Pílula anticoncepcional – Conheça as verdades e mentiras sobre o medicamento feminino


Desde a década de 60, a pílula anticoncepcional passou a fazer parte do universo feminino. Com a evolução da medicina, o método tornou-se mais seguro, com dosagens hormonais menores, sendo bastante utilizado pelas mulheres. No entanto, até hoje algumas dúvidas permanecem quanto aos efeitos da utilização do anticoncepcional oral.

Considerando algumas das perguntas mais frequentes, a ginecologista e obstetra Denise Gomes, diretora médica da Plena Clínica, esclarece o que é mito e verdade.

Mudança de humor é decorrente do uso da pílula?

Mito! As mudanças hormonais típicas da menstruação causam muitas alterações do humor, e a pílula é um excelente tratamento para isso, deixando o humor da mulher estável.

O anticoncepcional pode afetar o desejo sexual da mulher?

Verdade! A perda da libido pode ocorrer devido ao uso do anticoncepcional, uma vez que ele interfere na concentração do hormônio testosterona. Caso esse sintoma seja notado, o recomendável é procurar o médico para que ele oriente o que fazer diante dessa situação.

É possível emendar duas cartelas para não menstruar?

Verdade! Algumas mulheres tomam uma cartela atrás da outra com o intuito de não menstruar. Essa prática não interfere na eficácia do anticoncepcional. No entanto, se esse procedimento for repetido mais de uma vez, é importante avisar o ginecologista.

O uso da pílula pode causar celulite?

Mito! A celulite está relacionada ao acúmulo de gordura e a uma predisposição genética. Quando há retenção de líquido, o inchaço provoca a sensação de que a celulite aumentou. Nesse caso, o médico deve ser consultado.

Quem toma a pílula por muito tempo tem dificuldade de engravidar?

Mito! O que pode acontecer com as mulheres que tomam o contraceptivo oral por muitos anos é demorar um pouco mais para engravidar, pois voltam a ovular, em média, 3 meses após a suspensão do método.

Segundo a ginecologista Denise Gomes, a infertilidade é menor entre as mulheres que consomem o anticoncepcional. Ela explica que, devido ao uso prolongado do anticoncepcional, os hormônios podem ficar acumulados nas células de gordura, sendo liberados no organismo mesmo depois de cessado o consumo da pílula.

Pílula provoca acne?

Mito! As substâncias presentes no anticoncepcional ajudam a equilibrar os hormônios masculinos que provocam as espinhas. Em alguns casos, a pílula é até recomendada como tratamento para prevenir a acne e diminuir a oleosidade da pele.

Quem usa pílula engorda?

Mito! Atualmente as novas pílulas apresentam baixa dosagem hormonal. Se a pessoa está sentindo seu corpo pesado, o motivo é outro, não tem a ver com o uso contínuo da pílula. Em alguns casos, o inchaço decorrente da retenção de líquido pode ser confundido com o ganho do peso.

Posted in Medicamento, Pílula Anticoncepcional at setembro 25th, 2012. 4 Comments.

Mitos do Corinthias – Time derruba seis mentiras ao ser campeão invicto

Os mitos que o time de Parque São Jorge derrubou ao conquistar a Libertadores sem conhecer derrota:

1 – O Corinthians nunca vai ganhar a Libertadores

Muito corintiano tinha medo de a lenda virar verdade, mas o time de Tite colocou um ponto final nessa história.

2 – Corintiano treme em mata-mata da Libertadores

A sina de ser eliminado após perder jogadores expulsos por puro descontrole emocional foi finalmente interrompida. Com raras exceções, como a expulsão de Sheik contra o Santos, o equilíbrio emocional foi um dos pontos fortes do time na conquista do título de forma invicta.

3 – São Januário, Vila Belmiro e La Bombonera jogam sozinhos nos mata-matas

Os três alçapões mitificados não foram suficientes para derrubar o Corinthians, que saiu desse Triângulo das Bermudas para visitantes com uma vitória e dois empates.

