Esposa de Aécio Neves gravou vídeo xingando os brasileiros? Verdade Ou Mentira?

Será que a mulher loira que aparece em um vídeo xingando os brasileiros e afirmando que está se mudando para Orlando é a esposa do senador Aécio Neves?

O vídeo apareceu no dia 18 de maio de 2017, pouco tempo após a divulgação da delação premiada de um dos donos da JBS na operação Lava Jato.

Nele podemos ver uma mulher exaltada, xingando os brasileiros que teriam votado em Dilma Rousseff para presidente, e afirmando que estaria se mudando para Orlando – na Flórida (USA).

O texto que acompanha o vídeo afirma que a loira seria a esposa do senador Aécio Neves (citado na delação de um dos donos da JBS), a gaúcha Letícia Weber.

Em apenas uma das publicações feitas no Facebook, o vídeo já havia alcançado mais de 11 milhões de visualizações, se tornando um dos assuntos mais comentados nas redes sociais e mais buscados no Google.
Será que a mulher do vídeo é a esposa de Aécio Neves?


Será que é ela?

Uma rápida busca através do Google Images e já podemos notar que a loira do vídeo não se parece muito com a esposa do senador, como podemos ver abaixo:

A mulher do vídeo é a jornalista Deborah Albuquerque Chlaem, que – no dia seguinte – postou um segundo vídeo onde confirma a autoria da gravação anterior:
Em entrevista ao Último Segundo, do portal IG, Deborah diz não ter se arrependido do vídeo que fez e que aquilo foi um desabafo contra a vitória de Dilma Rousseff nas urnas!

Conclusão
A mulher que aparece xingando os brasileiros em vídeo não é a esposa do senador Aécio Neves! Na verdade, a loira é uma jornalista que gravou o vídeo em 2014.

Um pastor foi comido por crocodilos ao tentar imitar Jesus? Verdade Ou mentira?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs aqui no Brasil no dia 14 de maio de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais, indo parar no nosso grupo fechado no Facebook.

De acordo com o texto, o pastor evangélico Jonathan Mthethwa acabou sendo devorado por três crocodilos, enquanto tentava imitar Jesus andando sobre a água de um rio no Zimbábue!

A tragédia teria ocorrido no mês de março, mas somente em maio é que foi noticiado por sites de vários países. Segundo o artigo, Mthethwa teria ignorado que o fato de que o Rio Mpumalanga costuma estar infestado de crocodilos e resolveu atravesa-lo…

Segundo testemunhas, só restaram as sandálias e pedaços da roupa íntima do pastor.

Será que essa notícia é Verdadeira?


Verdade ou Mentira?
É curioso ver como um boato tem a incrível habilidade de se recriar e ressurgir novamente com uma cara nova. Em agosto de 2016, publicamos aqui no E-farsas a verdade a respeito de uma notícia falsa de um pastor sul-africano que teria morrido após jejuar por 40 dias (imitando os passos de Jesus). O texto do hoax era bastante parecido com outro boato que desmentimos um ano antes, de um pastor que teria morrido no deserto após tentar jejuar…

Notícia parecida já havia sido desmentida por nós em 2014, quando espalharam na web que um pastor africano havia morrido afogado após tentar caminhar sobre as águas (como Jesus teria feito) .

Parece que a imaginação dos criadores de boatos não está mais tão fértil, não é?

Acontece que (dessa vez) tudo começou com uma postagem feita no site de um jornal nigeriano chamado Daily Post, no dia 13 de maio de 2017, afirmando que um pastor identificado como Jonathan Mthethwa, da Igreja dos Santos Últimos Dias, queria demonstrar que era capaz de imitar um dos feitos de Jesus narrados na bíblia, tentando caminhar sobre as águas em um rio conhecido como Crocodile River.

Apesar de não citar fontes, o artigo do Daily Post virou referência para outros sites, que somente copiaram e colaram o mesmo texto que, aliás, é também apenas uma cópia descarada de outras publicações mais antigas – como essa, do National News Bulletin, de fevereiro de 2017 ou essa, de 2016, do Edaily.

Até mesmo o “erro geográfico” publicado pelo National News foi copiado (o Crocodile River – ou o Mpumalanga – não fica no Zimbábue, mas na África do Sul).
Uma busca pelo nome do pastor não nos retorna nada além de textos semelhantes a esse. É como se o pastor nunca tivesse feito nada antes de tentar imitar Jesus…

Além disso, os criadores desse boato usaram um nome bem genérico para a igreja onde a morte teria acontecido, dificultando as investigações. Outra questão importante é que não há nenhum outro detalhe que ajude a provar a veracidade da história:

Onde o fato teria ocorrido?
Quais os nomes das testemunhas?
Não há nenhuma foto da tragédia?
Ninguém filmou o culto?
Nenhum jornal local noticiou o fato?
Conclusão
Essa notícia é falsa! Trata-se de uma nova versão de outros boatos já desmentidos aqui e não tem nenhuma prova de que tenha acontecido de verdade!

