Associação médica proíbe chamar grávidas de “mães” para respeitar transexuais? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia afirmando que a Associação Médica Britânica emitiu um manual proibindo os médicos de chamarem as grávidas de “mães” pra respeitar os transexuais?

A reportagem apareceu em vários sites e blogs no final de janeiro de 2017 e ganhou força novamente na segunda quinzena de maio do mesmo ano. De acordo com o texto, a Associação Médica Britânica teria emitido um guia exigindo que os médicos utilizem “linguagem inclusiva”, evitando se utilizar o termo “mãe expectante” para se referir a uma grávida e substituindo-o por “pessoa grávida”! A mudança estaria sendo feita para respeitar transexuais.

Dentre outras recomendações, o guia também recomenda evitar o uso de termos como “nascido homem” e “nascido mulher”, uma vez que esses termos “são redutivos e simplificam algo complexo”.

De acordo com o documento, diz a postagem que foi bastante compartilhada nas redes sociais, “a escolha dos termos apropriados é uma importante contribuição para celebrar a diversidade”.

Será que essa história é real?

Verdade ou Mentira?
No mês de janeiro de 2017, a British Medical Association (BMA) publicou um guia de 14 páginas com alguns procedimentos que, segundo eles, serviriam para diminuir a desigualdade entre as minorias e melhorar a integração entre as diferenças.

No entanto, diferente do que estão espalhando por aí, o guia não foi dirigido para todos os médicos britânicos (tampouco, para médicos de outros países). Em entrevista aos jornais, um porta-voz da BMA disse que:

“Este guia é destinado apenas à equipe da BMA e representantes com o objetivo de promover um local de trabalho inclusivo na BMA. […] Não se trata de nenhuma orientação para os médicos tratarem ou não seus pacientes.”

Ou seja, o guia (que nem está mais disponível), era apenas uma sugestão de como os funcionários da própria associação poderiam se portar no horário de trabalho.

Além disso, a British Medical Association não tem poderes para regular ou certificar médicos no Reino Unido, pois ela é um “apenas” um sindicato que oferece proteções para médicos britânicos.

Conclusão:
Uma associação de médicos britânica criou um guia com sugestões de como seus funcionários podem se portar na empresa em relação ao gênero e alguém espalhou a notícia de que isso era uma ordem que deverá ser cumprida por todos os médicos!

Globo erra e diz que a JBS gravou Temer dando anal? Verdade Ou Mentira?

Imagem flagra erro grave em matéria apresentada pela Globo News ao vivo! Será verdade que a Globo escreveu que “Temer deu anal”?

A foto apareceu nas redes sociais no dia 18 de maio de 2017, em meio a inúmeras notícias a respeito da delação premiada feita por um dos donos da JBS, envolvendo o Presidente da República Michel Temer.

O que chama a atenção no flagrante é que uma notícia veiculada ao vivo no canal de TV Globo News teria ido ao ar com um erro grave na manchete:

Ao invés de “dando aval“, a notícia estaria afirmando que o presidente estaria “dando anal”!

Será que essa imagem que está sendo bastante compartilhada é verdadeira ou falsa?


Verdade ou Mentira?
Como você já deve ter imaginado, a imagem é uma montagem! Tudo não passou de mais uma das inúmeras brincadeiras que giram em torno dessa bagunça em que se encontra o Governo…

Perceba que a letra “N” (tanto a letra maior, no topo, quanto a menor, no rodapé) está com uma cor de fundo diferente das demais.

A imagem abaixo não é a original, mas é de um frame da mesma matéria:

 

Conclusão
A imagem que mostra um erro na manchete da Globo News, transformando “aval” em “anal” é uma montagem engraçadinha!

Mulher viajou para apoiar Lula, perdeu o emprego e pede doações para voltar? Verdade Ou Mentira?

A notícia apareceu em diversos sites e blogs no dia 12 de maio de 2017 e se espalhou através de diversas postagens nas redes sociais. Em algumas postagens – como essa, por exemplo – o assunto rendeu mais de 2 mil curtidas, além de milhares de compartilhamentos.

De acordo com o texto, uma fã do PT teria viajado 60 horas da Bahia até o Paraná para apoiar o ex-presidente Lula, no dia 10 de maio de 2016, e acabou ficando desempregada, sem dinheiro para pagar a passagem de volta e ainda teve que vender uma moto para arcar com as despesas da ida.

