Ilha em forma de uma pegada humana!!! Será que é Verdade Ou Mentira?

Linda fotografia mostra uma ilha com um formato bastante curioso! Conheça a ilha em forma de uma pegada humana e descubra se essa imagem é verdadeira ou falsa!

A foto circula desde maio de 2017 e já foi compartilhada diversas vezes através do WhatsApp e do Facebook. Nela podemos ver uma linda e aparentemente inexplorada ilha cujo o formato lembra (e muito) uma pegada gigante!

Será que essa fotografia é verdadeira? Será que essa ilha existe mesmo?

Verdade Ou Mentira?


A imagem é muito bacana, mas é falsa!

Na verdade, essa é uma ilustração feita misturando-se fotos reais com edições realizadas com a ajuda de softwares de edição em 3D pelo artista digital sul-africano Johan Swanepoel. No site ShutterStock podemos ver outros trabalhos desse fotógrafo/Photoshop.

Outras ilhas com formatos estranhos:
Já publicamos aqui no algumas pesquisas que fizemos com fotos de outras ilhas de formatos curiosos que pipocaram na web. Algumas são reais e outras são montagens. Por exemplo, falamos sobre a ilha em forma de coração, uma ilha em forma de violino e outras em forma de lua e estrela!

Conclusão:
A foto da ilha em forma de pegada gigante é uma montagem feita por um artista digital sul-africano!

Posted in Ilha Em Forma De Uma Pegada at outubro 17th, 2018. No Comments.

O Moradia Social vai dar um cômodo da sua casa pra um sem-teto se o Haddad ganhar? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o Projeto Moradia Social está nos planos de governo de Fernando Haddad e se ele ganhar as eleições de 2018 o governo vai confiscar um cômodo da sua casa para dar a um sem-teto?

O alerta surgiu nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupos de whatsApp. De acordo com o texto (que também se espalhou em forma de vídeo), o Partido dos Trabalhadores teria criado o “Moradia Social” e se o candidato Fernando Haddad ganhar as eleições, o Governo vai pegar um cômodo da casa de cada brasileiro para dar a um sem-teto.

O projeto, segundo o alerta, seria uma cópia do que teria sido feito na Fernando Haddad  para acabar com a falta de moradia. Assistentes sociais do Governo visitarão as casas para verificar as condições daquela moradia e, caso for comprovado que na sua casa tenha um cômodo não utilizado, o Governo poderá confiscá-lo para ser “ocupado socialmente”.

O texto avisa que, se caso o candidato Fernando Haddad vencer as eleições, o morador será compulsoriamente convidado a ceder esse cômodo para um sem-teto morar!

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?
O aviso alarmista que se espalhou através de grupos do WhatsApp ainda disponibiliza um link para o site da Câmara onde podemos ver que o Projeto Moradia Social existe mesmo, mas calma!

O Projeto de Lei 6342/09, de autoria dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Zezéu Ribeiro (PT-BA), visa a universalização do acesso à moradia, como determina o artigo 6º da Constituição.

Segundo o projeto:

“O Poder Público vai arcar com os custos do aluguel das moradias, que poderão ser imóveis públicos ou privados em condições adequadas de uso. Já os beneficiários pagarão as tarifas de serviços públicos da moradia, os impostos e taxas municipais e parte dos custos de manutenção do imóvel.”

O Projeto de Lei não fala nada sobre usar um cômodo de quem tem casa própria para ser usado por sem-terras.
Procuramos também esse projeto no plano de governo do candidato Fernando Haddad e não encontramos nenhuma menção a isso.

Vídeo anônimo mistura duas fake news:
No vídeo a respeito que foi bastante compartilhado através do WhatsApp, um homem sem nome faz essa “denúncia” e aproveita para misturar com outra fake news que já desmentimos aqui no E-farsas: A que Haddad (ou Ciro Gomes, na época) iria confiscar a poupança do brasileiro para criar o Poupança Fraterna. Como explicamos na época, o Projeto de Lei até existiu, mas foi proposta em 2004 e arquivada alguns anos depois.

