Um homem achou U$7 milhões escondidos no armário que ele comprou por U$500? Verdade Ou Mentira?

É verdade que um homem encontrou 7 milhões de dólares escondidos em um armário que ele comprou usado por apenas 500 dólares em um leilão?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs no final de novembro de 2018 e conta a história do empresário sortudo que teria comprado um armário em um leilão por US$ 500 (cerca de R$ 1.900) e teria descoberto mais de US$ 7,5 milhões (cerca de R$ 28,3 milhões) em dinheiro escondidos dentro do móvel!

Será que isso é verdade ou mentira?

 

Aretha Franklin Hearse

 

Verdade ou mentira?
Dan Dotson, leiloeiro no programa “Storage Wars” (“Quem Dá Mais”, aqui no Brasil), disse em entrevistas que uma mulher lhe contou essa história estranha. No relato, a mulher teria afirmado que seu marido havia comprado um armário em um leilão promovido pelo próprio Dotson e, para a surpresa de todos, dentro do móvel havia um cofre com mais de sete milhões de dólares!

O leiloeiro disse também que, após a divulgação da descoberta do tesouro, os advogados dos antigos donos do armário ofereceram uma recompensa pela recuperação do dinheiro e que o comprador anônimo aceitou a proposta após dobrar o prêmio.

O comprador do móvel só teria aceitado devolver a grana (por medo do dinheiro ser de origem da máfia ou de traficantes) após receber a recompensa de U$1,2 milhão.

Cá entre nós, é meio difícil de acreditar nessa história, visto que não não há relatos além dos do próprio Dan Dotson. Além disso, como alguém leva a leilão um armário sem verificar o seu interior?

Histórico manchado:

O reality show Storage Wars estreou a sua 12ª temporada nos Estados Unidos em novembro de 2018, o que levanta suspeitas de que o assunto do tal armário milionário tenha surgido nesse momento como um golpe de marketing para atrair mais espectadores para o programa. Se isso for apenas um golpe publicitário, essa não seria a primeira vez que o programa teria sido alvo de acusações de fraude. Em dezembro de 2012, o Dave Hester – um dos participantes – entrou com uma ação contra o A&E (a emissora do reality show) e sua produção, alegando que os produtores haviam plantado itens em armários antes das gravações. A emissora não se defendeu das acusações, mas alegou que as provas que a acusação tinha não se aplicavam para TVs a cabo (visto que canais por assinatura surgiram antes da “Lei de TV”) e, em março de 2013, obteve uma vitória parcial na ação e Hester foi condenado a pagar os honorários advocatícios para A&E (além de ser demitido da emissora).
Em setembro de 2013, Hester teve um de seus pedidos aprovados pela Suprema Corte de Los Angeles, que decidiu que a sua demissão foi injusta e exigiu a volta do comprador ao programa. O produtor executivo Thom Beers declarou, em 2011, que a grande maioria dos armários de armazenamento investigados durante a produção não contém nada de interessante e, por isso, não aparece na edição final do show. O mesmo Thom Beers admitiu, em 2012, que metade das histórias que aparecem no program é roteirizado e que muitos itens são comprados (e re-comprados) pela mesma pessoa.

Conclusão:
A notícia afirmando que um homem encontrou sete milhões de dólares em um armário antigo que ele havia comprado por U$500 tem como fonte apenas uma pessoa e, por isso, não temos como comprovar (e nem como negar). É uma grande coincidência o assunto surgir exatamente no mês da reestreia do reality show!

Homem contrata garota de programa e descobre que ela é a sua esposa! Será? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia afirmando que um capixaba tomou um grande susto ao descobrir que a garota de programa que ele havia contratado era a sua esposa?

A notícia surgiu em diversos sites e blogs na segunda quinzena de junho de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupos do WhatsApp. De acordo com o texto, um homem de 46 anos de Bom Jesus do Norte (ES) teria contratado uma prostituta através de um serviço online, descobrindo (na hora do “vamo ver”) que a garota de programa era nada mais nada menos que a sua própria esposa!