Posted in Um Pastor Foi Comido Por Crocodilos? at maio 17th, 2017. No Comments.

Homossexuais terão cotas em concursos públicos? Verdade Ou Mentira?

Será verdade que um deputado da Bahia criou um Projeto de Lei que estabelece uma cota de 15% dos concursos públicos federais para homossexuais e transexuais?

A notícia apareceu com força no final da primeira semana de abril de 2017 no Facebook e foi um dos assuntos mais compartilhados naquela rede sociais no dia 09. De acordo com o texto da reportagem, o deputado Marquinhos Freire, teria conseguido colocar em pauta de votação o Projeto de Lei estabelece cota de 15% das vagas dos concursos públicos federais para homossexuais e transexuais.

A reportagem ainda afirma que os bissexuais continuam na luta pelo benefício mas ainda não foram contemplados no texto base do projeto. O Projeto de Lei, segundo o artigo, seguirá para votação em abril e já conta com o apoio de 254 deputados federais. A Federação Brasileira dos Bissexuais estaria exigindo que a lei abrace também os bissexuais, que seriam vítimas de preconceito dobrado!

Será que essa notícia é Verdade ou Mentira?


Verdade ou Mentira?
Apesar dessa história se tornar viral em abril de 2017, ela não é tão recente e possui várias características de um boato digital:

Citar nomes de pessoas que não existem;
Usa nomes de instituições para dar mais credibilidade ao assunto;
Não é datada;
Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
Não cita fontes;
Em primeiro lugar, uma simples busca pelo deputado Marquinhos Freire no site da Câmara dos Deputados nos mostra que não há nenhum deputado com esse nome!

Além disso, não há nenhum Projeto de Lei com esse tema. Se quem espalhou essa notícia tivesse mostrado o número do PL seria mais fácil da gente achar, né?

Origens:
O site que se encarregou de espalhar essa farsa foi o já conhecido, o Folha Brasil!
Como já mostramos aqui diversas vezes, o Folha Brasil publica inúmeras notícias falsas e/ou não verificadas e, mesmo assim, continua espalhando material que é copiado por diversos outros sites e blogs (que também não verificam as notícias antes de postar).

Como já dissemos lá em cima, essa notícia não é nova! O Folha Brasil não inventou isso, mas copiou um texto de janeiro de 2016 do site humorístico ENFU. Se você analisar o artigo do ENFU, vai perceber que o Folha Brasil apenas copiou o post humorístico e “esqueceu” de avisar que se trata de uma brincadeira…

Conclusão:
A notícia afirmando que um Projeto de Lei prevê cotas de 15% para homossexuais em concursos federais é falsa! Surgiu em um site humorísticos em 2016 e voltou a circular graças a publicações em sites que vivem de publicar notícias falsas!

A Partir de março, jovens de 16 anos vão poder tirar carta de motorista? Verdade Ou Mentira?

Notícia espalhada nas redes sociais afirma que jovens com 16 anos de idade vão poder tirar carteira de motorista a partir de março de 2017! Será mesmo?

A manchete atraiu a atenção dos usuários do Facebook e do WhatsApp desde o dia 18 de fevereiro de 2017. De acordo com o texto, a partir de março de 2017, a idade mínima para tirar a CNH vai passar para 16 Anos!

A nova idade, segundo o que afirma a postagem, estaria de acordo com o código penal, que tornaria o jovem de 16 anos responsável pelos seus atos, podendo dirigir à vontade.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou Mentira?
A manchete, repleta de erros de gramática, é de um link que nos leva a um site que inventa notícias apenas para conseguir cliques.

Além disso, uma lida rápida no conteúdo da “notícia” e podemos notar que ele nada tem a ver com a manchete. O texto é uma mistura de um artigo de dezembro de 2008 com outros textos da mesma época sobre o aumento na procura para a retirada da carteira de motorista.

Projetos de Lei
Em 2010, a Câmara analisou o Projeto de Lei o Projeto de Lei 6934/10, que iria autorizar adolescentes emancipados, entre 16 e 18 anos, a obter habilitação de motorista.

