Mansão do Bolsonaro X Mansão do Lula! Essa comparação é Verdade Ou Mentira?

Imagens mostram as diferenças entre a suposta mansão do deputado Jair Bolsonaro e a mansão do ex-presidente Lula! Essas comparações são verdadeiras?

As fotos começaram a se espalhar nas redes sociais na segunda semana de janeiro de 2018 e comparam a casa do deputado federal Jair Bolsonaro em Angra dos Reis (RJ) com casarões que seriam do ex-presidente Lula. O meme espalhado em tom de ironia mostra que a casa (supostamente chamada de “mansão” pelo jornal Folha de São Paulo) de Bolsonaro seria infinitamente mais simples do que a mansão comprada por Lula a custa de corrupção.

Será que essas imagens são reais?

Verdade ou Mentira?
No dia 07 de janeiro de 2018, uma reportagem a respeito do patrimônio da família Bolsonaro foi publicada no jornal Folha de São Paulo. A matéria questiona o suposto aumento no número de imóveis em nome do deputado federal e de seus filhos.

Perceba que a reportagem não fala em mansões em nenhum momento, mas mesmo assim o deputado fez questão de se defender, mostrando que uma casa que está em seu nome em Angra dos Reis é aparentemente simples.

A única menção a Angra dos Reis na reportagem da Folha de São Paulo é feita quando a Folha mostra o que o próprio deputado declarou em seu imposto de renda, como um terreno em Angra:
Portanto, a imagem que mostra uma das casas do deputado federal, em Angra, é real.

Quanto à foto da mansão que seria do ex-presidente Lula, essa informação é falsa! O casarão mostrado é, na verdade, o prédio central da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), que fica em Piracicaba (SP). Já desmentimos aqui no E-farsas uma fake news antiga que atribuía esse mesmo prédio ao filho do ex-presidente Lula.

Variações:
Como se não bastasse esse hoax, outras montagens com o mesmo teor começaram a circular na mesma ocasião, cada uma mostrando uma mansão diferente em nome do Lula. Como podemos ver a seguir:


A foto da mansão usada nessa montagem circula pela web desde 2009 e não é uma propriedade do Lula. Veja ela aqui, em uma publicação feita em 2011.


Essa montagem afirmando que uma ilha inteira é da família Lula também é falsa. O local da foto é, na verdade, a Ilha do Curupu (Maranhão) e é de propriedade da família Sarney.

Conclusão
O sobrado simples está em nome do deputado federal Jair Bolsonaro. As fotos de mansões atribuídas ao ex-presidente Lula foram tiradas de sites de imobiliárias.

Rodrigo Maia não pode ser Presidente da Câmara por ter nascido no Chile? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o deputado federal Rodrigo Maia não poderia ser Presidente da Câmara por ter nascido no Chile?

A imagem com a foto do deputado federal e Presidente da Câmara Rodrigo Maia vem acompanhada de um protesto e ganhou força na segunda semana de julho de 2017. De acordo com o texto que acompanha a imagem, Rodrigo Maia seria chileno, contrariando o que determina a Constituição (que diz que apenas brasileiros natos podem ocupar tal cargo).

Será verdade mesmo que o presidente da Câmara é chileno e por isso não pode exercer o cargo de Presidente da Câmara?

Verdade ou Mentira?

O Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, Rodrigo Maia, passou a ocupar a cadeira do Presidente da Câmara dos Deputados a partir de julho de 2016. Filho do vereador Cesar Maia, Rodrigo nasceu mesmo no Chile!

Essa é a parte real da história!

Só que, apesar de ter nascido no Chile, Rodrigo Maia é brasileiro, conforme rege a Constituição Federal de 1988.
O artigo 12 do Capítulo III da Constituição Federal, que trata da nacionalidade, descreve quem são aos brasileiros natos e os naturalizados. Além disso, esse capítulo fala sobre as possibilidades da perda da nacionalidade dos brasileiros naturalizados.

Rumor antigo:

Apesar de ganhar força em julho de 2017 – através de compartilhamentos no WhatsApp – essa dúvida a respeito da constitucionalidade do cargo poder ser exercido por Rodrigo Maia surgiu em 2016, logo após a sua posse. No entanto, mesmo o fato do político ter nascido fora do Brasil, Maia foi registrado por Cesar Maia (que estava exilado, na época) no consulado brasileiro em Santiago, no mês de julho de 1970. O documento abaixo é a prova:
Sendo assim, Rodrigo Maia é brasileiro nato e, portanto, pode ocupar o cargo de Presidente da Câmara!

Conclusão:
Rodrigo Maia nasceu no Chile, mas seu pai (que é brasileiro nato) o registrou na embaixada brasileira na capital chilena!

[adrotate banner=”5″]