Bolinhas brancas encontradas nas sardinhas fazem mal à saúde? Verdade Ou Mentira?

Imagens mostram pequenas bolinhas brancas encontradas dentro de sardinhas e texto afirma que trata-se de uma doença parasitária! Será que o consumo desse peixe faz mal?

A mensagem se espalhou rapidamente através das redes sociais na segunda quinzena de novembro de 2017 e trata de um assunto que deixou muita gente preocupada.

De acordo com o texto que foi bastante compartilhado, essas bolinhas brancas descobertas dentro de sardinhas não são ovas, mas uma doença parasitária!

O consumo desses peixes, segundo o alerta, faz mal para a saúde humana e deve ser evitado a todo custo.

Será que isso é verdade mesmo?


Verdade ou Mentira?
No dia 06 de novembro de 2017, a publicação feita no Facebook por uma fan page italiana voltada para mundo da pescaria chamada Pesc’amore publicou o alerta sobre um tipo de parasita que estaria contaminando todas as sardinhas.

O texto é muito alarmista, o que já deveria deixar o leitor com um pé atrás, mas não é bem isso que acontece nas redes sociais, infelizmente… O texto, acompanhado de fotos de peixes com bolinhas brancas saindo deles, foi compartilhado mais de 150 mil vezes e teve mais de mil comentários!

A verdade é que as imagens são reais, mas não há nenhum risco de saúde para o consumo humano.
Em outubro de 2017, consumidores na Tunísia começaram a relatar pequenos grãos de cor branca parecidas com ovos nas sardinhas pescadas. Os mesmo sinais foram relatados também na Argélia, quando o Comitê de Saúde da Organização para a Defesa do consumidor argelino fez um estudo e mostrou que essas bolinhas são “parasitas” do tipo (Glugea sadinellensis).

A Organização argelina observou que o consumo desses peixes após a remoção desses grãos não representa uma ameaça para a saúde humana.

A rádio da Tunísia Al Jawhara FM contatou a Organização Nacional para a Defesa do Consumidor, onde uma fonte oficial assegurou que a organização está ciente do assunto e que a propagação desses parasitas “depende da estação anual e do tamanho das sardinhas, e é por isso que as encontramos em grandes números nos últimos tempos, especialmente nas sardinhas de tamanho pequeno (entre 10 e 12 cm)”.

A organização assegurou também que o consumo de peixes com esse parasita não faz mal à saúde, desde que seja removido antes do consumo!

A publicação pode ser lida na íntegra também na página do Comitê de Saúde da Argélia:

Conclusão
Não houve (ainda) relatos desse tipo de parasitas nas sardinhas que são vendidas no Brasil. De qualquer forma, se forem retirados do peixe durante o preparo, o consumo de sardinhas não faz mal à saúde!

José Dirceu foi filmado dançando em sua prisão domiciliar? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, foi flagrado dançando em uma festa na sua casa mesmo em prisão domiciliar?

As imagens começaram a circular pelas redes sociais no dia 12 de novembro de 2017 e rapidamente se espalhou através de grupos no WhatsApp. No vídeo de menos de um minuto de duração podemos ver um senhor muito parecido com o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, dançando alegremente com uma mulher no que parece ser uma festa!

O detalhe é que o político foi condenado no processo do Mensalão e está cumprindo prisão domiciliar (com o uso de tornozeleira eletrônica)…

Será que o vídeo é mesmo de um flagrante do ex-ministro da Casa Civil?

Verdade ou Mentira?

O vídeo é real! O homem flagrado dançando descontraidamente é o ex-ministro José Dirceu, condenado em maio de 2017 em prisão domiciliar pelo processo do Mensalão!

Uma criança interagiu com um homem nu durante exposição no MAM? Verdade Ou Mentira?

 

No dia 28 de setembro de 2017, um vídeo se tornou um dos mais compartilhados e comentados nas redes sociais. Nele podemos ver uma menina, de aparentemente 4 anos de idade, tocando em partes do corpo de um homem nu que estava deitado no chão!

Causando muita revolta nas redes sociais, o vídeo é acusado de insinuações de pedofilia e muita gente afirma que o fato aconteceu aqui no Brasil, durante uma performance no Museu de Arte Moderna, em São Paulo.