Nena, a mulher da notícia, tem 48 anos de idade (segundo o que diz na reportagem) e teria dito aos repórteres que se conseguisse arrecadar dinheiro para voltar para casa, iria ficar muito feliz e talvez ainda faça uma nova tatuagem com o nome de Lula!

 

Será verdade que uma mulher viajou 60 horas para apoiar Lula durante seu depoimento, mas perdeu o emprego e agora pede doações para voltar para casa?

A notícia apareceu em diversos sites e blogs no dia 12 de maio de 2017 e se espalhou através de diversas postagens nas redes sociais. Em algumas postagens – como essa, por exemplo – o assunto rendeu mais de 2 mil curtidas, além de milhares de compartilhamentos.

De acordo com o texto, uma fã do PT teria viajado 60 horas da Bahia até o Paraná para apoiar o ex-presidente Lula, no dia 10 de maio de 2016, e acabou ficando desempregada, sem dinheiro para pagar a passagem de volta e ainda teve que vender uma moto para arcar com as despesas da ida.

Nena, a mulher da notícia, tem 48 anos de idade (segundo o que diz na reportagem) e teria dito aos repórteres que se conseguisse arrecadar dinheiro para voltar para casa, iria ficar muito feliz e talvez ainda faça uma nova tatuagem com o nome de Lula!

Junto com a matéria, uma foto mostra uma moça vestindo uma camiseta vermelha.

Será que essa notícia é real?


Verdade ou Mentira?
A “reportagem” é confusa e cheia de erros de digitação. Além disso, só aparece em sites e blogs “da zoeira”… Claramente se trata de uma brincadeira…

A moça que aparece na foto que ilustra essa notícia não se chama Nena e tampouco “Patrícia” (é que, no meio da notícia, o nome da mulher muda para “Patrícia”). Podemos ver que ela não aparenta ter 48 anos e uma busca na web revela que quem inventou essa história usou uma fotografia de um protesto contra o afastamento da então presidente Dilma Rousseff, em maio de 2016! Na ocasião, 28 mulheres se acorrentaram às grades de contenção instaladas no Palácio do Planalto, em Brasília.

A mulher que aparece na fotografia se chama Juliana de Souza e não viajou da Bahia até o Paraná! Ela foi uma da militantes que se acorrentaram, durante o protesto, em 2016.

Conclusão
A notícia de uma mulher que teria viajado 60 horas para apoiar Lula e estaria sem emprego e sem dinheiro para voltar para casa é falsa!

Edir Macedo toma banho em banheira de ouro pra falar com Deus? Verdade Ou Mentira?

Será que a fotografia que mostra o bispo Edir Macedo deitado em uma banheira de ouro puro é verdadeira ou falsa? Descubra aqui no E-farsas:

A foto não é nova, mas voltou a ser compartilhada com força nas redes sociais – sobretudo, no Facebook e no WhatsApp – no final de outubro de 2016 e mostra o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, deitado em uma banheira de ouro maciço!

O texto que acompanha a imagem afirma que essa banheira luxuosa e caríssima seria de propriedade do bispo e que ele afirma falar com Deus ao se deitar nela.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?


Verdade ou Mentira?
Apesar dessa notícia surgir em outubro de 2016, ela circula pela web desde março de 2015 e usa uma foto de 2006.
A fotografia real mostra uma banheira que custa quase um milhão de dólares e é feita mesmo de ouro. O diretor do Grupo de Tecnologia do Ouro Hang Fund, S.W. Lam, investiu cerca de U$ 38,5 milhões de dólares para banhar com toneladas de ouro toda a sua loja de joias, que fica em em Hong Kong, na China.

A ideia foi a de atrair mais clientes e chamar a atenção de mais pessoas para sua loja.
Abaixo, podemos ver a foto original:


Conclusão
A foto mostrando o bispo Edir Macedo deitado em uma banheira de ouro é uma montagem que circula desde 2015 e foi feita em cima de uma foto de 2006.

Lançamento da Barbie Iemanjá choca os cristãos! Será? Verdade Ou Mentira?

Será verdade que a Mattel irá lançar a boneca Barbie com temas ligados ao Candomblé, macumba para homenagear religiões e crenças afrodescendentes?

