Manteiga de amendoim: é saudável ou engorda? Verdade ou Mentira?

manteiga-de-amendoim-e-saudavel-ou-engorda-verdade-ou-mentira

 

A manteiga de amendoim é uma pasta densa feita de amendoim, gorduras, açúcar e sal, ingredientes suficientes para deixar qualquer pessoa desconfiada. Mas a verdade é que manteiga de amendoim não é uma entidade única e imutável, e a composição do interior dos frascos pode mudar radicalmente de uma marca para outra. O importante é perceber se a manteiga que está a comprar é “industrializada, carregada de açúcar e conservantes”, ou não, porque é isso que pode tornar um produto saudável num muito mau.
O problema está na “forma como normalmente nos é vendida a manteiga e amendoim”, explica Alice Couto, nutricionista do Holmes Place, que falou com a NiT. “Se olharmos para os rótulos dos frascos verificamos que não é só amendoim e sal que fazem parte da lista de ingredientes. São acrescentados açúcares, gorduras trans, que são as más, e sal em demasia”. Este tipo de pasta de amendoim faz-lhe ganhar gordura localizada e promove o aumento de peso.

Agora, se optarmos por uma opção caseira, ou de uma loja biológica, então a coisa muda radicalmente, porque esta manteiga de amendoim, a saudável, “é rica em gorduras boas, que são as monoinsaturadas e polinsaturadas”, explica a nutricionista. “São estas gorduras que permitem baixar o colesterol LDL, que é o mau, e prevenir o risco de doenças cardiovasculares”, acrescenta. Além disso, esta manteiga é muito rica em proteína, hidratos de carbono complexos, vitaminas e antioxidantes.
Mas há uma característica presente em qualquer manteiga de amendoim: todas são muito calóricas, logo, se não forem ingeridas na forma e altura certas podem significar um aporte calórico exagerado, que leva a um aumento de peso. Isto acontece porque o amendoim é uma oleaginosa, que tem muita gordura.”

Por isso, o importante é saber como usar este produto —”nunca em pão branco” — e apenas duas colheres de sopa por dia, tendo em conta que “cerca de 60 gramas, que equivalem a três colheres de sopa, tem 340 calorias”.

A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, porque fornece muita energia, mas também “como complemento de uma refeição, ou para saciar a vontade de comer doces, sendo que o ideal é consumir apenas umas colher em pão integral, ou pura”. Para quem quer ganhar peso, o ideal é comer uma colher de pasta de amendoim “a cada refeição ao longo do dia, incluindo na pré-treino e ceia antes de dormir”, conta Alice Couto.
Para saber as principais vantagens e conhecer a receita caseira de manteiga de amendoim de Alice Couto, carregue na imagem acima.
[adrotate banner=”5″]

Posted in Manteiga De Amendoim E Saudável Ou Engorda by Neuma at novembro 19th, 2015.
Tags: , , ,

One Response to “Manteiga de amendoim: é saudável ou engorda? Verdade ou Mentira?”

  1. O problema esta na “forma como normalmente nos e vendida a manteiga e amendoim”, explica Alice Couto.

Leave a Reply

*