Será que a foto é real? Será que essa apresentação aconteceu no Brasil?


Verdade ou Mentira?

No dia 26 de setembro de 2017, foi apresentado na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira – no Museu de Arte Moderna (MAM) – a performance do artista fluminense Wagner Schwartz. Ele se apresentou nu, no centro de uma espécie de tatame.

Na apresentação (intitulada La Bête), Wagner Schwartz recria um dos Bichos de Lygia Clark, onde o público pode manipular as diversas esculturas de alumínio com várias dobradiças. No chão, o artista nu também pode ser manipulado pelos visitantes.

No vídeo que se espalhou pela web (e deixou muita gente revoltada) a garota toca nos pés e na canela de Schwartz e sai engatinhando do local, voltando para junto dos espectadores.

De acordo com o MAM, a mulher adulta que acompanha a menina no vídeo é a mãe da criança!
O Museu também explicou que a oficina aconteceu apenas uma vez, em sessão aberta somente para convidados, e que havia sinalizações sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística.

Na nota publicada na página do MAM no Facebook, a direção do museu se defende, afirmando que o trabalho não tem conteúdo erótico.

Leia a nota completa abaixo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO:
O Museu de Arte Moderna de São Paulo informa que a performance “La Bête”, que está sendo questionada em páginas no Facebook, foi realizada na abertura da Mostra Panorama da Arte Brasileira, em evento de inauguração.
É importante ressaltar que o Museu tem a prática de sinalizar aos visitantes qualquer tema sensível à restrição de público. Neste sentido, a sala estava devidamente sinalizada sobre o teor da apresentação, incluindo a nudez artística. O trabalho não tem conteúdo erótico e trata-se de uma leitura interpretativa da obra Bicho, de Lygia Clark, artista historicamente reconhecida pelas suas proposições artísticas interativas.
É importante ressaltar que o material apresentado nas plataformas digitais omite a informação de que a criança que aparece no vídeo estava acompanhada de sua mãe durante a abertura da exposição.
Portanto, os esclarecimentos acima denotam que as referências à inadequação da situação são fora de contexto.

Conclusão:

O vídeo que mostra uma criança interagindo com um adulto nu em uma performance no Museu de Arte Moderna é real! O MAM se defendeu em nota afirmando que não havia conotação erótica na obra e que a mulher que acompanha a garota no vídeo é mãe da menina.

Homem se recusa a atravessar em faixa LGBT e morre atropelado! Será? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira ou falsa a notícia de um homem de 32 anos que teria morrido atropelado ao se recusar a atravessar uma faixa de pedestres com as cores no movimento LGBT?

A história surgiu em diversos sites e blogs no dia 27 de agosto de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais! De acordo com o texto, um homem de 32 anos de idade teria morrido no último domingo ao se recusar a atravessar a faixa LGBT, pintada em homenagem ao movimento na Orla no estado do Amapá!

O homem – que teria se recusado a atravessar a faixa “por ser hétero demais” – ainda teria sido socorrido, mas não resistiu aos ferimentos, morrendo a caminho do hospital…

Será que isso é Verdade ou Mentira?


Verdade ou farsa?
Como você já deve ter imaginado, a história é falsa!
A começar pelo nome do homem (Din Viesel), que não encontramos em nenhuma notícia nos jornais locais e nos nacionais! Ninguém parece ter dado muita atenção para o “pobre coitado”!

A verdade mesmo é que essa notícia é uma brincadeira surgida no blog humorístico Neles Safes no dia 27 de agosto de 2017. No próprio site há vários avisos sobre a intenção do site:


Ou seja, não podemos levar a sério o que é postado lá!

Conclusão
A notícia do homem que teria morrido atropelado após se recusar a atravessar em uma faixa LGBT é falsa! Ela surgiu em um site humorístico e não deve ser levado a sério!

Chuva cai em um único ponto em Gana! Milagre? Verdade Ou Mentira?

Será que o vídeo mostrando uma chuva forte caindo em um único ponto é verdadeiro ou falso? Seria esse um milagre divino? Descubra aqui no E-farsas!

