Frio agrava dores no corpo, principalmente na coluna: verdade ou mentira?

frio-agrava-dores-no-corpo-principalmente-na-coluna-verdade-ou-mentira

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 80% da população mundial, sentirá dores na coluna em algum momento da vida. Quem já faz parte deste público, costuma relatar que sente mais dores no corpo com a chegada do frio. No entanto, será mesmo que as dores aumentam devido à temperatura amena?

Segundo o médico ortopedista da Unimed Costa Oeste, Marco Antônio Ribeiro, o que acontece é que com o frio, a musculatura fica mais contraída e por isso as dores aumentam. “Outro motivo está relacionado a contração involuntária dos músculos, pois no frio, a musculatura permanece em constante reação de defesa, realizando uma contração involuntária para aumentar a temperatura, aquecendo o organismo”, explica. Quem sofre mais com as temperaturas mais baixas são os idosos e sedentários, pois os músculos ficam mais fracos e “curtos”.

O que fazer?

Para diminuir as dores no Inverno, o especialista indica a prática de exercícios físicos regulares e a realização de alongamentos diários, feitos por mais tempo e com muito cuidado. “Relaxantes musculares, indicados por médicos , também aliviam as dores. No entanto, se o incômodo persistir por muito tempo, o especialista deve ser visitado”, finaliza Ribeiro.

[adrotate banner=”5″]

Posted in Frio Agrava As Dores No Corpo at agosto 4th, 2015. No Comments.