Halterofilista cai em cima dos pesos e parte a sua coluna em 2! Será? Verdade Ou Mentira?

Será verdade a história do homem que desmaiou enquanto treinava e acabou caindo em cima dos pesos, na academia, fraturando a coluna no meio?

O vídeo apareceu nas redes sociais e em vários portais de notícia no começo da segunda quinzena de janeiro de 2017. Nele podemos ver um homem treinando em uma academia e, após tentar levantar uma certa quantidade de pesos, parece se desequilibrar caindo com tudo em cima da barra.

De acordo com o texto que acompanha esse vídeo, o acidente teria ocorrido em uma academia na China e o sujeito teve a sua coluna partida em duas!

Nas imagens feitas por uma câmera de segurança podemos ver a dor estampada no rosto do homem e, além disso, uma imagem da espinha quebrada no que parece ser o raio-x do azarado!

Mas será que isso é verdade mesmo?

Verdade ou farsa?
Apesar dessa notícia ter se espalhado rapidamente através das redes sociais (sendo empurrada por publicações em grandes portais como o Blog Not Found, d’O Globo), ela é falsa!

A primeira coisa que chama a atenção é a falta de informações a respeito dos envolvidos. Não se sabe em que local da China e nem quando o fato teria ocorrido e tampouco o nome do rapaz.

O nome da academia? Também ninguém parece saber…

Além disso, a foto da coluna partida no meio é uma montagem simples: Alguém cortou uma imagem no meio e colou as partes desalinhadas. Podemos ver abaixo a mesma imagem clareada onde a montagem fica evidente:

Em uma ampliação do “raio-x” podemos ver as emendas da montagem:

Aqui fizemos apenas uma “montagem em cima da montagem” apenas para mostrar como seria a imagem original:

A verdade é que o rapaz desmaiou mesmo, mas a sua queda se deu por causa de uma hipoglicemia e ele não quebrou a espinha como muitos estão dizendo!

Um dos amigos do moço tranquilizou os amigos em seu perfil num microblog chinês:

E a academia onde ele treina também explicou que tudo não passou de um susto:

O site Saishi8 (além de vários outros, em chinês, como o Sports163) desmentiu essa história, mas mesmo assim alerta para o perigo de se praticar o levantamento de pesos sem se tomar as medidas de segurança!

A página da loja de suplementos e artigos esportivos Dee Sup (que foi uma das primeiras a publicar essa história no Facebook) fez uma postagem no dia 11 de janeiro de 2017, pedindo desculpas pelas informações erradas:

Conclusão:
Um homem na China desmaiou enquanto treinava em uma academia e acabou caindo em cima dos halteres, mas ele não partiu a coluna em 2! De qualquer forma, é bom sempre tomar cuidado ao se praticar esportes!

Leave a Reply

*