O vídeo apareceu na web e fez um enorme sucesso nas redes sociais no final da primeira quinzena de setembro de 2016 e mostra o que parece ser a prova de um milagre: Uma forte chuva caindo em um único ponto, em uma rodovia!!!

De acordo com o texto que acompanha a filmagem, o fenômeno teria ocorrido em Gana e seria a comprovação de que é possível chover em um pequeno local.

As cenas já foram vistas mais de 2 milhões de vezes apenas no Facebook e mais outras milhares de vezes no YouTube, indo parar até no nosso grupo “secreto” na rede social de Mark Zuckerberg (se você ainda não faz parte desse seleto grupo, não sabe o que está perdendo)!

Mas, afinal, será que o vídeo é verdadeiro ou falso? Estamos mesmo diante de um milagre? Qual é a explicação para esse fenômeno?
Chuva cai em um único ponto em Gana! Milagre?

Será que o vídeo mostrando uma chuva forte caindo em um único ponto é verdadeiro ou falso? Seria esse um milagre divino?

O vídeo apareceu na web e fez um enorme sucesso nas redes sociais no final da primeira quinzena de setembro de 2016 e mostra o que parece ser a prova de um milagre: Uma forte chuva caindo em um único ponto, em uma rodovia!!!

De acordo com o texto que acompanha a filmagem, o fenômeno teria ocorrido em Gana e seria a comprovação de que é possível chover em um pequeno local.

As cenas já foram vistas mais de 2 milhões de vezes apenas no Facebook e mais outras milhares de vezes no YouTube, indo parar até no nosso grupo “secreto” na rede social de Mark Zuckerberg (se você ainda não faz parte desse seleto grupo, não sabe o que está perdendo)!

Mas, afinal, será que o vídeo é verdadeiro ou falso? Estamos mesmo diante de um milagre? Qual é a explicação para esse fenômeno?

Verdadeiro ou Mentira?

O vídeo é real, mas a história que se espalhou com ele é falsa!

Na verdade, o vídeo mostra a água caindo dos céus em certos momentos, o que nos dá a impressão de que se trata de uma chuva mesmo, mas a verdade é que a água está saindo do chão.

Dias antes do vídeo ganhar fama na internet, um duto de água se rompeu na estrada Akosombo, em Gana, e a pressão fez com que a água jorrasse a grandes alturas. A empresa Ghana Water Company Limited foi chamada para atender a ocorrência e o problema foi resolvido. Podemos ver um capacete que possivelmente é da empresa, no automóvel do lado direito do cinegrafista:
Quem descobriu a verdade sobre esse vídeo – que foi tratado por muitos como um milagre – foi o jornalista e radialista ganês Israel Laryea, que encontrou outro vídeo do mesmo local, feito pelo mesmo cinegrafista, explicando se tratar de um cano estourado:
Conclusão
O milagre da chuva que caia em apenas um local era apenas um duto de água que se rompeu e fez com que o líquido fosse jogado bem alto no céu!

Posted in Chuva Cai Em Uma Única Parte at julho 15th, 2017. No Comments.

Uma jovem de 16 anos foi engolida por uma cobra em Mato Grosso? Verdade Ou Mentira?

Será que as fotos que mostram uma moça dentro de uma cobra são reais? Será que ela foi engolida por uma cobra no estado do Mato Grosso?

A notícia trágica, acompanhada de fotos, apareceu com força nas redes sociais na segunda quinzena de fevereiro de 2017. De acordo com o texto, a jovem de apenas 16 anos de idade teria sido comida por uma enorme sucuri!!!

Juntamente com o texto, algumas fotos mostram a cobra gigante e de “barriga cheia” com a refeição. Além dessa fotografia, outras mostram a vítima toda ensanguentada e, aparentemente, morta!

Será que essa história é real?


Verdade ou Mentira?
Em primeiro lugar, onde e quando o fato teria ocorrido?

Uma busca por esse assunto na web e descobrimos que essa mesma cobra teria engolido uma jovem de 16 anos em Goiás, na Bahia, no Pantanal Mato-grossense e em diversas cidades do Mato Grosso. Também há rumores de que essa pobre e azarada garota tenha sido “comida” por uma cobra (uma píton, nessa versão) na Malásia.