O alerta, seguido de fotos, começou a se espalhar através das redes sociais – sobretudo, pelo WhatsApp – na segunda semana de abril de 2017 e chama a atenção para o lançamento da boneca mais famosa do mundo nas versões Iemanjá, Virgem Maria, Ogum, Oxum…

No texto do alerta é solicitado a todos os cristãos que não comprem tais bonecas demoníacas, que já estariam à venda nas lojas!

Será que essa notícia é real?

Verdade ou Mentira?
Em 2013, explicamos a verdade por trás de um rumor que afirmava que a fabricante da Barbie iria lançar versões transexuais de suas bonecas. Na época, explicamos que as fotos que se espalharam do brinquedo eram, na verdade, parte de uma exposição feita pelos artistas plásticos colombianos Andrea Cano e Manuel Antonio Velandia.

As bonecas não estavam à venda e as obras foram feitas para exposição “Invisíveis: Naturezas Transgressoras”, promovida pela associação dos direitos GLSBT Decide-T.

Agora, em 2017, o assunto volta a “incomodar” alguns grupos religiosos, que tentam conseguir mais fiéis através da mentira e do medo!
Só que dessa vez as bonecas fazem parte de outra exposição: Pool&Marianela (A Religião Plástica), criada em 2014 pelos artistas argentinos Emiliano Pool Paolini e Marianela Pirelli.

Nesse link podemos ver outras bonecas transformadas pela dupla!

A Barbie Iemanjá é uma das 33 bonecas modificadas (“reinterpretados”) da exposição. Junto com ela, um boneco crucificado como Jesus Cristo, uma Barbie de Virgem Maria, além de um Ken São Jorge em um cavalo rosa:


Os artistas também criaram uma Barbie Kali, deusa do hinduísmo:

Conclusão:
A notícia afirmando que a Barbie estaria à venda nas lojas com temas ligados ao Candomblé é falsa! As bonecas foram transformadas por dois artistas argentinos em 2014 para um exposição de arte!

Detenta dá de mamar ao filho através das grades? Verdade Ou Mentira?

Será que a foto mostrando uma presa brasileira amamentando um bebê através das grades da cadeia é verdadeira ou mais uma montagem na web?

A imagem se espalhou através das redes sociais e em diversos sites e blogs no final de março de 2017. Nela podemos ver uma mulher amamentando um neném através de um dos vãos das grades de uma cadeia!

O texto que acompanha a imagem afirma que o caso estaria acontecendo com frequência no Brasil. Enquanto a esposa do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral foi solta para cuidar dos filhos menores de idade, outras detentas estariam amamentam seus bebês pela grade, diz o texto!

O alerta ainda pede para que isso seja compartilhado para mostrar a todos como a desigualdade do judiciário estaria imperando no Brasil.

Será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou Mentira?
O direito à amamentação é previsto por lei na Constituição Federal, na Lei de Execução Penal e no Estatuto da Criança e do Adolescente
A Constituição Federal Brasileira (art. 5º, L) determina que as presidiárias devem permanecer com seus filhos durante seis meses para amamentação.

A Lei de Execução Penal (LEPl) que trata sobre o ambiente prisional feminino no artigo 83, determina que a prisão feminina tenha berçários para a amamentação.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) também obriga ao poder público, às instituições e aos empregadores que sejam providenciadas condições favoráveis ao aleitamento materno (artigo 9).

É claro que nem todo mundo segue à risca a Lei, como denunciado em 2014 pelo IG, mas o fato é que essa imagem é real, mas o caso não aconteceu aqui no Brasil!

De acordo com publicações em língua espanhola, a presa Ruth Abigail Núñez teve que alimentar sua filha Aluhé de 4 meses na cadeia de uma delegacia em Buenos Aires (Argentina). O fato ocorreu em janeiro de 2015!

Conclusão:
A foto da mulher amamentando um bebê através das grades da prisão é real, mas o fato aconteceu em 2015 na Argentina!

O Ministro Gilmar Mendes mandou cancelar o BBB17? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o Ministro Gilmar Mendes ordenou que a 17ª edição do Big Brother Brasil seja cancelado e retirado da programação da Rede Globo de Televisão?

Notícia veiculada no final de fevereiro de 2017 afirma que o Ministro Gilmar Mendes determinou o cancelamento imediato do BBB17!

