Queda dos cabelos – Confira as respostas de médicos às dúvidas mais comuns sobre o problema

[adrotate banner=”5″]

A maioria das mulheres que sofre com a queda de cabelo acredita na possibilidade de ficar careca. Quer passar longe desse mal? Confira as respostas de médicos às dúvidas mais comuns sobre o problema

Um estudo realizado na Universidade de Bologna, na Itália, concluiu que quem sofre de queda de cabelo – mais de 30% da população feminina mundial – teme a possibilidade de ficar careca. Para passar longe desse mal, confira algumas dicas e esclareça suas dúvidas.

1. A queda de cabelo dá sinais durante o banho ou no travesseiro

VERDADEIRO. As duas situações podem revelar o problema, mas lembre-se: é normal perder cerca de 100 fios de cabelo por dia. Como não dá para contar, apenas observe.
Se o volume de fios caídos aumentar, procure um médico.

2. Lavar o cabelo todos os dias provoca a queda dos fios

FALSO. Deixar de lavá-lo acreditando nisso pode causar ou piorar um quadro de caspa. O ideal é lavar o cabelo dia sim, dia não. Mas lavar diariamente não prejudica as raízes nem os fios e é fundamental para quem tem cabelo oleoso ou pratica esportes.

3. Menstruação faz cair cabelo

FALSO. O desequilíbrio hormonal é o que influencia, principalmente na fase pré-menstrual. O problema também pode surgir na menopausa, na puberdade e depois da gestação.

4. Estresse pode desencadear o problema

VERDADEIRO. O estresse é um grande motivador porque faz o corpo produzir substâncias químicas que interrompem o crescimento dos cabelos.

5. Anticoncepcional, remédios ou vitamina A misturados ao xampu combatem a queda e fazem o cabelo crescer

FALSO. Nenhum desses modismos funciona, pois eles não penetram nos fios ao serem aplicados externamente.

6. Cortar as pontas fortifica e ajuda a evitar a queda de cabelo

FALSO. As pontas não têm influência no crescimento dos fios. Diferentemente das plantas, a raiz não sabe o que acontece nas pontas porque não há nenhuma ligação entre elas. Cortar as pontas do cabelo só resolve o problema de pontas duplas.

7. Dormir de cabelo molhado aumenta as chances de queda

FALSO. A raiz não se encharca com a umidade dos fios. O único mal que pode causar é resfriado. Mas tome cuidado com a água muito quente que pode, sim, piorar o problema.

8. Escova e chapinha causam queda

DEPENDE. Tanto a escova como a chapinha podem enfraquecer os fios se forem feitas excessivamente. Se a frequência desses procedimentos for dia sim, dia não, não há grandes problemas. O problema seria escovar o cabelo com muita violência.

9. Megahair enfraquece os fios

VERDADEIRO. A raiz fica machucada e o cabelo cai por causa da força que os fios “puxados” fazem. Esse problema também pode acontecer com mulheres que prendem o cabelo todos os dias.

10. Problemas no couro cabeludo têm relação com queda capilar

VERDADEIRO. O mais comum é a caspa. Os mais raros são psoríase (áreas avermelhadas sobrepostas de escamas que podem ou não coçar) e infecção provocada por fungos (micose), mais comuns em crianças.

11. Comer errado faz perder cabelo

VERDADEIRO. Carência de vitaminas e nutrientes como ferro, zinco, biotina e alguns aminoácidos enfraquece os fios. Já as vitaminas A e E, o complexo B e o cálcio têm relação direta com fios saudáveis.

12. Se o cabelo da minha mãe cai, o meu pode cair também

VERDADEIRO. A calvície pode ser hereditária e não tem cura. É diferente da queda, que é normal e não gera preocupação.

Fontes: Ligia Kogos, dermatologista, e Ademir Júnior e Valcinir Bedin, tricologistas

Posted in dos Cabelos, Medicamento, Medicina, Saúde at setembro 28th, 2012. No Comments.

Pílula anticoncepcional – Conheça as verdades e mentiras sobre o medicamento feminino


[adrotate banner=”2″]Desde a década de 60, a pílula anticoncepcional passou a fazer parte do universo feminino. Com a evolução da medicina, o método tornou-se mais seguro, com dosagens hormonais menores, sendo bastante utilizado pelas mulheres. No entanto, até hoje algumas dúvidas permanecem quanto aos efeitos da utilização do anticoncepcional oral.

Considerando algumas das perguntas mais frequentes, a ginecologista e obstetra Denise Gomes, diretora médica da Plena Clínica, esclarece o que é mito e verdade.

Mudança de humor é decorrente do uso da pílula?

Mito! As mudanças hormonais típicas da menstruação causam muitas alterações do humor, e a pílula é um excelente tratamento para isso, deixando o humor da mulher estável.

O anticoncepcional pode afetar o desejo sexual da mulher?

Verdade! A perda da libido pode ocorrer devido ao uso do anticoncepcional, uma vez que ele interfere na concentração do hormônio testosterona. Caso esse sintoma seja notado, o recomendável é procurar o médico para que ele oriente o que fazer diante dessa situação.

É possível emendar duas cartelas para não menstruar?

Verdade! Algumas mulheres tomam uma cartela atrás da outra com o intuito de não menstruar. Essa prática não interfere na eficácia do anticoncepcional. No entanto, se esse procedimento for repetido mais de uma vez, é importante avisar o ginecologista.

O uso da pílula pode causar celulite?

Mito! A celulite está relacionada ao acúmulo de gordura e a uma predisposição genética. Quando há retenção de líquido, o inchaço provoca a sensação de que a celulite aumentou. Nesse caso, o médico deve ser consultado.

Quem toma a pílula por muito tempo tem dificuldade de engravidar?

Mito! O que pode acontecer com as mulheres que tomam o contraceptivo oral por muitos anos é demorar um pouco mais para engravidar, pois voltam a ovular, em média, 3 meses após a suspensão do método.

Segundo a ginecologista Denise Gomes, a infertilidade é menor entre as mulheres que consomem o anticoncepcional. Ela explica que, devido ao uso prolongado do anticoncepcional, os hormônios podem ficar acumulados nas células de gordura, sendo liberados no organismo mesmo depois de cessado o consumo da pílula.

Pílula provoca acne?

Mito! As substâncias presentes no anticoncepcional ajudam a equilibrar os hormônios masculinos que provocam as espinhas. Em alguns casos, a pílula é até recomendada como tratamento para prevenir a acne e diminuir a oleosidade da pele.

Quem usa pílula engorda?

Mito! Atualmente as novas pílulas apresentam baixa dosagem hormonal. Se a pessoa está sentindo seu corpo pesado, o motivo é outro, não tem a ver com o uso contínuo da pílula. Em alguns casos, o inchaço decorrente da retenção de líquido pode ser confundido com o ganho do peso.

Posted in Medicamento, Pílula Anticoncepcional at setembro 25th, 2012. 4 Comments.