Esse artigo do BuzzFeed mostra que essa história de que uma cobra comeu uma pessoa não é recente e circula há anos pela web. Curioso notar que lá (assim como aqui) em cada versão o fato teria ocorrido em um país diferente!

O site de língua inglesa Hoax Slayer, especialista em investigar histórias falsas na web, explica que – apesar de não saber a origem dessa imagem – pode atestar que é impossível para uma cobra desse porte engolir um ser humano. Provavelmente, a fotografia seria de uma cobra que teria acabado de comer um servo ou um bezerro.

Nesse outro site é explicado que, apesar dos moradores locais não abrirem o bicho (ainda bem, né?), era certeza que ela havia comido um porco!
Além disso, não se sabe quando essa terrível fatalidade teria ocorrido.

Em dezembro de 2013, por exemplo, um canal do YouTube publicou uma notícia falsa sobre um homem bêbado que teria desmaiado na frente de um bar e acabou sendo devorado por uma cobra! Adivinhe só qual foi a imagem usado no vídeo?

Obs: O vídeo já tem mais de 8 milhões de visualizações:
As fotos da tragédia
A foto da moça toda ensanguentada no chão é de 2010 e se refere a uma mulher indiana que teria sido morta a facadas pelo próprio marido.

Já a fotografia da moça deitada no chão, sendo amparada pela família, trata-se de outra indiana que morreu em 2007, vítima de uma explosão em um restaurante.

A imagem da cabeça de uma cobra com os pés de uma pessoa saindo para fora (dando a impressão de que o animal estaria acabando de “almoçar”) é uma montagem feita por um artista digital chamado Luker, usando como base a foto de uma cobra comendo um rato, como podemos ver na comparação abaixo:


Conclusão
A notícia da moça de 16 anos que teria sido engolida por uma cobra em Goiás (ou no Mato Grosso) é falsa! As imagens são de acontecimentos diferentes de outras partes do mundo!

O cachê de Gal Gadot em Mulher-Maravilha foi 2% do que Henry Cavill ganhou em Superman? Verdade Ou Mentira?

É verdade que a estrela de Mulher-Maravilha, Gal Gadot, recebeu 2% do valor que os astros de Hollywood ganham para fazer o papel de Mulher-Maravilha?

A notícia polêmica apareceu nas redes sociais no começo da segunda quinzena de junho de 2017, logo após a estreia do filme Mulher-Maravilha nos cinemas. De acordo com o texto amplamente compartilhado, a israelense Gal Gadot teria recebido “apenas” 300 mil dólares para interpretar a princesa Diana/Mulher-Maravilha nas telonas! Henry Cavill, por exemplo, teria recebido 14 milhões de dólares para interpretar o Superman em Man of Steel.

42 vezes mais!!!

O valor seria somente 2% do que outros astros do cinema ganham por grandes produções como essa, o que deixou muita gente questionando se um dos motivos desse baixo salário seria o machismo que estaria imperando em Hollywood!

Por que ela ganhou tão abaixo do que os homens ganham?
Será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou mentira?
Os sites e jornais que reproduziram (ou grande parte deles) fizeram uma conta errada e não verificada para chegarem nesses valores. O site de variedades Elle começou com esse rumor, explicando que Henry Cavill teria ganhado 14 milhões por Superman em seu primeiro filme, mas não explica de onde tirou esses dados.
Só que o Elle “deixa de mencionar” é que esse foi o valor que o ator britânico que deu vida ao Homem de Aço nas telonas teria ganhado com participações nos lucros e nas vendas de produtos relacionados à franquia. Ou seja, 14 milhões não seriam apenas pela atuação, mas mesmo assim, esse valor não foi confirmado.

A divulgação do suposto valor correspondente a US$ 14 milhões pagos a Henry Cavill chegou a circular nas redes sociais a partir de um tweet que, infelizmente, já foi deletado.

