Dois coroinhas foram presos por colocar maconha no incensário da igreja? Verdade Ou Mentira?

É verdade que uma dupla de coroinhas acabou sendo presa após colocar maconha no incensário da igreja e deixar os fiéis “alegres”?

A notícia surgiu em espanhol na segunda semana de janeiro de 2018 e, de acordo com o texto, dois coroinhas resolveram pregar uma peça e colocaram meio quilo de maconha no lugar do incenso no “bota-fumeiro” da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha!

A reportagem afirma que a duplinha teria sido presa após a “brincadeira” (que teria deixado os fieis mais alegres) e que eles foram liberados, mas não poderão mais exercer suas funções como servidores de altar.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?


Verdade ou Mentira?
A Missa do Bota-fumeiro é uma das realizações mais tradicionais em Santiago de Compostela, na Espanha. As missas onde o Bota-fumeiro (ou o incensário) eram usadas ocorriam todas as sextas-feiras, mas atualmente a celebração só ocorre em alguns dias específicos do ano. Confira as datas no site da Catedral de Santiago.

Apenas por curiosidade, o Botafumeiro é o maior incensário do mundo. Trata-se de um enorme incensário de latão banhado a prata, que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura.
Durante as celebrações, o bota-fumeiro é enchido com cerca de 40 kg de carvão e incenso e elevado por meio de roldanas e com a força de 8 homens.

Voltando à notícia, ela afirma que os coroinhas colocaram “apenas” meio quilo de maconha no incensário. Uma quantidade muito pequena se compararmos com os quase 20 quilos de incenso que são normalmente usados nas missas.

A verdade mesmo é que essa notícia surgiu no site humorístico de língua espanhola Hay Noticia, que deixa bem claro que tudo o que é publicado lá tem fins satíricos e não deve ser levados à sério.

Em entrevista ao jornal El País, Trino García – um dos criadores do Hay Noticia – disse:

“As pessoas podem acreditar ou não o botafumeiro, mas, independentemente disso, compartilham porque é divertido. Fazemos humor, é por isso que nos incomoda muito que nos colocam na bolsa de notícias falsas de forma depreciativa e, juntamente com outras mídias que produzam ou distorcem a notícia para fins ideológicos, não é nosso caso”.

O Hay Noticia já apareceu outras vezes aqui  por causa de outras notícias humorísticas que acabaram se espalhando como se fosse reais. Foi o caso da mulher que teria fingido ser cega por 28 anos apenas para não ter que cumprimentar ninguém.

Conclusão
A notícia afirmando que dois coroinhas trocaram o incenso por maconha em uma missa na catedral de Santiago de Compostela é falsa! Ela surgiu em um site humorístico em uma publicação feita na segunda semana de janeiro de 2018.

Juiz decreta prisão de Idosa que reagiu e matou assaltante! Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia do juiz que teria decretado a prisão de uma idosa por ela ter reagido a um assalto e matado o assaltante menor?

A notícia ganhou força na segunda quinzena de abril de 2017 e rapidamente se espalhou através de vários sites e blogs policiais. De acordo com o texto, uma senhora de 87 anos de idade estaria presa no Distrito Policial de Barrinha (SP) sob as acusações de homicídio e posse ilegal de arma!

A senhora, que teria afirmado em entrevista que já havia sido assaltada outras 15 vezes por esse bandido, teria matado o assaltante menor de idade Márcio Nadal Machado, ao se defender do assalto. O menor teria sido morto com três tiros pela aposentada depois dele ter invadido o apartamento dela.
Juntamente com a notícia, podemos ver fotos da idosa no momento da prisão e do garoto caído no chão, já sem vida!

Será que essa notícia é Verdade ou Mentira?


Verdade ou Mentira?
A notícia apareceu em diversos blogs pequenos, especializados em disseminar notícias não verificadas, como o Sobral 24 horas. Rapidamente, outros sites e blogs começam a replicar a história, sem a mínima preocupação da veracidade do que está sendo publicado.