Conclusão:
Não há no plano de governo do Candidato Haddad (e nem no do seu concorrente) um Projeto chamado Moradia Social. Um PL com esse nome está tramitando no Congresso, mas ele não fala sobre o confisco de um cômodo da sua casa para ser usado por sem-terras!

Vídeos mostram fábricas de ovos falsos de plástico! Será Verdade ou Mentira?

Será que os vídeos mostrando fábricas clandestinas de ovos falsos na China são verdadeiros ou falsos?

Os vídeos começaram a se espalhar através de grupos do WhatsApp na segunda quinzena de junho de 2018 e rapidamente ganhou vários compartilhamentos também no Facebook e no Twitter! Neles podemos ver o que parece ser uma fábrica de ovos de plástico!
De acordo com o texto que circula juntamente com os vídeos, a polícia chinesa teria fechado uma fábrica que fazia ovos artificiais a partir de materiais plásticos e resíduos humanos não comestíveis. A empresa (cujo o dono já havia sido preso) estaria exportando esses ovos falsos para todo o mundo e o texto pede para que isso seja compartilhado para avisar a todos do perigo de se consumir esse “alimento” inadvertidamente.

Será que esses vídeos são reais? Será mesmo que a China está exportando ovos de plástico para o mundo todo?

Verdade ou mentira?
Um dos vídeos foi feito em Dubai, em abril de 2018, e não tem nada a ver com a China. Na época, as autoridades locais explicaram que os ovos são de verdade e que a sua aparência “plastificada” se deve ao fato do alimento não estar muito fresco.

Quanto ao outro vídeo, trata-se realmente de uma fábrica de ovos falsos, mas antes que você se preocupe, a fábrica é de ovos de brinquedo!

O ovo é um tipo de massa de modelar, uma versão coreana da nossa Amoeba. Perceba que a marca da fábrica aparece na embalagem do produto:

Conclusão:
Os vídeos que circulam através de grupos do WhatsApp não são de fábricas clandestinas de ovos falsos para o consumo humano! Tratam-se de vídeos de situações diferentes e filmados em países diferentes!

Homem contrata garota de programa e descobre que ela é a sua esposa! Será? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia afirmando que um capixaba tomou um grande susto ao descobrir que a garota de programa que ele havia contratado era a sua esposa?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de junho de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, um homem de 46 anos de Bom Jesus do Norte (ES) teria contratado uma prostituta através de um serviço online, descobrindo (na hora do “vamo ver”) que a garota de programa era nada mais nada menos que a sua própria esposa!

O homem, que não teve a identidade revelada, estava casado há 17 anos e nunca desconfiou de nada, segundo o que diz na reportagem.

Será verdadeira a notícia afirmando que um capixaba tomou um grande susto ao descobrir que a garota de programa que ele havia contratado era a sua esposa?

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?
A reportagem não cita nomes, datas e tampouco dá provas da veracidade dos dados informados. Todas as publicações são derivadas de uma única postagem (que também não dá nenhuma prova de nada).

Lembrando que já publicamos aqui em novembro de 2016 a notícia falsa de uma garota de programa que teria fugido de um motel quando descobriu que seu cliente era o seu próprio namorado. A fake news foi uma brincadeira do site humorístico G17!
No dia 15 de junho de 2018, o jornal do Espírito Santo publicou em seu site a notícia do sujeito que teria descoberto da pior maneira que a sua própria esposa era uma garota de programa. A publicação foi apagada após os editores descobrirem que a história era falsa, mas a internet não esquece!Cada site que publicou essa notícia falsa usaram uma fotografia diferente para “ilustrar” a matéria. A imagem mais usada é uma que mostra um casal sentado em uma cama. Ela com as mãos entre as pernas e ele com uma das mãos tampando o rosto. Na verdade, essa fotografia é de agosto de 2014 e foi tirada na China, durante uma batida policial em um motel.

De acordo com a mídia chinesa, o casal de namorados foi confundido com um cliente e uma prostituta (a prostituição é um crime lá) e, após prestar depoimento, ambos foram liberados!