O pedido do ministro, segundo o que se espalhou nas redes sociais, foi feito depois dele ter assistido à cenas mostrando um casal de participantes do reality show namorando debaixo do edredom.

Gilmar Mendes teria afirmado no Plenário que o Big Brother Brasil está se opondo ao pudor e é extremamente vulgar. Por esses e outros motivos, o programa não estaria de acordo com o Código Brasileiro de Telecomunicações e seria removido da grade da Rede Globo!

Será que essa notícia é real? O BBB17 vai acabar mesmo antes da hora?

Verdade ou Mentira?
A notícia é falsa e foi criada exclusivamente com o intuito de ganhar curtidas e compartilhamentos. Ela surgiu em um blog de origem duvidosa chamado The Jornal Brasil que, mesmo sem citar nenhuma fonte ou provar nada, conseguiu com que outros sites e blogs copiassem a matéria sem questionar!

A verdade mesmo é que o ministro não disse nenhuma palavra sobre o Big Brother Brasil (acreditamos que ele tenha coisa mais importante para fazer do que ficar vendo TV).

Uma busca no site da Câmara e do Senado e não há nenhuma notícia a respeito. Também não há nada no Supremo Tribunal Federal e tampouco saiu em nenhum jornal sério.

Conclusão
Não houve nenhuma ação por parte do Ministro Gilmar Mendes com relação ao reality show da TV Globo! Essa foi uma e-farsa criada por um blog que se aproveitou do assunto do momento para conseguir cliques!

Medicamento Paracetamol P-500 contém o vírus Machupo? Verdade O Mentira?

A notícia surgiu no começo de março de 2017 e rapidamente se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto, os médicos teriam afirmado que o medicamento Paracetamol com a descrição “P/500” estaria sendo vendido com o vírus Machupo, considerado um dos mais perigosos do mundo. O alerta, que pede para ser compartilhado para o maior número de pessoas, ainda avisa que essa nova versão do medicamento, muito mais branco e brilhante, tem uma alta taxa de mortalidade entre seus usuários!

Será que essa notícia é real?

Verdade ou Mentira?
Uma rápida lida no texto já nos mostra que esse alerta possui todas as características de um boato digital:

Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
Usa o apelo à autoridade para conquistar mais credibilidade;
Pede para ser compartilhado;
É escrito com um tom alarmista;
Não cita fontes;
O vírus Machupo existe?
O Machupo é um vírus real que provoca febre hemorrágica e pode ser fatal em 30% dos casos! Ela é transmitida através das fezes de um roedor típico da Bolívia e seu contágio entre humanos é bastante raro.
Apesar de ter sido descoberta na década de 30, a febre hemorrágica boliviana, também conhecida como tifo negro ou Febre Ordog, fez 20 vítimas em fevereiro e março de 2007 (3 delas fatais). No ano seguinte, foram notificados pelo menos 200 casos suspeitos (12 fatais) e apenas 2 casos confirmados em em novembro de 2011.

O vírus consegue sobreviver por até duas semanas em amostras de sangue, mas não suporta alguns minutos em ambientes secos. Isso já desmente o boato afirmando que ele estaria ativo dentro de comprimidos!

Cadê as fontes?
O alerta afirma que os médicos teria descoberto que o medicamento estaria contaminado, mas não cita nomes e/ou instituições que teriam feito os testes necessários. Nenhum jornal sério noticiou essa descoberta, o que torna o rumor muito mais suspeito! Afinal, um problemão desses certamente estaria na capa de todos os jornais…

Origens
Não conseguimos rastrear a origem dessa e-farsa, mas identificamos que esse texto nasceu em Angola, em 2015! Só que, na ocasião, o Paracetamol estaria contaminado com o vírus do Ebola!

Esse boato não se restringiu apenas aos países que falam português. Em fevereiro de 2017, o Ministério da Saúde da Malásia teve que vir a público para desmentir o rumor dos comprimidos de paracetamol contaminado com vírus em seu país.
Conclusão
Não espalhe esse tipo de corrente (e nenhum outro tipo, na verdade). Não há nenhum perigo do Paracetamol estar contaminado com o vírus Machupo!

Posted in Medicamento Paracetamol Contem Vírus? at março 7th, 2017. No Comments.

A Partir de março, jovens de 16 anos vão poder tirar carta de motorista? Verdade Ou Mentira?

