Obesidade infantil – Verdades e mentiras!!!

[adrotate banner=”2″]

É comum que os pais tenham dúvidas sobre como agir para estimular que os filhos desenvolvam hábitos saudáveis. Muitas vezes, o apego à sabedoria popular é grande e tomar algumas decisões sem ter a confirmação de um especialista pode custar caro. Para esclarecer incertezas sobre obesidade infantil, a endocrinologista Cintia Cercato, da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica, responde o que é mito e o que é verdade sobre o tema. Confira:

“Sou obeso. Meu filho tem mais chances de também ser”

Verdade. Se um dos pais é obeso a criança tem 40% de chance de desenvolver o problema. Se os dois pais, a probabilidade cresce para 80%.

“Bebê saudável é bebê gordinho”

Mito. Os problemas do excesso de peso são uma realidade em qualquer idade. Estudos mostram que placas de gordura se formam nas artérias desde a infância.

“Toda criança obesa será um adulto obeso”

Mito. Há muita probabilidade, mas esse risco aumenta em idades maiores. Crianças menores, se tiverem os hábitos modificados desde cedo, podem evitar que o problema se estenda até a vida adulta.

“Emagrecer é apenas uma questão de força de vontade”

Mito. A fisiopatologia da obesidade é complexa e envolve vários fatores como a genética. Em casos extremo,s pode ser necessário tratamento com medicamentos.

“Toda criança obesa ingere grandes quantidades de comida”

Mito. Mas ingere mais do que ela precisa. Existem pessoas com metabolismo lento ou maior facilidade de estocar gordura.

“Para meu filho emagrecer, preciso cortar os carboidratos e doces da alimentação”

Mito. As crianças podem emagrecer comendo de tudo, mas é preciso ter um padrão alimentar saudável e guloseimas podem ser consumidas eventualmente com moderação.

“Jogos eletrônicos, como wii, ajudam a queimar calorias”

Verdade. Wii não é a mesma coisa que praticar esporte, mas certamente é bem melhor do que o sedentarismo da criança na frente de TV, computadores e outros jogos eletrônicos.

“O ganho de gordura de uma criança até os 4 anos de idade tende a determina se ela será um adulto obeso”

Verdade. Nesta fase, ocorre aumento do número de células de gordura, mas se os hábitos forem modificados precocemente pode-se evitar a obesidade na idade adulta.

“Criança não pode fazer musculação”

Verdade. Idealmente, a musculação deve ser indicada após os 15 anos de idade, quando o ganho de altura está completo.

“Criança não pode fazer dieta”

Mito. Criança pode fazer dieta, mas não precisa ser uma dieta chata em que não se pode comer nada. O certo é ensinar a comer de tudo com moderação. Na minha opinião, a melhor dieta para crianças e adolescentes é a dos pontos.

 

Posted in Doenças, Mentiras, Mitos, Obesidade Infantil, Verdades at junho 8th, 2012. No Comments.