolsa de notícias falsas de forma depreciativa e, juntamente com outras mídias que produzam ou distorcem a notícia para fins ideológicos, não é nosso caso”.

O Hay Noticia já apareceu outras vezes aqui  por causa de outras notícias humorísticas que acabaram se espalhando como se fosse reais. Foi o caso da mulher que teria fingido ser cega por 28 anos apenas para não ter que cumprimentar ninguém.

Conclusão
A notícia afirmando que dois coroinhas trocaram o incenso por maconha em uma missa na catedral de Santiago de Compostela é falsa! Ela surgiu em um site humorístico em uma publicação feita na segunda semana de janeiro de 2018.

Bolsonaro disse que Chávez é “uma esperança para a América Latina”? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o deputado federal Jair Bolsonaro disse em entrevista a um jornal que que Hugo Chávez é uma esperança para a América Latina?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda semana de dezembro de 2017 e mostra um recorte de jornal onde podemos ler uma suposta entrevista concedida por Jair Bolsonaro para um jornal. De acordo com o texto, Bolsonaro teria dito que Hugo Chávez (que havia assumido o poder na Venezuela) era uma “esperança para a América Latina”, que Chávez poderia fazer “o que os militares fizeram no Brasil em 1964, com muito mais força” e que “não tem nada mais próximo do comunismo do que o meio militar”.

Será que isso é verdade ou mais uma farsa da web?


Verdade ou Mentira?
A entrevista é real! Foi publicada no jornal Estadão no dia 4 de setembro de 1999, 7 meses após a posse de Hugo Chávez na Venezuela, como se pode ver no acervo do jornal.
Procurado em dezembro de 2017 pelo Estadão para comentar essas suas declarações, Jair Bolsonaro disse que, apesar de confirmar ter dito essas coisas, acha um “jogo sujo” desenterrarem essa entrevista tão antiga!

Conclusão
As declarações positivas feitas por Jair Bolsonaro ao então líder da Venezuela foram publicadas no jornal Estadão em 1999. Dezoito anos depois, o mesmo jornal procurou o político que disse que relembrar isso é jogo sujo!

As fotos de leilão de escravos na Líbia são reais? Verdade Ou Mentira?

Será que as fotos que se espalharam pelas redes sociais de negros sendo maltratados são mesmo de leilões de escravos na Líbia?

No final de novembro de 2017, uma série de fotos chocantes se espalhou através do Facebook e de grupos no WhatsApp. Nelas podemos ver pessoas sendo torturadas e amontoadas em galpões escuros e o texto que acompanha as imagens afirma que tratam-se de flagrantes fotografados durante leilões de escravos na Líbia!

Em uma das fotos, 3 homens aparecem presos pelos pés, amarrados nas grades de uma janela!

Será que essas fotos são mesmo de leilões de escravos na Líbia?

Verdade ou Mentira?
Infelizmente, o comércio de escravos não é novidade na Líbia. Conforme apurou o jornal El País, jovens africanos são vendidos em leilões como escravos, surrados, sequestrados em troca de resgate durante rota migratória para a Europa. Apesar de vários grupos internacionais estarem denunciando isso há anos, só agora que um vídeo divulgado em novembro de 2017 pela rede CNN contando como funciona esse comércio ilegal de humanos, é que uma onda de indignação tomou conta da África (e do mundo).
A Carta Capital também divulgou que cada escravo é vendido por cerca de R$ 1,5 mil em média na Líbia!

Mas… e as fotos?
A imagens que estão sendo compartilhadas nas redes sociais juntamente com o texto sobre o comércio de escravos na Líbia são uma mistura de fotos tiradas em locais distintos e reunidas como sendo de um local só, como explicaremos a seguir.

A imagem que usamos lá no começo desse artigo (e que foi retirada de uma fanpage como se tivesse sido flagrada na Líbia), que mostra 3 homens virados de cabeça pra baixo e amarrados pelos pés é de uma notícia que circulou em outubro de 2017 de ladrões que foram presos e interrogados pela população por suspeita de roubo!
Outra foto usada para ilustrar o texto sobre o comércio de escravos na Líbia é essa a seguir, que mostra várias pessoas amontoadas no chão! A imagem é de uma reportagem feita em 2014, sobre as péssimas condições das prisões no Senegal:Em outra imagem, podemos ver outras pessoas igualmente amontoadas em uma espécie de quarto. Na verdade, essa foto é da Casa Central de Detenção de Bamako, em Bali.

A foto seguinte é de uma reportagem de 2011, sobre uma guerra civil ocorrida na Costa do Marfim:


As fotos que mostram vários corpos sendo enterrados na areia é, na verdade de uma tragédia ocorrida em maio de 2017, quando 44 nigerianos foram mortos no deserto enquanto tentavam chegar às costas da Europa, pouco antes de chegarem na Líbia!

A imagem abaixo é, sim, de migrantes africanos que chegaram na Líbia para, de lá, tentarem chegar à Europa:


Fotos tiradas na Líbia são piores:
Há imagens reais de chacinas na Líbia, como podemos ver nesse link. Não há necessidade de se usar fotos de outros países para ilustrar o comércio de escravos naquele lugar.