O valor de 300 mil dólares surgiu após a divulgação do cachê que a atriz teria recebido para atuar ao lado de Ben Affleck e de Henry Cavill no filme Batman vs Superman, que estreou em 2016. Em 2014, a revista Variety revelou que a bela Gadot teria assinado um contrato de 3 filmes com a Warner para receber US$300mil em cada um deles.

O site Hollywood Reporter, que afirma possuir fontes seguras dentro da indústria do cinema norte-americano, checou as informações disseminadas na internet e verificou que Gadot recebeu o mesmo tanto (ou até um pouco mais) pela sua participação em cada um dos filmes (desconsiderando os ganhos com merchandising) do que Henry Cavill em Man of Steel e que após o fim do contrato da atriz, certamente seu salário irá aumentar significativamente.

Salários baixos no começo
Em Hollywood é normal os atores que estão no começo do estrelato recebam pouco pelo seu primeiro grande papel. Chris Hemsworth, por exemplo, ganhou US$ 150.000 por sua estreia em Thor, de 2011.

Essa reportagem do Portal R7 conta que, em 2015, o salário de Robert Downey Jr. foi de US$ 80 milhões para interpretar o Homem de Ferro, se tornando o ator de cinema mais caro do mundo! No entanto, na sua estreia na pele do Tony Stark, Downey Jr. ganhou bem menos do que isso.

Harrison Ford recebeu apenas US$ 10.000 para fazer o Hans Solo em Star Wars IV: Uma Nova Esperança. Rumores sugerem que ele teria recebido mais de 23 milhões de doletas para interpretar o piloto em Star Wars VII!

Conclusão
De fato, existe uma disparidade muito grande entre os cachês das atrizes e dos atores em Hollywood! Assim como acontece aqui no Brasil (em qualquer área), as mulheres recebem salários mais baixos que os homens em funções semelhantes, mas no caso de Gal Gadot e Henry Cavill, houve um exagero nos números publicados!

Uma criança quase morreu engasgada com Fidget Spinner? Verdade Ou Mentira?

Notícia afirma que uma garota texana quase morreu asfixiada após se engasgar com o brinquedo Fidget Spinner! Será que isso é verdade ou mentira? Na última semana de maio de 2017, a postagem de uma mãe desesperada se tornou viral no Facebook e rapidamente se espalhou através das demais redes sociais. De acordo com o texto, a filha de uma mulher, no Texas, teria sido submetida a uma cirurgia, às pressas, para a retirada de um brinquedo que teria ficado preso na sua garganta!

Conhecido como Hand Spinner ou Fidget Spinner, o pequeno brinquedo teria ido parar na garganta da menina, impedindo a garota de respirar…

O texto ainda alerta a todas as mães que vigiem o uso do Fidget Spinner por seus filhos, para que não aconteça esse mesmo tipo de incidente que ocorreu com a sua filha!

Será que isso é verdade ou mentira?


Verdadeiro ou falso?
No dia 14 de maio de 2017, Kelly Rose Joniec estava dirigindo o seu carro, no Texas, quando percebeu sua filha – que estava no banco de trás – havia se engasgado com uma das rolimãs que compõe o Fidget Spinner. A menina, Britton, explicou que havia colocado o brinquedo na boca para “limpar” e acabou engolindo acidentalmente uma das peças (que tem o tamanho aproximado de uma moeda de 50 centavos)!

As duas foram ao pronto-socorro onde os médicos decidiram transferir a criança para o Hospital Pediátrico do Texas e um exame de raio-x mostrou que a rolimã havia ficado presa no esôfago da menina.

Após uma endoscopia, o objeto foi retirado com sucesso!


O Fidget Spinner

Apesar de fazer um estrondoso sucesso em 2017, o Fidget Spinner foi criado em 1990 pela engenheira química Catherine Hettinger, como uma ferramenta anti-stress e para crianças com autismo. O produto é recomendado para crianças acima de 8 anos.


Apesar do fato ocorrido com a jovem Britton ser real, é bom ressaltar aqui alguns pontos:

Ela engoliu uma peça do brinquedo e não o brinquedo inteiro;
A menina desmontou o brinquedo para “limpar” as peças separadas com a língua;
Ela não se machucou com o brinquedo em si, mas se engasgou pelo uso inadequado das peças;
Os pais devem, sim, vigiar as brincadeiras dos filhos;
Em maio de 2017, um garoto de 5 anos ficou com o dedo preso em um brinquedo desses e os médicos tiveram que usar várias ferramentas para corta-lo. O menino passa bem!