Outra das fotos usadas nessa fake news é de 2017 de um site de encontros e nada tem a ver com essa história:

Variações:
Ao mesmo tempo que essa história se espalhava pela web, outra versão corria lado a lado com uma “notícia” parecida. A diferença é que, dessa vez, o cliente teria contratado uma prostituta sem saber que ela era a sua própria filha!

Acontece que essa é uma versão brasileira de uma fake news nascida em inglês e, na versão de lá, o caso teria ocorrido no Zimbabwe.

Conclusão:
A notícia afirmando que um homem teria descoberto que a garota de programa que ele havia contratado era a sua própria esposa é falsa!

O WhatsApp vai doar R$1 para cada compartilhada para ajudar bebê que nasceu com 2 pênis? Verdade Ou Mentira?

É verdade que a cada vez que a foto de um bebê que nasceu com 2 pênis for compartilhada o WhatsApp vai ajudar com R$1 no tratamento dessa criança?

A imagem começou a se espalhar através de grupos do WhatsApp no final de junho de 2018 e pede para ser repassada a foto de um recém-nascido que nasceu com dois pênis. O áudio que acompanha a foto parece ter vindo de um religioso que explica que a cada vez que alguém compartilhar a imagem, o “zap” vai doar R$1,00 para ajudar no tratamento do bebê, pois ele precisa fazer uma cirurgia que custa R$18 mil!

Será que essa história é real?
Verdade ou mentira?
Leia a transcrição de uma das versões do áudio espalhado pelo WhatsApp:

“Meus irmãos, [aqui] é o irmão Antônio. Eu recebi essa mensagem, essa coisa trágica aqui de uma criança que tá hospitalizada e ela precisa de 18 mil reais pra fazer a cirurgia! A criança, se não ‘fazer’ a cirurgia logo, ela vai perder a vida e é 1 real. Um real de cada um de vocês que ‘passar’ essa mensagem pra frente. Não é você que vai pagar, não! É o Zap que vai pagar! O Zap vai pagar um real… eu gostaria que todos vocês colaborassem, por favor, por caridade. ‘Vamos’ passar pra frente aí, gente! Vamos ajudar essa criança fazer essa cirurgia senão ela vai desencarnar. Então, ‘vamos’ ajudar ela!”
Como você pode notar, o texto é vago e alarmista e não dá nenhuma dica de quando e onde o caso teria ocorrido!
Note que o método de disseminar o boato é o mesmo, só o que muda é que antes era pedido para se compartilhar por e-mail e agora é pelo WhatsApp.

Apelando para lado emocional do leitor (ou do ouvinte, no caso), o autor tenta convencer que a imagem em anexo seria de um bebê que está só aguardando a sua boa ação, mas não há nenhuma menção direta ao conteúdo da foto. O sujeito apenas fala que a criança está para morrer e, é claro, qualquer foto de um bebê doente serviria.

No caso da imagem de um recém-nascido com dois pênis, trata-se de um caso real de difalia, mas que aconteceu em 2014 na Índia. Ou seja, mesmo que essa campanha fosse real, a criança já estaria com 4 anos de idade…

Conclusão:
Não compartilhe esse tipo de corrente! o WhatsApp não ajuda ninguém através de campanhas de compartilhamentos.

Fieis Oram em posto de combustível pela volta da gasolina? Verdade Ou Mentira?

Será verdade ou mentira que um grupo de pessoas se reuniu para orar em um posto de combustível pela volta do abastecimento de álcool e gasolina? A imagem se espalhou através das redes sociais no final de maio de 2018 e mostra várias pessoas no que parece ser uma roda de oração em um posto de combustível. O texto que acompanha a imagem afirma que o grupo estaria orando pela volta da gasolina naquele posto, visto que o abastecimento estava prejudicado há dias com a paralisação dos caminhoneiros em todo o país!
Será que essa imagem é real? O grupo estava orando para conseguir gasolina?

Verdade ou Mentira?

