Fake News – Bill Gates é alvo de desinformação durante a pandemia da COVID-19

Mais de 60 desses boatos ligam o bilionário a teorias da conspiração sobre vacinas (Crédito: World Economic Forum/swiss-image.ch)

O fundador da Microsoft, Bill Gates, é um dos principais alvos de Fake News durante a pandemia. De janeiro até 5 de julho, aconteceram 145 verificações de boatos quem ligam o empresário à covid-19. Segundo um levantamento da Agência Lupa, as informações circularam por pelo menos 38 países.

Mais de 60 desses boatos ligam o bilionário a teorias da conspiração sobre vacinas. A Fundação Bill & Melinda Gates, organização não-governamental, anunciou, em abril, que financiaria uma das 139 vacinas que estão sendo desenvolvidas contra o coronavírus.

A vacina INO-4800, da empresa farmacêutica Inovio, foi a escolhida pela fundação. Entre as histórias inverídicas, o empresário é citado como criador da covid-19 para faturar com a imunização, que já estaria pronta, e que a vacina seria um adesivo com um chip para monitorar a população.

Segundo a reportagem, no Brasil, essa foi a teoria mais compartilhada. No entanto, aqui ainda foi adicionada a informação de que o chip seria conectado com a tecnologia 5G. Também foi alegado que Gates teria escrito uma carta aberta onde afirma que a pandemia tem um proposito espiritual.

A pesquisa foi desenvolvida com dados das inciativas Coronavirus Facts Alliance e CoronaVerificado. Checadores dos Estados Unidos (34), Espanha (12), Itália (12) e Argentina (7) foram os que mais verificaram esses conteúdos.

Posted in Padão at julho 7th, 2020. No Comments.

A enfermeira que atropelou cachorros em São Luís foi espancada pelos vizinhos? Verdade Ou Mentira?

É verdade que a enfermeira que apareceu em um vídeo atropelando dois cachorros em uma rua de São Luís (MA) foi espancada pelos vizinhos?

A notícia surgiu na segunda quinzena de agosto de 2018 e afirma que a mulher que foi flagrada em vídeo atropelando dois cachorros em São Luís (MA) deu entrada no hospital com múltiplos ferimentos após ser linchada por moradores revoltados.

Os agressores, segundo o que diz na notícia, eram moradores locais que estavam inconformados com o crime cometido pela enfermeira, dias antes.

Será que essa história é real?

Verdade ou mentira?

No dia 14 de agosto de 2018, uma mulher foi flagrada atropelando dois cachorros que estavam no meio da rua, em um bairro de São Luis (MA). As cenas foram gravadas por câmeras de segurança e o vídeo viralizou nas redes sociais.

Dois dias depois, a mulher se apresentou espontaneamente e prestou depoimento à Polícia, afirmando que o atropelamento ocorreu sem querer, que ela não tinha intenção de ferir os bichos e que o propósito era o de afastar os cachorros da rua.

Como o assunto ficou “famoso”, alguns sites especializados em criar fake news se aproveitaram do tema e a falta de imaginação desse pessoal parece levá-los ao caminho já conhecido aqui no E-farsas: Inventar que a pessoa “que tá todo mundo odiando” foi espancada e que a “justiça” foi feita.

A notícia afirmando que a enfermeira que foi filmada atropelando 2 cachorros teria sido linchada por moradores locais surgiu em uma publicação feita no site O Detetive, já conhecido aqui por disseminar notícias falsas. Foi esse mesmo site que espalhou a fake news afirmando que um torcedor do Flamengo teria trocado uma noite de amor com a sua esposa por um ingresso para ver um jogo do seu time, dentre várias outras.

A imagem

A foto que acompanha a “notícia” mostra uma mulher com o rosto machucado, mas uma busca reversa pela imagem revela que a moça da fotografia é uma baiana que denunciou no Facebook, em julho de 2016, agressões que vinha sofrendo pelo marido.

Conclusão

A notícia afirmando que a mulher que atropelou dois cachorros em São Luís foi linchada pelos vizinhos é falsa!

Posted in Padão at janeiro 16th, 2019. No Comments.

Atriz de filmes adultos teve a cabeça arrancada após tentar cena com leão? Verdade Ou Mentira?

Será verdade que uma mulher teve a cabeça arrancada após tentar fazer uma cena de sexo com um leão para um filme adulto?

A notícia surgiu em diversos sites no dia 13 de outubro de 2017 e se espalhou através das redes sociais. De acordo com o texto (acompanhado de fotos) uma mulher foi morta por um leão após tentar fazer uma cena de zoofilia para um filme adulto! A cena em questão iria se passar em um circo onde a mulher salvaria o leão da jaula.Porém, na tentativa de libertar o animal a mulher acabaria sentindo atração pelo bicho e praticando sexo com o mesmo.

Acontece que, infelizmente, o leão que era treinado acabou estranhando a presença da mulher e a atacou acertando uma mordida em sua perna direita e mordidas no pescoço da atriz – que por pouco não teve a cabeça separada de seu corpo!

A atriz, segundo o que diz na manchete, já havia feito outros filmes com animais, mas essa seria a primeira vez com um leão.

Será que isso é verdade ou Mentira?
Verdade ou Mentira?


Ao ler a “notícia” percebemos que, além dos inúmeros erros de gramática, o texto deixa mais dúvidas do que esclarecimentos:

Como é o nome da atriz?
Quem é o produtor do filme?
Quando e onde o incidente fatal teria ocorrido?
A verdade é que a “notícia” possui as mesmas características de uma fake news, que já explicamos aqui. E surgiu em um blog conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas, o Vi Por Aí Postei Por Aqui, no dia 13 de outubro de 2017. Foi esse mesmo blog que ajudou a espalhar a fake news afirmando que o banco Santander havia perdido mais de 100 mil clientes por ter apoiado uma exposição polêmica.

Rapidamente, outros sites e blogs começaram a copiar o texto com a suposta tragédia, sem nenhuma preocupação em saber se era algo verdadeiro ou falso!

A foto que mostra leões atacando um corpo humano não tem nada a ver com a tal atriz e o corpo nem é de uma mulher. Em maio de 2016, um jovem de 20 anos chamado Franco Luis Ferrada tentou se matar, pulando dentro da jaula dos leões no zoológico Metropolitan, em Santiago (Chile).

O rapaz foi levado para uma clínica, com várias lesões e com um trauma na cabeça e na área pélvica, mas não morreu!

Quanto à foto utilizada na “reportagem” de um casal deitado numa cama, trata-se de um trecho de um filme indiano que também nada tem a ver com pornografia!

Conclusão
A notícia de uma atriz que teria morrido após tentar fazer uma cena de sexo com um leão é falsa!