Acordar e levantar antes de 1 minuto e meio causa AVC? Verdade Ou Mentira?

É verdade que se você se levantar no meio da noite sem respeitar a lei do minuto e meio para se levantar pode sofrer um derrame?

O alerta surgiu em diversos grupos do WhatsApp no final de novembro de 2017 e de acordo com o texto, deve-se ter cuidado com a lei de um minuto e meio, que é cientificamente comprovado “ao acordar de repente” para urinar.

Segundo o alerta, recomenda-se esperar um minuto e meio antes de se levantar no meio da noite, pois esse seria o tempo necessário para que o cérebro seja irrigado corretamente. Dessa forma, diz o alerta, evita-se um acidente vascular cerebral!

Será que isso é verdade?

Verdade ou Mentira?
Não há nenhuma pesquisa científica sobre a “lei do minuto e meio”!

Somente por essa primeira pesquisa que fizemos, já poderíamos encerrar esse artigo e decretar esse alerta como falso, mas é melhor esclarecer mais algumas coisas a respeito desse tipo de corrente alarmista.
O texto que se espalhou através do WhatsApp possui todas as características de um boato virtual:

Possui um tom alarmista;
Inicia o texto com CAIXA ALTA para chamar atençao;
Não é datado;
Não possui fontes;
Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
Pede para ser repassado;

Esse alerta afirma que a lei do minuto e meio é “cientificamente comprovado”, mas não mostra links para os estudos que comprovam cientificamente o que está sendo dito.

Logo a seguir, o texto diz que “o motivo mais provável[…]”. Ou seja, no parágrafo anterior era “cientificamente comprovado” e no seguinte é “mais provável que”. Vamos acreditar em um texto anônimo e sem nenhuma fonte?

Tontura ao se levantar:
Se o alerta é falso, por que sentimos tontura algumas vezes ao levantar?

O nome desse sintoma é Hipotensão Postural, quando a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé. É causado pelo acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo e é bastante comum, podendo ocorrer brevemente a qualquer pessoa. De acordo com sites médicos, esse sintoma é leve e sequer precisa de tratamento!

Ah! E não há nenhuma relação com AVC.

Conclusão:
Se você acordar no meio da noite, tenha cuidado em não sair tropeçando nos móveis no escuro! Quinas de móveis, tapetes, brinquedos… Quedas podem ser mais perigosas do que os perigos que esse alerta falso está avisando!

Bonecas possuídas te seguem com os olhos! Verdade Ou Mentira?

Será que os vídeos mostrando bonecas que seguem as pessoas com os olhos são verdadeiros ou falsos? Essas bonecas estão possuídas? Seria alguma bruxaria? Descubra aqui!

Os vídeos começaram a se espalhar através das redes sociais na primeira quinzena de março de 2018 e deixaram muita gente de cabelo em pé! Nas imagens podemos ver bonecas assustadoras que parecem seguir o cinegrafista com os olhos!!!

O texto que acompanha a gravação afirma que um casal teria decidido adotar uma criança, mas ao ver essa boneca mudaram de ideia. Nos comentários dos vídeos, várias pessoas afirmam que as bonecas parecem estar possuídas por algum espírito maligno, pois é impossível que um objeto inanimado ganhe vida dessa forma…

Qual é a explicação para esse fenômeno?

Verdade ou farsa?
Antes de responder a essa pergunta, assista o vídeo que se espalhou na mesma época, de um boneco em cima de uma lápide em um cemitério:

E aí?
Por incrível que possa parecer, os vídeos são reais!

Mas, calma! Antes que você tenha um ataque e morra de susto, precisamos deixar claro que os vídeos são reais, mas as bonecas não estão possuídas e tampouco são obra de bruxaria.

Na verdade, essas bonecas fazem parte da nova coleção da artista Julia Lane e podem ser vistas na sua página chamada Okie Babies, no Facebook.
Julia Lane explica que suas obras são artesanais para arte e coleção e que suas bonecas não são recomendadas para crianças menores de 14 anos de idade. Segundo a artista, a boneca de olhos amarelos é feita de polietileno, mede 60 centímetros e pesa cerca de 7 quilos. Seus olhos são de cristal e os cabelos são humanos.

Já o segundo vídeo, que mostra um mini-vampiro em cima de um túmulo, é uma escultura feita pela artista Donna RuBert.

Como os olhos se mexem?
A explicação para esse “fenômeno” também é bem simples: Trata-se de uma ilusão de ótica!
Na verdade, os olhos são feitos de uma forma que engana o nosso cérebro.

Conclusão:
Os vídeos das bonecas que te seguem com os olhos são reais, mas tratam-se de esculturas que misturam talento com ilusão de ótica!

Celular causa câncer ou não?


Estudo mostra que celular aumenta em até 27% a incidência de tumores. Mas os cientistas dizem que isso não prova nada.

A radiação eletromagnética emitida pelos celulares traz risco à saúde? Há duas décadas esse enigma desafia os cientistas. E o maior estudo já feito sobre o assunto, que avaliou 14 mil pessoas em 13 países ao longo de 10 anos e acaba de ser concluído, trouxe as seguintes respostas: sim. Não. Talvez. O estudo, que foi realizado pela Organização Mundial da Saúde, está gerando polêmica na comunidade científica. Isso porque apontou que há associação entre o uso de celular e dois tipos de câncer. Mas com um porém. O estudo constatou que, no grupo de pessoas que tinham usado o celular durante pelo menos 1 640 horas – o equivalente a meia hora de uso por dia durante 10 anos-, havia 15% mais casos de glioma e 27% mais de meningioma (dois tipos de câncer cerebral). Mas os cientistas dizem que isso não prova nada. “Os dados são imprecisos”, declarou Daniel Krewski, biólogo da Universidade de Ottawa e um dos autores da pesquisa. Ele diz qeu o estudo não avaliou número suficiente de pessoas, e que os portadores de tumores podem ter reportado uso de celular superior ao real – o que teria distorcido os números, criando uma falsa elevação do risco de câncer.

Mas ne mtodos os pesquisadores aceitam essa explicação.  “O estudo da OMS confirmou as descobertas, feitas por vários grupos, de que o celular aumenta o risco de câncer no cérebro“, diz o oncologista Lennart Hardell, da Universidade de Orebro(Suécia). Seja como for, os cientistas da OMS querem fazer mais pesquisas. O próximo estudo a respeito pretende avaliar 350 mil usuários de celular – e só será concluído daqui a 20 anos.

Fonte Superinteressante

Posted in Mentiras, Verdades at julho 8th, 2010. 2 Comments.