4- O Boca sempre é campeão quando partida final da Libertadores é no Brasil

Ninguém tira dos argentinos três conquistas continentais em solo brasileiro. Mas o mito não é o mesmo após o triunfo corintiano.

5 – Tite não é técnico de ponta

Até Andrés Sanchez, que o manteve após a queda diante do Tolima, dizia aos amigos que Tite não era seu treinador preferido. Hoje, após ajudar o Corinthians a superar Muricy Ramalho, Neymar e a força do Boca, ele definitivamente está no topo entre os brasileiros. Já é admirado até por exigentes cartolas do São Paulo.

6 – Para ser campeão da Libertadores, o planejamento tem que ser perfeito

A diretoria alvinegra cometeu algumas falhas grosseiras, como deixar o garoto Marquinhos se apresentar para um embarque internacional com o time sem autorização dos pais. Apostar em Adriano e em Douglas, ambos fora de forma, além de não blindar como deveria o elenco de negociações às vésperas da final, foram outras barbeiragens. Tite e os jogadores tiveram habilidade para desviar das cascas de banana.

Posted in Corinthians, Time at julho 5th, 2012. No Comments.

Mitos e verdades sobre a pílula anticoncepcional

A Pílula possivelmente é o método de contracepção mais comum no mundo. Calcula-se que cera de 90 milhões de mulheres no mundo todo façam uso do anticoncepcional. Eles atuam evitando que ocorra a ovulação – liberação de óvulo pelos ovários. Por ser um método muito utilizado, existem diversos mitos sobre o assunto. Dê uma olhadinha abaixo e tire algumas de suas dúvidas de uma vez por todas.

Alguns remédios podem anular o efeito do anticoncepcional?

Verdade. Sabe-se que a ampicilina, por exemplo, um antibiótico bastante comum e utilizado no tratamento de infecções urinárias, faringo-amigdalites e pneumonias, entre outros, pode reduzir a eficácia da pílula. Ainda, várias drogas anti-convulsivantes (utilizadas no tratamento de diversas formas de epilepsia) podem diminuir a eficácia dos anticoncepcionais orais. Nesses casos, a mulher deve associar a pílula a um método de barreira – preservativo – até o final da cartela.

Mulheres que usam pílula têm maior risco de câncer de mama e de útero.?

Mito. O risco de câncer de mama é praticamente o mesmo entre usuárias e não-usuárias de pílula.

Pílula engorda.?

Talvez. Ainda que o ganho de peso esteja entre as queixas mais comuns das mulheres que utilizam a pílula, os estudos mostraram que isto pode não ser completamente verdadeiro. Uma pesquisa recente descobriu que 72% das pacientes que começaram a tomar o anticoncepcional oral não apresentaram qualquer alteração de peso no final do período.

Pílula faz mal para o cabelo.?

Mito. Não existem evidências científicas comprovando este fato.

Depois que comecei a tomar a pílula, meu humor mudou.

Podem ocorrer náuseas, dor de cabeça, dor nos seios, sangramentos vaginais irregulares e depressão nos primeiros meses de uso da Pílula, mas estes efeitos colaterais freqüentemente cessam após alguns meses.

Pílula diminui a incidência de cólica

As cólicas são menos freqüentes nas mulheres que não ovulam. Por isso, as pílulas podem ser úteis em 70-80% dos casos de dismenorréia (cólica).

Mulheres que tomam Pílula demoram mais para engravidar quando param.?

Mito. O retorno à fertilidade em mulheres que interromperam o uso do contraceptico oral pode levar mais tempo quando comparado às mulheres que interromperam outros métodos contraceptivos, mas não parece haver prejuízo da fertilidade como um todo.

A Pílula pode piorar a asma.

Mito. As alterações nos níveis hormonais parecem ter um papel importante na gravidade da asma nas mulheres e cerca de 30 a 40% das mulheres apresentam flutuações na gravidade das crises relacionadas ao ciclo menstrual. A crise tende a ocorrer três dias antes e durante os quatro dias da menstruação. Os anticoncepcionais orais podem ajudar estes casos, nivelando as flutuações hormonais.

Parar de tomar pílula causa acne?