Em 2012, o Projeto de Lei 4615/12 visava permitir a concessão de Carteira Nacional de Habilitação Especial ao maior de 16 anos de idade, desde que o responsável legal se comprometesse com as atitudes do condutor.

Nenhum desses projetos passou ainda e continua tudo como está: CNH só a partir dos 18 anos de idade!

Conclusão
A idade mínima para o pedido da carteira nacional de habilitação continua sendo 18 anos!

A Rainha Elizabeth posou de biquíni na praia? Verdade Ou Mentira?

Será que a fotografia que mostra a rainha Elizabeth II de biquíni em uma praia é verdadeira ou falsa? Descubra aqui!

A imagem apareceu na web no dia 10 de fevereiro de 2017. Primeiramente, em sites de língua inglesa e, rapidamente se espalhou aqui no Brasil através das redes sociais. Nela podemos ver a Vossa Majestade do Reino Unido, em seus plenos 90 anos de idade, com um corpo bem conservado à mostra em um biquíni na praia!!!

A senhora posa acenando aos seus súditos, com uma barriga de dar inveja em muitos jovens por aí…

Em apenas uma das postagens feitas a respeito no Facebook, foram mais de 13 mil curtidas e mais de 65 mil compartilhamentos!
Mas será que essa foto é real? Será que esse é o corpo da rainha Elizabeth?

Verdadeiro ou falso?
A foto é falsa!

Na verdade, a imagem é uma montagem feita com duas fotografias distintas: O corpo usado na foto é de outra pessoa.

A foto original é da a modelo e empresária Ivana Trump – ex-esposa do presidente dos Estados Unidos Donald Trump. Em 2011 , Ivana foi “flagrada” em uma praia e posou para os fotógrafos. Ela estava com 60 anos de idade na ocasião.
Abaixo podemos ver a foto original:

Já a cabeça da monarca foi tirada de um verbete do Wikipedia, de uma viagem que a rainha Elizabeth fez à NASA, em 2007:

Abaixo, compare a montagem com a cabeça da Vossa Majestade:

E, aqui, compare o corpo da montagem com a foto original:

Conclusão
A foto que mostra a rainha Elizabeth II acenando, de biquíni, em uma praia é uma montagem!

Posted in A Rainha Elizabeth Posa De Biquini Na Praia? at fevereiro 14th, 2017. No Comments.

Halterofilista cai em cima dos pesos e parte a sua coluna em 2! Será? Verdade Ou Mentira?

Será verdade a história do homem que desmaiou enquanto treinava e acabou caindo em cima dos pesos, na academia, fraturando a coluna no meio?

O vídeo apareceu nas redes sociais e em vários portais de notícia no começo da segunda quinzena de janeiro de 2017. Nele podemos ver um homem treinando em uma academia e, após tentar levantar uma certa quantidade de pesos, parece se desequilibrar caindo com tudo em cima da barra.

De acordo com o texto que acompanha esse vídeo, o acidente teria ocorrido em uma academia na China e o sujeito teve a sua coluna partida em duas!

Nas imagens feitas por uma câmera de segurança podemos ver a dor estampada no rosto do homem e, além disso, uma imagem da espinha quebrada no que parece ser o raio-x do azarado!

Mas será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou farsa?
Apesar dessa notícia ter se espalhado rapidamente através das redes sociais (sendo empurrada por publicações em grandes portais como o Blog Not Found, d’O Globo), ela é falsa!

A primeira coisa que chama a atenção é a falta de informações a respeito dos envolvidos. Não se sabe em que local da China e nem quando o fato teria ocorrido e tampouco o nome do rapaz.

O nome da academia? Também ninguém parece saber…

Além disso, a foto da coluna partida no meio é uma montagem simples: Alguém cortou uma imagem no meio e colou as partes desalinhadas. Podemos ver abaixo a mesma imagem clareada onde a montagem fica evidente:

Em uma ampliação do “raio-x” podemos ver as emendas da montagem:

Aqui fizemos apenas uma “montagem em cima da montagem” apenas para mostrar como seria a imagem original:

A verdade é que o rapaz desmaiou mesmo, mas a sua queda se deu por causa de uma hipoglicemia e ele não quebrou a espinha como muitos estão dizendo!

Um dos amigos do moço tranquilizou os amigos em seu perfil num microblog chinês:

E a academia onde ele treina também explicou que tudo não passou de um susto:

O site Saishi8 (além de vários outros, em chinês, como o Sports163) desmentiu essa história, mas mesmo assim alerta para o perigo de se praticar o levantamento de pesos sem se tomar as medidas de segurança!

