Boletim de urna mostra 777 votos e 9909 só pro Haddad! Será Verdade Ou Mentira?

Será verdade que um boletim de urna mostrou que dos 777 votos válidos 9909 foram para o candidato Fernando Haddad? Seria essa uma prova de fraude nas urnas?

A imagem começou a circular no final da tarde de 07 de outubro de 2018, logo após o encerramento das votações no Brasil. Nela podemos ver o resumo de um boletim de urna mostrando que houve 777 votos válidos, mas o candidato Fernando Haddad havia recebido 9909 votos!

O boletim de urna em questão tem o numero de correspondência 386.197 e os códigos verificadores 4.344.209.809 e 3.211.680.757.

Será que a imagem é real? Seria essa uma prova de fraude nas urnas eletrônicas?

Verdade ou mentira?
O Tribunal Superior Eleitoral ainda não liberou os arquivos das urnas eletrônicas para consulta, como vem fazendo desde as primeiras eleições feitas através do sistema eletrônico. Dessa forma, ainda não podemos comparar o conteúdo mostrado nessa imagem com o BU original.

Quem espalhou essa foto não disse em qual zona e/ou seção eleitoral ela teria ocorrido. Também não encontramos nenhuma ocorrência validando o ocorrido.

Apesar da falta de dados, podemos analisar algumas falhas deixadas na imagem, que já denunciam se tratar de uma montagem.

Em primeiro lugar, o boletim de urna não exibe em seu resumo os nomes dos candidatos que não tiveram votos. Podemos comparar a imagem com diversas fotos de boletins de urna de 2018 à disposição na web, como essa:

Ou até mesmo como essa, tirada pelo pesquisador do E-farsas, Gilmar Lopes, na seção onde trabalha como mesário voluntário:
Se a imagem fosse real, os candidatos Jair Bolsonaro e Geraldo Alckmin nem apareceriam no boletim.

Enquanto os dados não puderem ser comprovados no site do TSE, podemos verificar que houve manipulação na imagem que circula pela web. Só como exemplo, podemos verificar que os números do resumo – diferente de um boletim de urna real – não estão alinhados:

Podemos perceber também que justamente a linha do resultado do candidato Jair Bolsonaro possui marcas de adulteração:

A foto original:


Graças aos nossos atentos leitores, descobrimos que o boletim de urna original é o da cidade japonesa de Nagoya.

Conclusão:
Estamos aguardando os dados serem disponibilizados pelo TSE para conferirmos os números reais desse boletim de urna, mas numa rápida análise já podemos afirmar que se trata de uma montagem.