Fake News – Bill Gates é alvo de desinformação durante a pandemia da COVID-19

Mais de 60 desses boatos ligam o bilionário a teorias da conspiração sobre vacinas (Crédito: World Economic Forum/swiss-image.ch)

O fundador da Microsoft, Bill Gates, é um dos principais alvos de Fake News durante a pandemia. De janeiro até 5 de julho, aconteceram 145 verificações de boatos quem ligam o empresário à covid-19. Segundo um levantamento da Agência Lupa, as informações circularam por pelo menos 38 países.

Mais de 60 desses boatos ligam o bilionário a teorias da conspiração sobre vacinas. A Fundação Bill & Melinda Gates, organização não-governamental, anunciou, em abril, que financiaria uma das 139 vacinas que estão sendo desenvolvidas contra o coronavírus.

A vacina INO-4800, da empresa farmacêutica Inovio, foi a escolhida pela fundação. Entre as histórias inverídicas, o empresário é citado como criador da covid-19 para faturar com a imunização, que já estaria pronta, e que a vacina seria um adesivo com um chip para monitorar a população.

Segundo a reportagem, no Brasil, essa foi a teoria mais compartilhada. No entanto, aqui ainda foi adicionada a informação de que o chip seria conectado com a tecnologia 5G. Também foi alegado que Gates teria escrito uma carta aberta onde afirma que a pandemia tem um proposito espiritual.

A pesquisa foi desenvolvida com dados das inciativas Coronavirus Facts Alliance e CoronaVerificado. Checadores dos Estados Unidos (34), Espanha (12), Itália (12) e Argentina (7) foram os que mais verificaram esses conteúdos.

Posted in Padão at julho 7th, 2020. No Comments.