A página da loja de suplementos e artigos esportivos Dee Sup (que foi uma das primeiras a publicar essa história no Facebook) fez uma postagem no dia 11 de janeiro de 2017, pedindo desculpas pelas informações erradas:

Conclusão:
Um homem na China desmaiou enquanto treinava em uma academia e acabou caindo em cima dos halteres, mas ele não partiu a coluna em 2! De qualquer forma, é bom sempre tomar cuidado ao se praticar esportes!

Anjo (ou demônio) aparece no Arizona! Será Verdade Ou Mentira?

Um homem conseguiu fotografar a silhueta do que parece ser um anjo ou um demônio em uma rua escura no estado norte-americano do Arizona! Será verdade?

As imagens apareceram na web na primeira semana de janeiro de 2017 e mostram o que parece ser uma criatura com grandes asas, em uma rua escura.

Richard Christianson, o autor das fotos, jura de pé junto que o estranho ser teria sido flagrado por ele na passagem de ano e que, assim que a foto foi feita, o anjo (ou demônio) subiu aos céus e sumiu entre as nuvens!

Em pouco tempo a postagem feita por Richard Christianson no Facebook alcançou mais de 80.000 compartilhamentos, além de milhares de comentários. Algumas pessoas vendo ali um demônio, outras vendo um anjo e algumas duvidando da veracidade das fotos!

Será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

Verdade ou Mentira?
A postagem foi apagada por Richard Christianson no dia seguinte à publicação no Facebook, mas ainda é possível vê-la através do cache do Google. O próprio Richard brinca com o assunto, perguntando aos usuários da rede social se aquelas fotos (que, na verdade, é apenas uma ampliada ao lado) são verdadeiras ou falsas.

Uma análise nas imagens e não encontramos vestígios de fotomontagem, mas essa afirmação não é muito precisa, visto que a qualidade da foto é muito ruim!
Já repararam que em casos de aparições como essas, a qualidade das fotografias são sempre ruins? Nunca aparece alguém com uma foto ótima, apesar do aumento na qualidade e da popularização dos Smartphone… Uma pena!

Um exemplo disso é o lobisomem que teria sido visto em Ceilândia.

Quanto ao demônio do Arizona, a explicação mais provável é que o ser alado seja apenas uma palmeira que acabou ficando parecida com uma criatura humanoide. Nada além de uma pareidolia, conforme já explicamos aqui:
Richard manja de virais.
Como bem observou o site Daily Dot, Richard Christianson colocou na sua bio no Facebook que ele é um membro do International Alliance of Theatrical Stage Employees, uma associação de trabalhadores do teatro. Isso levanta a hipótese de que se o tal demônio não for mesmo uma palmeira, a explicação mais plausível é que o bicho seja uma fantasia que foi usada para fazer essa pegadinha pra enganar o “pessoal das internets”!

Richard Christianson é conhecido na web por participar de outras histórias que se tornaram viral. Em 2015, por exemplo, ele acabou ficando famoso depois de adotar um gato que foi resgatado em uma rodovia em Phoenix, no Arizona!
Após a publicação desse artigo, recebemos o vídeo do canal do Oxlack Castro que confirma a nossa teoria de que se trata apenas de uma palmeira.
Conclusão:
Podemos afirmar com certeza que não se trata de nenhum anjo ou demônio. Richard Christianson trabalha no teatro e tem uma em criar virais para a internet e o suposto ser alado é mesmo apenas uma palmeira!

Posted in Anjo Ou Demônio Aparece No Arizona? at janeiro 14th, 2017. No Comments.

Árvore em forma de Jesus Cristo foi esculpida por Deus no Líbano? Verdade Ou Mentira?

Será que um árvore que teria crescido com a forma de Jesus Cristo foi feita por Deus e mostra um milagre divino ocorrido no Líbano existe mesmo?

A imagem apareceu com força nas redes sociais na primeira semana de dezembro de 2016 e mostra uma árvore muito peculiar que teria nascido no Líbano. O tronco da árvore – que se chama “Árvore de Jesus” – possui a forma de Cristo e teria sido um presente de Deus aos homens!!!

Será que essa história é real?

Veja como a foto é impressionante e descubra conosco se isso é verdadeiro ou falso:

arvore-em-forma-de-jesus-cristo-foi-esculpida-por-deus-no-libano-verdade-ou-mentira
Verdade ou farsa?
Essa história ronda a web desde, pelo menos 2007, e mistura imagens reais com um monte de história falsa! Por isso, vamos tentar explicar aqui o que é verdade e o que farsa.