Verdade. A pílula reduz os níveis sangüíneos de androgênios (hormônios masculinizantes) e, dessa forma, podem colaborar para diminuir a gravidade da acne.

Bebida alcoolica pode interferir na eficácia da pílula

Talvez. O consumo de bebidas alcoólicas com moderação não interfere no funcionamento da pílula anticoncepcional. Assim, para garantir a sua eficácia, é muito mais importante que se você tome os comprimidos todos os dias sem falhas, nem esquecimentos, de preferência no mesmo horário, independente do que vai beber no dia.

Fonte: Bem Paraná

Posted in Mentira, Mitos, Verdade at janeiro 23rd, 2012. No Comments.

Verdades e mentiras sobre sorvetes

Não se pode tomar sorvete quando se está fazendo dieta.
MENTIRA – sorvetes de frutas são permitidos em pequenas quantidades, e existem sorvetes que têm baixa caloria e se encaixam em uma dieta para a redução de peso.

– Ele é contraindicado quando se está resfriado ou gripado, ou quando se tem dor de garganta.
VERDADE – todo alimento gelado provoca vasoconstrição dos vasos da faringe e da laringe, e pode ser irritativo. Como reduz temporariamente o fluxo de sangue na região, pode aumentar a proliferação de bactérias anaeróbias.

– É melhor evitá-lo no inverno.
MENTIRA – os países que mais consomem sorvete são países de clima frio na maior parte do ano, principalmente os europeus. Médicos afirmam que não há nenhum estudo que mostre que o sorvete pode ser prejudicial nessa estação do ano.

– É proibido para diabéticos.
MENTIRA – os diabéticos podem consumir os sorvetes dietéticos (sem açúcar), com moderação.

– Os de soja são mais saudáveis.
VERDADE – além dos benefícios característicos do sorvete, ainda contêm proteína de soja, que ajuda a reduzir a taxa do colesterol ruim (LDL).

– Os de iogurte têm menos calorias.
VERDADE – Os iogurtes do tipo frozen possuem menos calorias que os sorvetes tradicionais, porque sua formulação tem baixos teores de gordura e açúcares e também por serem feitos de iogurte e não de leite ou creme de leite.

– Os industriais têm pouca qualidade.
MENTIRA – as indústrias têm substituído ingredientes artificiais por corantes e aromatizantes naturais, pois estão conscientes de que os consumidores estão cada vez mais optando por alimentos saudáveis.

– Não pode substituir uma refeição.
MENTIRA – não há problema, desde que as outras sejam feitas normalmente. Isso porque o alimento é rico em proteínas, açúcares, gordura vegetal ou animal, vitaminas, cálcio, fósforo e outros minerais essenciais. Mas os especialistas advertem que o ideal é consumi-lo como sobremesa.

– Crianças devem tomar só sorvetes caseiros.
MENTIRA – há sorvetes industriais tão saudáveis quanto os caseiros. Por isso, prefira os sabores de fruta, que são mais saudáveis, e compare rótulos para escolher os menos gordurosos e calóricos.

– Um sunday pode ter mais calorias e gorduras do que uma refeição.
VERDADE – um sunday completo pode chegar a mais de 500 kcal, o que é mais que um prato de salada com carne magra e arroz integral.

– Quando o sorvete é light, ele pode ser tomado à vontade.
MENTIRA – os sorvetes light somente são reduzidos em até 25% do teor de gordura ou açúcar. Não é porque o alimento é classificado de light que pode ser consumido à vontade.

– Picolés são menos calóricos que sorvetes de massa.
VERDADE – normalmente os picolés à base de frutas são menos calóricos que os sorvetes cremosos, que são fabricados com leite e creme de leite.

– Em alguns pós-operatórios, o consumo de sorvete é indicado.
VERDADE – em tratamentos como a quimioterapia, ou em cirurgias para retirada de tonsilas, refluxo gastroesofágico, cirurgias ortodônticas etc., o consumo de produtos gelados e líquidos é recomendado. Além do valor nutritivo, por ser gelado, o sorvete é analgésico.

Posted in Padão at janeiro 3rd, 2012. No Comments.