Quando você Deve Mentir ou Falar a Verdade Para o Seu Companheiro?

quando-você-deve-mentir-ou-falar-a-verdade-para-o-seu-compaanheiro

 

Apesar de a sinceridade ser essencial no casal, quando atinge níveis extremos também pode trazer problemas.
Os psicólogos concordam que a sinceridade é um dos principais pilares dos relacionamentos amorosos. Mas, a sinceridade extrema também pode trazer problemas para o casal.
Marianne Dainton, professora na Universidade La Salle, na Filadélfia, realizou dezenas de estudos sobre a comunicação nas relações de casal e explicou, num artigo para o Wall Street Journal, que os casais mais sinceros são, normalmente, os menos felizes.

Como destaca o El Confidencial, gostemos ou não, há mentiras que têm de existir de vez em quando. Que são todas as que dizemos com a intenção de proteger a pessoa de quem gostamos, ou a nós mesmos, de uma situação desfavorável para ambos que surgiria se contássemos a verdade.

Mas como a linha que separa as mentiras piedosas das mentiras mal-intencionadas nem sempre é clara, o El Confidencial falou com especialistas para tentar perceber em que situações é que se pode ou não mentir.

Sobre o que é que se pode mentir? Tudo aquilo que possa aborrecer o nosso parceiro e que não está nas nossas mãos. Como sublinha o psicólogo Esteban Cañamares: “Tudo o que tenha a ver com estética”. Como quando o seu parceiro lhe pergunta se está gordo ou magro ou se tem as pernas mais bonitas que já viu. Mesmo que não seja totalmente verdade é preferível dizer o que a outra pessoa quer ouvir e evitar uma discussão.

O mesmo se aplica quando é apanhado a olhar para alguém que vai a passar na rua, quando questionado, é melhor não admitir que estava a apreciar o corpo ou a beleza de outra pessoa.

Sobre o que é que não se pode mentir? Nunca deve enganar o seu parceiro ou omitir a verdade para esconder alguma coisa que tenha feito ou que não quer que se saiba. Este tipo de mentiras é egoísta e acaba por minar o relacionamento. Nunca deve mentir em relação a vícios, problemas de saúde ou assuntos financeiros.

No que toca à infidelidade o tema é mais complexo. Depende também do relacionamento que tem com o seu parceiro. Mas, geralmente, se teve um caso pontual que não lhe diz nada poderia deixá-lo passar, mas se isso teve algum significado para si, faria bem não ser cobarde e enfrentar o problema.

Acima de tudo, deve procurar tratar os outros como gostaria que o tratassem a si. E isto também se aplica às mentiras e verdades que gostaria ou não de ouvir.
[adrotate banner=”5″]

Posted in Mentira by Neuma at dezembro 17th, 2015.
Tags: , , , , , ,

Leave a Reply

*