Tratado como piada em algumas publicações, a imagem é real. No entanto, houve uma pequena deturpação na história que acompanha a fotografia.

O caso ocorreu na capital do estado de Pernambuco, Recife, no último final de semana de maio de 2018. De acordo com a jornalista pernambucana Tais Paranhos, a fotografia foi tirada em um posto de gasolina no bairro das Graças, no Recife.

Entramos em contato com a jornalista via WhatsApp, que nos confirmou que as pessoas da foto são fiéis da Igreja Episcopal que oraram pela melhora da situação do país!

Conclusão
A foto das pessoas orando em um posto de gasolina é real! Elas estavam orando não só pela gasolina, mas para que a situação do país melhore!

Acordar e levantar antes de 1 minuto e meio causa AVC? Verdade Ou Mentira?

É verdade que se você se levantar no meio da noite sem respeitar a lei do minuto e meio para se levantar pode sofrer um derrame?

O alerta surgiu em diversos grupos do WhatsApp no final de novembro de 2017 e de acordo com o texto, deve-se ter cuidado com a lei de um minuto e meio, que é cientificamente comprovado “ao acordar de repente” para urinar.

Segundo o alerta, recomenda-se esperar um minuto e meio antes de se levantar no meio da noite, pois esse seria o tempo necessário para que o cérebro seja irrigado corretamente. Dessa forma, diz o alerta, evita-se um acidente vascular cerebral!

Será que isso é verdade?

Verdade ou Mentira?
Não há nenhuma pesquisa científica sobre a “lei do minuto e meio”!

Somente por essa primeira pesquisa que fizemos, já poderíamos encerrar esse artigo e decretar esse alerta como falso, mas é melhor esclarecer mais algumas coisas a respeito desse tipo de corrente alarmista.
O texto que se espalhou através do WhatsApp possui todas as características de um boato virtual:

Possui um tom alarmista;
Inicia o texto com CAIXA ALTA para chamar atençao;
Não é datado;
Não possui fontes;
Trata de um assunto que atrai muitos leitores;
Pede para ser repassado;

Esse alerta afirma que a lei do minuto e meio é “cientificamente comprovado”, mas não mostra links para os estudos que comprovam cientificamente o que está sendo dito.

Logo a seguir, o texto diz que “o motivo mais provável[…]”. Ou seja, no parágrafo anterior era “cientificamente comprovado” e no seguinte é “mais provável que”. Vamos acreditar em um texto anônimo e sem nenhuma fonte?

Tontura ao se levantar:
Se o alerta é falso, por que sentimos tontura algumas vezes ao levantar?

O nome desse sintoma é Hipotensão Postural, quando a pressão arterial de uma pessoa cai abruptamente quando esta pessoa assume a posição de pé. É causado pelo acúmulo de sangue nas extremidades inferiores do corpo e é bastante comum, podendo ocorrer brevemente a qualquer pessoa. De acordo com sites médicos, esse sintoma é leve e sequer precisa de tratamento!

Ah! E não há nenhuma relação com AVC.

Conclusão:
Se você acordar no meio da noite, tenha cuidado em não sair tropeçando nos móveis no escuro! Quinas de móveis, tapetes, brinquedos… Quedas podem ser mais perigosas do que os perigos que esse alerta falso está avisando!

A 3M colocou 3 milhões dentro de vidro e quem quebrar leva? Verdade Ou Mentira?

É verdade que uma empresa está desafiando os pedestres com um vidro cheio de dinheiro e quem conseguir quebrar leva 3 milhões de dólares?

A imagem de um painel de vidro cheio de notas de dinheiro voltou a se espalhar através de grupos no WhatsApp na primeira semana de novembro de 2017. De acordo com o texto que se espalhou junto com a imagem, a empresa 3M teria colocado o painel com 3 milhões de dólares na calçada de uma avenida movimentada e quem conseguir quebrar o vidro (usando qualquer ferramenta ou método) poderá levar o dinheiro todo pra casa!

A ideia da 3M seria provar que seu novo vidro é completamente à prova de tudo!


