A Partir de março, jovens de 16 anos vão poder tirar carta de motorista? Verdade Ou Mentira?

Notícia espalhada nas redes sociais afirma que jovens com 16 anos de idade vão poder tirar carteira de motorista a partir de março de 2017! Será mesmo?

A manchete atraiu a atenção dos usuários do Facebook e do WhatsApp desde o dia 18 de fevereiro de 2017. De acordo com o texto, a partir de março de 2017, a idade mínima para tirar a CNH vai passar para 16 Anos!

A nova idade, segundo o que afirma a postagem, estaria de acordo com o código penal, que tornaria o jovem de 16 anos responsável pelos seus atos, podendo dirigir à vontade.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou Mentira?
A manchete, repleta de erros de gramática, é de um link que nos leva a um site que inventa notícias apenas para conseguir cliques.

Além disso, uma lida rápida no conteúdo da “notícia” e podemos notar que ele nada tem a ver com a manchete. O texto é uma mistura de um artigo de dezembro de 2008 com outros textos da mesma época sobre o aumento na procura para a retirada da carteira de motorista.

Projetos de Lei
Em 2010, a Câmara analisou o Projeto de Lei o Projeto de Lei 6934/10, que iria autorizar adolescentes emancipados, entre 16 e 18 anos, a obter habilitação de motorista.

Em 2012, o Projeto de Lei 4615/12 visava permitir a concessão de Carteira Nacional de Habilitação Especial ao maior de 16 anos de idade, desde que o responsável legal se comprometesse com as atitudes do condutor.

Nenhum desses projetos passou ainda e continua tudo como está: CNH só a partir dos 18 anos de idade!

Conclusão
A idade mínima para o pedido da carteira nacional de habilitação continua sendo 18 anos!

Leave a Reply

*