Conclusão
A notícia da criança texana que se engasgou com uma peça do Hand Spinner é real! Ela desmontou o brinquedo para lambe-lo e acabou engolindo uma das rolimãs!

Associação médica proíbe chamar grávidas de “mães” para respeitar transexuais? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia afirmando que a Associação Médica Britânica emitiu um manual proibindo os médicos de chamarem as grávidas de “mães” pra respeitar os transexuais?

A reportagem apareceu em vários sites e blogs no final de janeiro de 2017 e ganhou força novamente na segunda quinzena de maio do mesmo ano. De acordo com o texto, a Associação Médica Britânica teria emitido um guia exigindo que os médicos utilizem “linguagem inclusiva”, evitando se utilizar o termo “mãe expectante” para se referir a uma grávida e substituindo-o por “pessoa grávida”! A mudança estaria sendo feita para respeitar transexuais.

Dentre outras recomendações, o guia também recomenda evitar o uso de termos como “nascido homem” e “nascido mulher”, uma vez que esses termos “são redutivos e simplificam algo complexo”.

De acordo com o documento, diz a postagem que foi bastante compartilhada nas redes sociais, “a escolha dos termos apropriados é uma importante contribuição para celebrar a diversidade”.

Será que essa história é real?

Verdade ou Mentira?
No mês de janeiro de 2017, a British Medical Association (BMA) publicou um guia de 14 páginas com alguns procedimentos que, segundo eles, serviriam para diminuir a desigualdade entre as minorias e melhorar a integração entre as diferenças.

No entanto, diferente do que estão espalhando por aí, o guia não foi dirigido para todos os médicos britânicos (tampouco, para médicos de outros países). Em entrevista aos jornais, um porta-voz da BMA disse que:

“Este guia é destinado apenas à equipe da BMA e representantes com o objetivo de promover um local de trabalho inclusivo na BMA. […] Não se trata de nenhuma orientação para os médicos tratarem ou não seus pacientes.”

Ou seja, o guia (que nem está mais disponível), era apenas uma sugestão de como os funcionários da própria associação poderiam se portar no horário de trabalho.

Além disso, a British Medical Association não tem poderes para regular ou certificar médicos no Reino Unido, pois ela é um “apenas” um sindicato que oferece proteções para médicos britânicos.

Conclusão:
Uma associação de médicos britânica criou um guia com sugestões de como seus funcionários podem se portar na empresa em relação ao gênero e alguém espalhou a notícia de que isso era uma ordem que deverá ser cumprida por todos os médicos!

Globo erra e diz que a JBS gravou Temer dando anal? Verdade Ou Mentira?

Imagem flagra erro grave em matéria apresentada pela Globo News ao vivo! Será verdade que a Globo escreveu que “Temer deu anal”?

A foto apareceu nas redes sociais no dia 18 de maio de 2017, em meio a inúmeras notícias a respeito da delação premiada feita por um dos donos da JBS, envolvendo o Presidente da República Michel Temer.

O que chama a atenção no flagrante é que uma notícia veiculada ao vivo no canal de TV Globo News teria ido ao ar com um erro grave na manchete:

Ao invés de “dando aval“, a notícia estaria afirmando que o presidente estaria “dando anal”!

Será que essa imagem que está sendo bastante compartilhada é verdadeira ou falsa?


Verdade ou Mentira?
Como você já deve ter imaginado, a imagem é uma montagem! Tudo não passou de mais uma das inúmeras brincadeiras que giram em torno dessa bagunça em que se encontra o Governo…

Perceba que a letra “N” (tanto a letra maior, no topo, quanto a menor, no rodapé) está com uma cor de fundo diferente das demais.

A imagem abaixo não é a original, mas é de um frame da mesma matéria:

 

Conclusão
A imagem que mostra um erro na manchete da Globo News, transformando “aval” em “anal” é uma montagem engraçadinha!