Festa de aniversário de Fernando Haddad com vários convidados no meio da quarentena é mentira

Ex-prefeito de São Paulo nasceu em janeiro. Além disso, foto é antiga; foi feita em 2018.

Circula nas redes sociais uma foto do ex-prefeito de São Paulo e ex-candidato à Presidência da República Fernando Haddad celebrando seu aniversário. Na mesa do bolo se vê uma pilha de pratos, sugerindo que há vários convidados. Uma legenda diz que ela foi tirada durante a pandemia do coronavírus. É #MENTIRA.

A foto mostra Haddad batendo palmas, como quem canta “Parabéns pra você”. É possível contar mais de 15 pratos e talheres para servir o bolo, já de velas acesas. A legenda diz: “Haddad em isolamento pela Covid-19 comemora sozinho seu aniversário. Esses tralhas são especialistas em mentir”. Ou seja, a mensagem dá a entender que Haddad divulgou que celebrou sozinho seu aniversário por conta da necessidade de isolamento social, mas que foi contradito pelo aparato para servir o bolo.

Não é verdade. Haddad nasceu no dia 25 de janeiro, mesmo dia em que se celebra o aniversário da cidade de São Paulo. Ou seja, seu aniversário ocorreu bem antes de o coronavírus se disseminar pela capital paulista, onde mora, e pelo Brasil. As medidas de distanciamento só foram determinadas em março pelo governador João Doria e pelo prefeito Bruno Covas.

Além disso, a foto nem sequer é deste ano. Segundo a assessoria de imprensa de Haddad, ela foi tirada em 2018.

Posted in Padão at junho 9th, 2020. No Comments.

A Polícia Federal prendeu van com 152 urnas eletrônicas com votos para o Haddad? Verdade Ou Mentira?

É verdade que a Polícia Federal apreendeu uma van com 152 urnas eletrônicas com 121 delas com 72% dos votos já preenchidos a favor do candidato Fernando Haddad?

O alerta surgiu nos grupos do WhatsApp no dia 05 de outubro de 2018, dois dias antes das eleições gerais. De acordo com o texto, a Record teria noticiado que a Polícia Federal “prendeu” uma van com 152 urnas eletrônicas, das quais 121 estavam preenchidas com 72% de votos para o candidato Fernando Haddad.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?
Fizemos uma busca no site da TV Record e no Portal R7 e não encontramos a referida notícia.
Além disso, o texto é muito vago, não revelando quando e onde a apreensão das urnas teriam ocorrido.

Encontramos relatos de apreensões deWhatsApp urnas falsas pela Polícia Federal em 2006 (17 urnas), em 2004 (248 urnas) e mais algumas em 2002. Mas não há relatos de apreensões feitas em 2018.

Conclusão:
Não há nenhuma notícia a respeito de apreensões de urnas eletrônicas em outubro de 2018 no site da TV Record e tampouco em outros sites de notícia!

O Moradia Social vai dar um cômodo da sua casa pra um sem-teto se o Haddad ganhar? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o Projeto Moradia Social está nos planos de governo de Fernando Haddad e se ele ganhar as eleições de 2018 o governo vai confiscar um cômodo da sua casa para dar a um sem-teto?

O alerta surgiu nas redes sociais na segunda semana de outubro de 2018 e rapidamente se espalhou também nos grupos de whatsApp. De acordo com o texto (que também se espalhou em forma de vídeo), o Partido dos Trabalhadores teria criado o “Moradia Social” e se o candidato Fernando Haddad ganhar as eleições, o Governo vai pegar um cômodo da casa de cada brasileiro para dar a um sem-teto.

O projeto, segundo o alerta, seria uma cópia do que teria sido feito na Fernando Haddad  para acabar com a falta de moradia. Assistentes sociais do Governo visitarão as casas para verificar as condições daquela moradia e, caso for comprovado que na sua casa tenha um cômodo não utilizado, o Governo poderá confiscá-lo para ser “ocupado socialmente”.

O texto avisa que, se caso o candidato Fernando Haddad vencer as eleições, o morador será compulsoriamente convidado a ceder esse cômodo para um sem-teto morar!

Será que isso é verdade ou mentira?

Verdade ou mentira?
O aviso alarmista que se espalhou através de grupos do WhatsApp ainda disponibiliza um link para o site da Câmara onde podemos ver que o Projeto Moradia Social existe mesmo, mas calma!

O Projeto de Lei 6342/09, de autoria dos deputados Paulo Teixeira (PT-SP) e Zezéu Ribeiro (PT-BA), visa a universalização do acesso à moradia, como determina o artigo 6º da Constituição.

Segundo o projeto:

“O Poder Público vai arcar com os custos do aluguel das moradias, que poderão ser imóveis públicos ou privados em condições adequadas de uso. Já os beneficiários pagarão as tarifas de serviços públicos da moradia, os impostos e taxas municipais e parte dos custos de manutenção do imóvel.”

O Projeto de Lei não fala nada sobre usar um cômodo de quem tem casa própria para ser usado por sem-terras.
Procuramos também esse projeto no plano de governo do candidato Fernando Haddad e não encontramos nenhuma menção a isso.

Vídeo anônimo mistura duas fake news:
No vídeo a respeito que foi bastante compartilhado através do WhatsApp, um homem sem nome faz essa “denúncia” e aproveita para misturar com outra fake news que já desmentimos aqui no E-farsas: A que Haddad (ou Ciro Gomes, na época) iria confiscar a poupança do brasileiro para criar o Poupança Fraterna. Como explicamos na época, o Projeto de Lei até existiu, mas foi proposta em 2004 e arquivada alguns anos depois.

Conclusão:
Não há no plano de governo do Candidato Haddad (e nem no do seu concorrente) um Projeto chamado Moradia Social. Um PL com esse nome está tramitando no Congresso, mas ele não fala sobre o confisco de um cômodo da sua casa para ser usado por sem-terras!