Assim nascem os boatos…

O primeiro detalhe que chama atenção nessa “reportagem” é que o nome da senhora não é citado nenhuma vez. Falam o nome do assaltante, o nome do delegado, mas não falam nenhuma vez o nome da detenta.

Além disso, o assaltante é tratado como “menor de idade” no começo da matéria, mas logo em seguida é afirmado que ele tinha 33 anos de idade quando foi morto. O curioso é que o texto apresenta o mesmo teor (é quase igual) a outra notícia de dezembro de 2016, só que – na ocasião – quem havia reagido ao assalto era um senhor e não uma mulher. Alguém pegou o mesmo texto e fez uma adaptação. Uma busca pelo nome do bandido, nos remete a uma notícia de 2013, quando o Ministério Público de Caxias do Sul (RS) arquivou o inquérito policial da morte de Márcio Nadal Machado, o Cachorrão, ocorrida em 9 de junho de 2012. De acordo com o inquérito, a aposentada Odete Hoffmann Prá, de 88 anos de idade, admitiu ter matado a vítima após a invasão de seu apartamento.

A idosa foi inocentada pois, segundo a promotoria, ela atuou em legítima defesa.

Ou seja, mesmo se fosse o mesmo caso, a senhora não foi presa!

Outro detalhe (triste) é que a dona Odete Hoffmann Prá acabou falecendo em um incêndio, alguns meses depois!
As fotos do crime
Se essa notícia é falsa, quem é a senhora que aparece na foto que ilustra essa “reportagem”?

A idosa mostrada na foto é a senhora Otacília Ferreira de Medeiros, de 66 anos de idade, que foi presa em junho de 2016 em Elesbão Veloso (PI). Conhecida como a “Tia do tráfico”, a dona Otacília foi presa em flagrante com 16 papelotes de crack e dois de maconha, além de dinheiro.

A imagem do homem caído no chão é de um bandido que foi baleado durante uma tentativa de assalto, em Nova Iguaçu (RJ). O crime aconteceu em agosto de 2015 e nada tem a ver com o fato dessa e-farsa!

Já a imagem que mostra um carro de polícia é de uma operação que a PM fez no Guarujá, em 2014. Naquele local, um turista havia sido baleado durante um assalto.

Conclusão
A notícia da idosa que teria sido presa por agir em legítima defesa e ter matado um menor de idade (de 33 anos) é falsa!

Cuidado! Assassino promete matar mais 30 crianças! Verdade Ou Mentira?

Será verdade que um assassino perigoso está à solta e promete matar mais 30 crianças antes de ser pego pela polícia? Áudio no WhatsApp diz que sim!

O alerta apareceu no WhatsApp na primeira semana de abril de 2017 e rapidamente se espalhou através de outras redes sociais. No áudio, um radialista avisa aos ouvintes que um homem (o da foto) estaria foragido da polícia, mas que teria prometido matar mais de 30 crianças!
Juntamente com a foto do suspeito, uma imagem terrível de uma menina morta em cima de um pedra…

Será que esse alerta é real?

Verdade ou Mentira?
O áudio não corresponde às fotos!

Segundo apurou nosso colaborador Riomar Bruno (que também é um dos moderadores do nosso grupo no Facebook), a foto do homem é de um rapaz de 36 anos de idade que foi executado em março de 2017 na cidade de Tangará (RN)!

Curiosamente, essa mesma fotografia está em uma postagem feita no dia seguinte, de um motorista que foi preso em Foz do Iguaçu após ser apanhado transportando 21 tabletes de maconha.

Ou seja, é muito fácil atribuir uma ou mais fotos a qualquer acontecimento e gerar pânico na internet!

Quanto à imagem da criança morta, trata-se de um acidente automobilístico parece ter ocorrido em 2009 e nesse fórum podemos ver outras fotos dessa mesma tragédia (CUIDADO, IMAGENS FORTES)!

Conclusão:
O alerta do matador de crianças que se espalhou pelo WhatsApp é falso! Alguém pegou o áudio de um radialista, juntou duas fotos e criou mais essa e-farsa!

