Trinta minutos para queimar gordura. Verdade ou mentira?

trinta-minutos-para-queimar-gordura-verdade-ou-mentira

Entre os vários mitos à volta do exercício físico há um que perdura na cabeça da grande maioria: O corpo só começa a queimar calorias depois dos primeiros 30 minutos de exercício. Mas será verdade ou mentira?

Há uma dúvida clássica no que toca ao exercício físico: De quantos minutos de exercício precisa o corpo para começar a queimar calorias? O site Mulher falou com a professora de educação física Danielle Antognetti que explica que o corpo queima calorias durante o dia toda, e desde o início do exercício físico. Mas, para conseguir um queimar muitas calorias e emagrecer deve praticar exercício físico durante um intervalo de tempo maior, o que justifica esta crença nos 30 minutos.

A especialista alertou ainda que o número de calorias queimadas depende do tipo de exercício praticado. “Quanto maior for à intensidade do exercício físico, maior será o gasto calórico”, explica Danielle. Mas a maior verdade nessa ideia é que só depois de uns bons minutos a treinar é que o corpo começa a ‘queimar’ gordura. Danielle explica que o corpo não foi feito para utilizar a gordura como fonte primária de energia. “Num exercício aeróbico, o organismo utiliza como fonte primária de energia o glicogênio, em seguida queima a gordura da proteína muscular e só depois se dá a queima da tão indesejada gordura”, afirma a especialista. Portanto, sejam 30 minutos, mais ou menos, a verdade é que se quiser queimar gordura vai ter de fazer treinos longos.
[adrotate banner=”5″]

Posted in Dúvidas No Exercício Fisico at junho 30th, 2015. No Comments.