O homem, que não teve a identidade revelada, estava casado há 17 anos e nunca desconfiou de nada, segundo o que diz na reportagem.

Será verdadeira a notícia afirmando que um capixaba tomou um grande susto ao descobrir que a garota de programa que ele havia contratado era a sua esposa?

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?
A reportagem não cita nomes, datas e tampouco dá provas da veracidade dos dados informados. Todas as publicações são derivadas de uma única postagem (que também não dá nenhuma prova de nada).

Lembrando que já publicamos aqui em novembro de 2016 a notícia falsa de uma garota de programa que teria fugido de um motel quando descobriu que seu cliente era o seu próprio namorado. A fake news foi uma brincadeira do site humorístico G17!
No dia 15 de junho de 2018, o jornal do Espírito Santo publicou em seu site a notícia do sujeito que teria descoberto da pior maneira que a sua própria esposa era uma garota de programa. A publicação foi apagada após os editores descobrirem que a história era falsa, mas a internet não esquece!Cada site que publicou essa notícia falsa usaram uma fotografia diferente para “ilustrar” a matéria. A imagem mais usada é uma que mostra um casal sentado em uma cama. Ela com as mãos entre as pernas e ele com uma das mãos tampando o rosto. Na verdade, essa fotografia é de agosto de 2014 e foi tirada na China, durante uma batida policial em um motel.

De acordo com a mídia chinesa, o casal de namorados foi confundido com um cliente e uma prostituta (a prostituição é um crime lá) e, após prestar depoimento, ambos foram liberados!

Outra das fotos usadas nessa fake news é de 2017 de um site de encontros e nada tem a ver com essa história:

Variações:
Ao mesmo tempo que essa história se espalhava pela web, outra versão corria lado a lado com uma “notícia” parecida. A diferença é que, dessa vez, o cliente teria contratado uma prostituta sem saber que ela era a sua própria filha!

Acontece que essa é uma versão brasileira de uma fake news nascida em inglês e, na versão de lá, o caso teria ocorrido no Zimbabwe.

Conclusão:
A notícia afirmando que um homem teria descoberto que a garota de programa que ele havia contratado era a sua própria esposa é falsa!

Juiz decreta prisão de Idosa que reagiu e matou assaltante! Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia do juiz que teria decretado a prisão de uma idosa por ela ter reagido a um assalto e matado o assaltante menor?

A notícia ganhou força na segunda quinzena de abril de 2017 e rapidamente se espalhou através de vários sites e blogs policiais. De acordo com o texto, uma senhora de 87 anos de idade estaria presa no Distrito Policial de Barrinha (SP) sob as acusações de homicídio e posse ilegal de arma!

A senhora, que teria afirmado em entrevista que já havia sido assaltada outras 15 vezes por esse bandido, teria matado o assaltante menor de idade Márcio Nadal Machado, ao se defender do assalto. O menor teria sido morto com três tiros pela aposentada depois dele ter invadido o apartamento dela.
Juntamente com a notícia, podemos ver fotos da idosa no momento da prisão e do garoto caído no chão, já sem vida!

Será que essa notícia é Verdade ou Mentira?


Verdade ou Mentira?
A notícia apareceu em diversos blogs pequenos, especializados em disseminar notícias não verificadas, como o Sobral 24 horas. Rapidamente, outros sites e blogs começam a replicar a história, sem a mínima preocupação da veracidade do que está sendo publicado.

Assim nascem os boatos…

O primeiro detalhe que chama atenção nessa “reportagem” é que o nome da senhora não é citado nenhuma vez. Falam o nome do assaltante, o nome do delegado, mas não falam nenhuma vez o nome da detenta.