 

Conclusão:

O comércio escravo na Líbia é real e está chamando atenção do mundo. No entanto, algumas das imagens usadas para ilustrar a notícia que está se espalhando pelas redes sociais são de outros fatos ocorridos longe da Líbia!

Posted in As Fotos De Leilão De Escravos Na Libia at dezembro 23rd, 2017. No Comments.

Os Simpsons previram a compra da Fox pela Disney? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o desenho animado Os Simpsons previu 19 anos antes que a Fox seria vendida para a Disney Company?

A notícia se espalhou através das redes sociais no final da segunda quinzena de dezembro de 2017, logo após o anúncio da compra da 21st Century Fox pela Walt Disney Company. O que se espalhou é que os produtores da animação teriam inserido em uma cena do desenho um enorme outdoor mostrando que a Fox iria se tornar uma divisão da Disney!

Somente a publicação do repórter da ESPN Darren Rovell no Twitter a respeito já alcançou mais de 100 mil curtidas.

Será que Os Simpsons previram mesmo essa fusão entre as duas empresas?

Será que isso é verdade ou Mentira?

O trecho que mostra a curiosa imagem foi ao ar nos Estados Unidos no dia 08 de novembro de 1998, no episódio “When You Dish Upon A Star”. Nesse episódio, Homer Simpson se torna o assistente pessoal de Alec Baldwin e Kim Basinger, que estavam tentando fugir um pouco de Hollywood, se mudando para Springfield. Em determinado momento, podemos ver que agora a FOX é “uma divisão da Walt Disney Co.”:
Brincadeira recorrente:
Os Simpsons já brincaram outras vezes com a Disney.
No dia 14 de dezembro de 2017, um dos roteiristas e co-criador d’Os Simpsons, James L. Brooks, publicou uma ilustração bem humorada da família amarela dando um “oi” para Mickey (com respeito):
Previsões furadas:
Apesar dessa brincadeira ter dado certo, Os Simpsons – que tem fama de acertar inúmeras previsões – também já erraram bastante. O site 11Points, por exemplo, separou 11 previsões feita pel’Os Simpsons que falharam.

Além disso, já fizemos algumas publicações aqui onde explicamos que muitas das alegadas previsões não foram previstas pelos roteiristas.
Além disso, já fizemos algumas publicações aqui onde explicamos que muitas das alegadas previsões não foram previstas pelos roteiristas.

Conclusão:

Em 1998, um episódio de Os Simpsons mostrou em uma piada o que seria a frente da 21st Century Fox com um outdoor afirmando que a empresa passou a ser uma subdivisão da Walt Disney Company! Isso aconteceu 19 anos antes da compra da Fox pela Disney!

Uma mulher matou o marido e fez amante passar por plástica para assumir o lugar dele? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira ou falsa a notícia de uma indiana acusada de matar o próprio marido e de fazer o amante passar por cirurgia plástica para ficar no lugar do esposo?

A notícia apareceu em diversos sites e blogs na primeira quinzena de dezembro de 2017 e narra a curiosa notícia de Swati Reddi (ou “Reddy”), uma indiana que após o desaparecimento de seu marido teria tramado um plano digno de um roteiro hollywoodiano: Ela teria combinado de jogar ácido na cara do amante e feito com que a família do marido (dado como morto) custeasse uma operação plástica para o amante.

A ideia mirabolante da mulher, de acordo com a notícia, era fazer com que o homem com o rosto desfigurado ficasse parecido com o marido e, dessa forma, ninguém iria desconfiar que seu esposo havia morrido!

O texto compartilhado nas redes sociais ainda afirma que o plano de Swati Reddi só não foi perfeito porque o irmão do falecido desconfiou do impostor quando foi visita-lo no hospital. Após testes de impressão de digital, a polícia descobriu a farsa e prendeu ambos.

Será que isso é verdade ou Mentira?


Verdade ou mentira?
No dia 09 de dezembro de 2017, o irmão de Sudhakar Reddy chamou a Polícia após achar que o paciente internado no hospital de Hyderabad, capital do estado de Telangana – na Índia – estava agindo muito diferente do que seu irmão agia.

A família, que pagou as cirurgias plásticas do homem que alegava ser o filho desaparecido (que teria sido atacado por uma gangue com ácido), estranhou que o paciente agia de forma estranha e, além disso, havia recusado uma sopa de cordeiro que tanto adorava (inclusive, o sujeito deu entrada no hospital como vegetariano).


Após exames de impressão digital, a polícia comprovou que o homem internado não era o marido desaparecido de Swati Reddi, mas do fisioterapeuta Rajesh Ajjakolu. Dias depois, Swati – que é enfermeira – confessou ter matado seu marido no dia 26 de novembro de 2017 aplicando-lhe uma anestesia e golpeando o corpo do homem várias vezes com uma barra de ferro. Após o crime, ela e o amante levaram o corpo sem vida do marido para a floresta e o incendiaram.

Nessa reportagem do Telegraph tem mais fotos e informações desse crime que acabou não sendo perfeito!

Conclusão:
Uma indiana matou o marido e desfigurou o rosto do amante para que ele fizesse uma cirurgia plástica e ficasse parecido com o esposo, tomando o lugar dele. A família, após pagar as operações, desconfiou do sujeito e chamou a polícia. Swati Reddi confessou o crime e foi presa junto com o amante!