Água com açúcar acalma? Verdade ou mentira

[adrotate banner=”5″]

Mentira

Não, essa receita antiga, usada para acalmar pessoas que passaram por alguma situação de susto e tensão não passa de crendice popular. “Quando o açúcar é metabolizado pelo organismo, ele se transforma principalmente em glicose, que é uma fonte de energia e não tem nenhum efeito tranqüilizante ou sedativo”, diz a endocrinologista Adriana Teloglia, professora do Centro Universitário São Camilo, de São Paulo.

“Apesar disso, o açúcar pode provocar uma sensação de bem-estar por causa da produção de certos neurotransmissores, como a serotonina. Essa sensação de bem-estar é muitas vezes confundida com o tal efeito relaxante que muita gente acredita que a mistura de água com açúcar tem”, diz a farmacêutica mineira Denise Polato de Lima. Ao mesmo tempo, a ingestão do líquido pode ter um bom efeito psicológico e acabar funcionando como um placebo, acalmando por auto-sugestão.

Os especialistas afirmam, no entanto, que contar até dez ou respirar fundo por alguns minutos são técnicas muito mais eficazes para conter o nervosismo e recuperar a tranqüilidade. Outra saída é recorrer a alguns calmantes naturais, como os chás de camomila ou de erva-doce.

Posted in Mentira at novembro 11th, 2010. No Comments.

Verdade ou mentira – Comer chocolate dar espinhas

[adrotate banner=”5″]

Poucos alimentos geram tanta culpa quanto essa deliciosa mescla de cacau e açúcar. Mas não há motivo para tanto sofrimento.
É verdade que, consumida em excesso, a iguaria pode engordar. Mas não é o caso de culpá-la pelas desagradáveis espinhas que insistem em pipocar no seu rosto. “ não está comprovado que chocolate causa acne”, diz a médica dermatologista Márcia Oliveira de Miranda, de Belo Horizonte.

Segundo ela, a doença ocorre por uma predisposição genética que costuma se manisfestar na adolêscencia, quando os hormônios estão em polvorosa. O problema começa com o entupimento do folículo piloso, onde crescem os pelos. Basctérias proliferam, o local inflama e a denada da espinha aparece. Segundo a médica, fatores como ansiedade e estresse podem agravar o quadro, por que estimulam a glândula sebácea a produzir mais óleo. Mas não há evidências da pele.

“Na prática, alguns pacientes observam que a acne piora quando comem certos alimentos. Mas isso não foi comprovado cientificamente”, diz.

Dietas ricas em glicose também estão na mira dos estudos, embora não haja nada conclusivo. Quando ao chocolate, o mais provável é que ele seja um bode expiatório. Pessoas ansiosas jogam a culpa nas caixas de bombons que comem, sem perceber que a ansiedade é que as deixou com cara de Chokito.

A acne surge por causa de fatores genéticos pode ser agravada pelo estresse: o chocolate é so um bode expiatório.

Posted in Padão at julho 29th, 2010. No Comments.