As imagens da árvore são reais e elas foram tiradas, de fato, no Líbano. Essa é a parte real da notícia.

A parte falsa desse rumor é a que diz que essa escultura foi obra da natureza ou que foi um milagre vindo de Deus. A princípio suspeitamos que poderia se tratar apenas de uma pareidolia, mas acabamos descobrindo que, na verdade, essa árvore é parte da maior escultura natural do mundo e que ela foi feita pelo artista plástico libanês Rudy Rahme.

Aqui nesse site tem a ficha detalhada da vida e das obras desse poeta, pintor e escultor!
De acordo com o site Lebanon Untravelled, Rudy Rahme teve o apoio do Comitê da Floresta Cedars para fazer esse museu natural e levou cerca de 6 anos para terminar todas as esculturas que, aliás, foram feitas com cedros mortos!.A obra de Rudy Rahme foi inaugurada em junho de 2007, mas foi em 2015 que essa imagem ficou conhecida na web, após uma postagem feita no Facebook por Sima Win:Em dezembro de 2016, a mesma imagem voltou a fazer sucesso, após ser publicada em várias páginas religiosas do Facebook e se espalhando rapidamente no Twitter e no WhatsApp!

Conclusão
A imagem que circula por aí de uma árvore em forma de Cristo é uma escultura criada por um homem e está em exposição a céu aberto no Líbano. O artista libanês Rudy Rahme demorou cerca de 6 anos para esculpir todas as estátuas do museu!

Galaxy Note com “função réveillon” explodiu no bolso de um usuário? Verdade Ou Mentira?

galaxy-note-com-funcao-reveillon-explodiu-no-bolso-de-um-usuario-verdade-ou-mentira

Será que o GIF animado mostrando um homem se queimando com a explosão de um Smartphone Galaxy Note é verdadeiro ou falso?

As imagens apareceram no Facebook em português no final da primeira quinzena de dezembro de 2016 e mostram um rapaz na frente de um carro preto quando, de repente, um dos seus bolsos começa a emanar uma luz muito intensa, seguida de faíscas e de muita fumaça!!!

O rapaz consegue se livrar do aparelho, mas parece ter se queimado nesse incidente e o texto que acompanha esse GIF afirma que o desafortunado homem estaria com um Smartphone Galaxy Note, da Samsung.

Será que esse vídeo é real? Será mesmo que essa explosão foi causada pela bateria de um Smartphone?

Será que isso é verdadeiro ou falso?

O GIF é real, mas o incidente nada tem a ver com explosão de Smartphone!

Na verdade, o homem é um francês que saiu de uma boate onde ele é gerente para fumar seu cigarro eletrônico. A explosão foi causada pela bateria do cigarro e provocou queimaduras de segundo grau no rapaz.

Posted in Galaxy Note Explodiu No Bolso De Um Usuario at dezembro 25th, 2016. No Comments.

Foto Mostra Cachorro no Carrinho e Criança na Coleira! Verdade Ou Mentira?

Inversão de valores? Será que a imagem de um cachorrinho sendo levado em um carrinho de bebê e uma criança sendo levada na coleira é verdadeira ou falsa?

A foto apareceu nas redes sociais no final da primeira quinzena de novembro de 2016 e mostra uma situação um tanto inusitada: Enquanto uma mulher caminha pelo shopping com o seu cãozinho em um carrinho de bebê, outra mulher conduz uma criança presa a uma coleira!

Só no Facebook a fotografia foi compartilhada milhares de vezes, além de inúmeros comentários indignados com a cena.

Mas será que essa imagem é verdadeira ou falsa?

foto-mostra-cachorro-no-carrinho-e-crianca-na-coleira-verdade-ou-mentira

Verdade ou farsa?
A imagem foi usada para ilustrar uma reportagem publicada pela Revista do Correio e foi reproduzida no blog do jornal Correio Brasiliense no dia 13 de novembro de 2016. A matéria fala sobre ao novo conceito Pet Friendly (onde o cliente pode visitar levando seu animal de estimação) que está sendo adotado por vários shoppings e restaurantes no Brasil.

A fotografia foi tirada por Jhonatan Vieira, a serviço da CBFotografia, e é real!

A polêmica da coleira:
Quanto ao fato da criança usando coleira, trata-se de uma mochila usada há muitos anos – principalmente fora do Brasil, como podemos ver nessa matéria do site Vila Mulher. Abaixo, um exemplo desse acessório, à venda na Amazon:

foto-mostra-cachorro-no-carrinho-e-crianca-na-coleira-verdade-ou-mentira-01

Conclusão
A foto é verdadeira!