Cumpre o que prometes. Verdade ou Mentira?

cumpre-o-que-prometes-verdade-ou-mentira

As palavras não são vento que sai de nós. Com elas se diz a verdade, através delas se constroem realidades, mas é também com o seu poder que se criam mentiras – buracos onde se quer que os outros caiam.

Uma promessa que cumpro é uma garantia que dou aos outros – e a mim mesmo – de que a confiança em mim depositada não se perde, frutifica. Uma mentira – ou uma simples promessa vã – faz o contrário, corrói os pilares do que sou, destrói-me… quando minto, sou eu próprio que assumo que não mereço a verdade, que não sou digno nem da minha própria confiança. Eis porque é quase irrelevante que uma determinada mentira seja descoberta pelos outros: quando alguém mente, sabe que mente. Quer mentir. Não quer verdade. Não quer ser autêntico.

Julgar que as próprias palavras são passageiras é desprezar-se. Reconhecer um erro é bom, tentar desculpar-se, alegando que todos cometemos erros, já é um artifício para a irresponsabilidade… até porque é possível que a maior parte dos outros não cometa os mesmos erros que nós. É essencial ter presente que o eco da palavra dada com honra ficará para sempre no coração daquele a quem se destina, mas marcará ainda mais o chão da alma de quem decidiu proferi-la.

Quem quer ser melhor, levanta-se cedo. Não quer sonhar com mundos fáceis e impossíveis. Quer viver o melhor de todos os possíveis, por mais difícil que seja.

Importa cuidar bem do silêncio em que embrulhamos as nossas palavras. Ele diz sempre mais do que as próprias palavras. Pode ser sinal de presença ou de ausência. A verdade ou mais uma mentira. O bem ou um mal. O silêncio pode ser uma armadura que protege ou uma espada que mata…

Prometer a alguém o nosso bom silêncio será um dos mais belos gestos que podemos realizar, não a promessa em si, mas o que fizermos para a cumprir. Um dos desígnios mais altos da existência será o de fazer da própria vida uma certeza de bem.

Posted in Cumpre O Que Prometes at agosto 23rd, 2016. No Comments.

Verdade ou mentira – Margarina é melhor que manteiga

À primeira vista, essa ideia faz sentido. A manteiga é fabricada com creme de leite, um poço de gordura saturada e colesterol. Já a margarina tem como base óleo vegetais, ricos em gorduras mono e poli-insaturadas – mais benéficas para o coração.

O que os fabricantes de margarina não contam para o consumidor é que ela passa por um processo de hidrogenação, ou seja, recebe moléculas de hidrogênio sob alta pressão para ficar mais firme, apetitosa e durável.

Por causa disso, sua estrutura passa a conter gorduras trans, tão prejudiciais ao coração quanto as saturadas. Além de elevar o colesterol ruim (LDL) e diminuir o bom (HDL), o excesso de gorduras trans pode causar inflamações nas paredes das células.

No fim das contas, não é necessário trocar manteiga por margarina. Doses moderadas de qualquer uma delas não vão aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

É o que indica um estudo recente feito pela nutricionista Ana Carolina Gagliardi, doutora em cardiologia pela USP. Durante 35 dias, ela acompanhou 66 voluntários em 4 grupos: um deles consumiu 15 gramas (uma colher de sopa) de manteiga por dia; outro, 18 gramas de margarina com gordura trans; o terceiro, 36 gramas de margarina sem gordura trans; e o último, 30 gramas e margarina com fitosterol, substância que reduz o nível de LDL do sangue. “ Não houve diferença nos níveis de colesterol das pessoas que consumiram manteira ou margarina”, diz Ana Carolina. “No entanto, quem consumiu margarina com fitosterol teve uma vantagem, pois houve diminuição na apolipoproteína B, uma partícula aterogênica presente no colesterol ruim”.

Posted in Padão at julho 29th, 2010. No Comments.

Exercícios físicos durante a gravidez fazem mal?

Mentira!

Só faz mal se a gestante tiver problemas de saúde, como alterações na coluna ou no coração.

Tirando esses casos, o exercício físico sem exageros e em atividades de baixo impacto, como caminhadas e hidroginástica faz muito bem, sim.

Se exercitar melhora o condicionamento físico, protege contra dores lombares, deixa seu humor e a auto-estima para cima e ainda ajuda a controlar o peso.

Posted in Mentiras at março 13th, 2010. No Comments.