Verdade ou Mentira?
A imagem é real, mas a história não é bem essa!
No começo de 2004, a 3M propôs um teste para provar a resistência que um vidro de segurança era inquebrável. Para isso, eles fizeram um sanduíche com uma pilha de dinheiro espremido entre dois vidros e colocaram o painel em uma parada de ônibus, em Toronto (Canadá). Quem conseguisse quebrar o vidro podia levar o dinheiro embora!

Só que, na verdade, não havia 3 milhões de dólares entre os vidros! A 3M confirmou dois anos depois que havia apenas US$ 500 de notas reais misturadas com dinheiro falso. Além disso, as pessoas só podiam tentar quebrar o vidro com chutes e pontapés e um segurança ficava ao lado do painel o tempo todo para garantir que ninguém trapaceasse.

A empresa disse que se alguém conseguisse quebrar os vidros dentro das regras iria receber os 3 milhões posteriormente, direto no escritório da agência que cuidou do concurso.

Vale lembrar que ninguém conseguiu quebrar o vidro!

Conclusão
A foto é real! A 3M propôs um desafio para quem conseguisse quebrar seus vidros de segurança com chutes, mas ninguém conseguiu levar o prêmio (que não estava entre os vidros)!

Posted in A 3M Clocou 3 Milhões Dentro De Um Vidro at novembro 23rd, 2017. No Comments.

Promoção da Nespresso dá cafeteiras grátis? Verdade Ou Mentira?

Site promete dar cafeteiras Nespresso gratuitamente para quem compartilhar a promoção para 10 amigos no WhatsApp! Será verdade?

A promoção começou a ser divulgada no dia 06 de julho de 2017 na web, se espalhando rapidamente através do WhatsApp. De acordo com o texto, acompanhado de um link, a Nespresso Brasil estaria dando aos clientes várias máquinas Nespresso Pro para testes.

No site da promoção, basta se verificar a disponibilidade para a sua região e compartilhar com 10 amigos para receber o grande prêmio.

Será que isso é verdade? Essa promoção é real?

Verdade ou Mentira?

A primeira coisa que chama a atenção no site da promoção é que a foto usada é a de uma máquina Nespresso Inissia e não da Nespresso Pro. Era de se esperar que a Nespresso não errasse um detalhe tão importante como esse, né?

Cuidado! Assassino promete matar mais 30 crianças! Verdade Ou Mentira?

Será verdade que um assassino perigoso está à solta e promete matar mais 30 crianças antes de ser pego pela polícia? Áudio no WhatsApp diz que sim!

O alerta apareceu no WhatsApp na primeira semana de abril de 2017 e rapidamente se espalhou através de outras redes sociais. No áudio, um radialista avisa aos ouvintes que um homem (o da foto) estaria foragido da polícia, mas que teria prometido matar mais de 30 crianças!
Juntamente com a foto do suspeito, uma imagem terrível de uma menina morta em cima de um pedra…

Será que esse alerta é real?

Verdade ou Mentira?
O áudio não corresponde às fotos!

Segundo apurou nosso colaborador Riomar Bruno (que também é um dos moderadores do nosso grupo no Facebook), a foto do homem é de um rapaz de 36 anos de idade que foi executado em março de 2017 na cidade de Tangará (RN)!

Curiosamente, essa mesma fotografia está em uma postagem feita no dia seguinte, de um motorista que foi preso em Foz do Iguaçu após ser apanhado transportando 21 tabletes de maconha.

Ou seja, é muito fácil atribuir uma ou mais fotos a qualquer acontecimento e gerar pânico na internet!

Quanto à imagem da criança morta, trata-se de um acidente automobilístico parece ter ocorrido em 2009 e nesse fórum podemos ver outras fotos dessa mesma tragédia (CUIDADO, IMAGENS FORTES)!

Conclusão:
O alerta do matador de crianças que se espalhou pelo WhatsApp é falso! Alguém pegou o áudio de um radialista, juntou duas fotos e criou mais essa e-farsa!