Notícia espalhada nas redes sociais afirma que jovens com 16 anos de idade vão poder tirar carteira de motorista a partir de março de 2017! Será mesmo?

A manchete atraiu a atenção dos usuários do Facebook e do WhatsApp desde o dia 18 de fevereiro de 2017. De acordo com o texto, a partir de março de 2017, a idade mínima para tirar a CNH vai passar para 16 Anos!

A nova idade, segundo o que afirma a postagem, estaria de acordo com o código penal, que tornaria o jovem de 16 anos responsável pelos seus atos, podendo dirigir à vontade.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou Mentira?
A manchete, repleta de erros de gramática, é de um link que nos leva a um site que inventa notícias apenas para conseguir cliques.

Além disso, uma lida rápida no conteúdo da “notícia” e podemos notar que ele nada tem a ver com a manchete. O texto é uma mistura de um artigo de dezembro de 2008 com outros textos da mesma época sobre o aumento na procura para a retirada da carteira de motorista.

Projetos de Lei
Em 2010, a Câmara analisou o Projeto de Lei o Projeto de Lei 6934/10, que iria autorizar adolescentes emancipados, entre 16 e 18 anos, a obter habilitação de motorista.

Em 2012, o Projeto de Lei 4615/12 visava permitir a concessão de Carteira Nacional de Habilitação Especial ao maior de 16 anos de idade, desde que o responsável legal se comprometesse com as atitudes do condutor.

Nenhum desses projetos passou ainda e continua tudo como está: CNH só a partir dos 18 anos de idade!

Conclusão
A idade mínima para o pedido da carteira nacional de habilitação continua sendo 18 anos!

Os Simpsons previram a morte de Donald Trump? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o desenho animado Os Simpsons previu que o presidente dos Estados Unidos Donald Trump irá morrer em breve?

A revelação apareceu nas redes sociais no começo de fevereiro de 2017 e rapidamente se espalhou através de publicações em inúmeros sites e blogs. De acordo com o texto (acompanhado de uma imagem), os roteiristas de Os Simpsons teriam “previsto” que Trump irá morrer em breve!

Na imagem, aparentemente retirada de um episódio do desenho, podemos ver Donald Trump deitado em um caixão, com os olhos fechados e braços cruzados sobre a barriga. À frente, um segurança vigia o corpo…

O desenho ainda vem com o logotipo do jornal The Huffington Post, dando ainda mais credibilidade ao assunto.
Será verdade que Os Simpsons estão avisando que o presidente Trump irá morrer em breve, ou será que isso foi apenas mais uma das brincadeiras dos roteiristas desse desenho animado?

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdadeiro ou falso?
Apesar dos Simpsons terem essa fama de prever o futuro (algo que já desmentimos aqui, aqui, aqui, aqui e aqui), não há nada que comprove essa teoria. Sempre as supostas previsões aparecem depois que o fato ocorreu…

O que não foi o caso dessa “previsão” da morte de Donald Trump. Dessa vez, a imagem com a “premonição” foi divulgada antes do fato ocorrer.
Só que essa ilustração não é oficial, não foi feita pelos produtores de Os Simpsons!

Tudo começou em um vídeo publicado pelo canal de língua espanhola Badabun, no Youtube. O vídeo, que já tem mais de 1,4 milhão de visualizações, afirma que essa foto foi retirada do fórum 4Chan:
No WikiSimpsons, a maior biblioteca (ou uma das maiores) sobre a família amarela, não há nenhuma referência a esse episódio. São 10 participações e/ou menções de Donald Trump na série animada, mas nada sobre a sua morte. Isso demonstra que o episódio em questão nunca foi ao ar.

Aí você pode estar se perguntando: Será que esse seria um episódio inédito de uma nova temporada?

Não! Se fosse um episódio novo, não haveria a necessidade de se falsificar a imagem com a marca d’água do Huffington Post, né?

Uma busca no site do mencionado jornal e nada foi publicado a respeito.

Conclusão
Os Simpsons não previram a morte de Donald Trump. Alguém criou o desenho e o espalhou pela web juntamente com o logotipo de um jornal conhecido para conseguir mais credibilidade!

Posted in Os Simpsons Previram A Morte De Donald Trump at fevereiro 16th, 2017. No Comments.