O Que Dói Mais, A Verdade Ou A Mentira?

o-que-doi-mais-a-verdade-ou-a-mentira

Uns dizem que a verdade dói, outros dizem que o que dói mesmo é a mentira. Mas antes de respondermos a pergunta do título deste post, vamos à algumas situações práticas.

Coloque-se no lugar do mentiroso, e também no lugar de quem recebe a mentira, nos casos abaixo que representam situações comuns que acontecem com a maioria das pessoas.
* O companheiro (a) de um grande amigo (a) teu dá em cima de você. Você pode dizer à pessoa “traidora” que isso não se faz; pode dizer ao amigo “traído” (a) para que este fique atento ou você pode ignorar tudo isso fingindo que não é que contigo ou que isso não é problema teu pois “em briga de marido e mulher não se mete a colher”. Mas neste caso, estamos falando de um grande amigo teu.
* Um grande amigo (a) teu tem um trabalho normal, que ele (a) não gosta mas que paga direitinho e é tranquilo. Este amigo (a) quer largar o trabalho para tentar um negócio próprio mas em uma coisa que ele (a) não leva o menor jeito. O que você faz? Você pode dizer que isso nunca vai dar certo porque seu amigo (a) não percebe, mas ele é péssimo no novo ofício que quer fazer, ou você deixa tudo rolar pois quem sabe o errado nesta historia é você, talvez teu amigo seja bom. Mas se um dia ele fizer o que está pensando e perder tempo, dinheiro e o ex trabalho, você vai se sentir culpado em não ter falado que era evidente, ou provável, que o fim fosse o fracasso do business?

* O teu amigo (a) está demasiadamente acima do peso, ele pede o segundo hambúrguer do jantar. Você lhe fala sobre o risco para a sua saúde ou espera que ele se informe sozinho? O teu amigo (a) está com uma tosse horrível há dias, você lhe lembra que ele deve parar de fumar ou fica quieto porque acha que é tão evidente que a tosse é devida aos 2 maços de cigarro que ele fuma por dia? O teu amigo (a) fuma muita maconha e vive esquecido, você lhe diz que na tua opinião a maconha está acabando com a sua memória ou fica com medo de parecer careta se disser isso?

Talvez a melhor resposta para a pergunta do post seja colocar-se no lugar do outro. Mas existem, claro, como tudo na vida, dificuldades em agir totalmente como queremos.

1. Existem pessoas que vivem na mentira. O caso é tão complicado que provavelmente precisaria de um atendimento médico-psiquiátrico. É muito difícil dizer “você realmente está louco (a)” Mas dependendo do grau de amizade que você tem, não dizer a verdade é adiar o problema complicando ainda mais a situação.
2. Nós não podemos ser responsabilizados pelas decisões dos outros. Isso é muito complicado pois aquela frase “você falou que” ou “você me aconselhou a” é muito comum, então seria ideal que pudéssemos dar nossa opinião mas deixando claro que a tomada de decisão cabe somente a pessoa “dona” do problema, e infelizmente nem todos entendem isso.

Verdade x mentira:

 
Existem mentiras e mentiras, verdades e verdades porque estes conceitos podem ser, muitas vezes, subjetivos. No caso do namorado (a) que dá em cima da amiga (o) da namorada (o) ele pode dizer que tudo é apenas “impressão”, no caso do amigo que quer abrir o business com uma coisa que ele não é bom, pode ser que exista quem o ache bom.

No fundo no fundo, nestes dias de falsidade geral, ou de superficialidade ao extremo, onde mostramos nas redes apenas o que queremos, fica difícil dizer o que realmente pensamos afinal, a impressão que dá é que todo mundo vive em uma mentira construída para a proteção do próprio ego através das mentiras sinceras ou das mentiras para não machucar. Aí, a pergunta deste post deve ser colocada também sobre nós mesmos. Vale a pena mentir?

Posted in A Verdade Ou A Mentira at novembro 18th, 2016. No Comments.