Além disso, o assaltante é tratado como “menor de idade” no começo da matéria, mas logo em seguida é afirmado que ele tinha 33 anos de idade quando foi morto. O curioso é que o texto apresenta o mesmo teor (é quase igual) a outra notícia de dezembro de 2016, só que – na ocasião – quem havia reagido ao assalto era um senhor e não uma mulher. Alguém pegou o mesmo texto e fez uma adaptação. Uma busca pelo nome do bandido, nos remete a uma notícia de 2013, quando o Ministério Público de Caxias do Sul (RS) arquivou o inquérito policial da morte de Márcio Nadal Machado, o Cachorrão, ocorrida em 9 de junho de 2012. De acordo com o inquérito, a aposentada Odete Hoffmann Prá, de 88 anos de idade, admitiu ter matado a vítima após a invasão de seu apartamento.

A idosa foi inocentada pois, segundo a promotoria, ela atuou em legítima defesa.

Ou seja, mesmo se fosse o mesmo caso, a senhora não foi presa!

Outro detalhe (triste) é que a dona Odete Hoffmann Prá acabou falecendo em um incêndio, alguns meses depois!
As fotos do crime
Se essa notícia é falsa, quem é a senhora que aparece na foto que ilustra essa “reportagem”?

A idosa mostrada na foto é a senhora Otacília Ferreira de Medeiros, de 66 anos de idade, que foi presa em junho de 2016 em Elesbão Veloso (PI). Conhecida como a “Tia do tráfico”, a dona Otacília foi presa em flagrante com 16 papelotes de crack e dois de maconha, além de dinheiro.

A imagem do homem caído no chão é de um bandido que foi baleado durante uma tentativa de assalto, em Nova Iguaçu (RJ). O crime aconteceu em agosto de 2015 e nada tem a ver com o fato dessa e-farsa!

Já a imagem que mostra um carro de polícia é de uma operação que a PM fez no Guarujá, em 2014. Naquele local, um turista havia sido baleado durante um assalto.

Conclusão
A notícia da idosa que teria sido presa por agir em legítima defesa e ter matado um menor de idade (de 33 anos) é falsa!

Silvio Santos operou e removeu um tumor da testa? Verdade Ou Mentira?

 

Será verdade que o apresentador e empresário Silvio Santos passou por uma cirurgia para a remoção de um câncer em sua testa enquanto passava as férias nos EUA?

A notícia apareceu em diversos sites e blogs na primeira semana de março de 2017. De acordo com o texto, Silvio Santos descobriu que tem um câncer na testa e teria aproveitado suas férias em Orlando, na Flórida, para se submeter a uma cirurgia para a remoção de uma mancha em seu rosto.

A cirurgia teria sido feita no início desse ano e, de acordo com a reportagem, Silvio Santos terá que continuar com o tratamento para eliminar os traços da doença em seu organismo.

Junto com a reportagem, a foto abaixo mostra o que seriam as cicatrizes da cirurgia, mas será que essa notícia é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?
Muita gente compartilhou essa história, ainda mais depois que a imagem abaixo (que é de 2016, quando Silvio encontrou com a apresentadora Angélica, na Disney) voltou a circular. A pequena mancha na testa do Homem do Baú engrossou ainda mais o coro dos que especulavam um possível câncer de pele:No entanto, de acordo com o “dono do SBT”, essa notícia é falsa! Silvio Santos não operou para a remoção de um câncer no começo de 2017!

No dia 06 de março de 2017, a assessoria do apresentador desmentiu a história sobre esse doença no Patrão: Em 2014, Silvio Santos revelou em entrevista à Revista Veja que anos antes já havia operado da próstata e também que havia retirado um câncer de pele.

Conclusão
A assessoria de Silvio Santos afirmou que o Homem do Baú não passou por nenhuma cirurgia recentemente e que está em plena saúde de férias com a família!

Posted in Silvio Santos Operou Um Tumor Da Testa? at março 14th, 2017. No Comments.