Manteiga de amendoim: é saudável ou engorda? Verdade ou Mentira?

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A manteiga de amendoim é uma pasta densa feita de amendoim, gorduras, açúcar e sal, ingredientes suficientes para deixar qualquer pessoa desconfiada. Mas a verdade é que manteiga de amendoim não é uma entidade única e imutável, e a composição do interior dos frascos pode mudar radicalmente de uma marca para outra. O importante é perceber se a manteiga que está a comprar é “industrializada, carregada de açúcar e conservantes”, ou não, porque é isso que pode tornar um produto saudável num muito mau.
O problema está na “forma como normalmente nos é vendida a manteiga e amendoim”, explica Alice Couto, nutricionista do Holmes Place, que falou com a NiT. “Se olharmos para os rótulos dos frascos verificamos que não é só amendoim e sal que fazem parte da lista de ingredientes. São acrescentados açúcares, gorduras trans, que são as más, e sal em demasia”. Este tipo de pasta de amendoim faz-lhe ganhar gordura localizada e promove o aumento de peso.

Agora, se optarmos por uma opção caseira, ou de uma loja biológica, então a coisa muda radicalmente, porque esta manteiga de amendoim, a saudável, “é rica em gorduras boas, que são as monoinsaturadas e polinsaturadas”, explica a nutricionista. “São estas gorduras que permitem baixar o colesterol LDL, que é o mau, e prevenir o risco de doenças cardiovasculares”, acrescenta. Além disso, esta manteiga é muito rica em proteína, hidratos de carbono complexos, vitaminas e antioxidantes.
Mas há uma característica presente em qualquer manteiga de amendoim: todas são muito calóricas, logo, se não forem ingeridas na forma e altura certas podem significar um aporte calórico exagerado, que leva a um aumento de peso. Isto acontece porque o amendoim é uma oleaginosa, que tem muita gordura.”

Por isso, o importante é saber como usar este produto —”nunca em pão branco” — e apenas duas colheres de sopa por dia, tendo em conta que “cerca de 60 gramas, que equivalem a três colheres de sopa, tem 340 calorias”.

A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, porque fornece muita energia, mas também “como complemento de uma refeição, ou para saciar a vontade de comer doces, sendo que o ideal é consumir apenas umas colher em pão integral, ou pura”. Para quem quer ganhar peso, o ideal é comer uma colher de pasta de amendoim “a cada refeição ao longo do dia, incluindo na pré-treino e ceia antes de dormir”, conta Alice Couto.
Para saber as principais vantagens e conhecer a receita caseira de manteiga de amendoim de Alice Couto, carregue na imagem acima.
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Posted in Manteiga De Amendoim E Saudável Ou Engorda at novembro 19th, 2015. 1 Comment.

Verdade ou mentira – Margarina é melhor que manteiga

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À primeira vista, essa ideia faz sentido. A manteiga é fabricada com creme de leite, um poço de gordura saturada e colesterol. Já a margarina tem como base óleo vegetais, ricos em gorduras mono e poli-insaturadas – mais benéficas para o coração.

O que os fabricantes de margarina não contam para o consumidor é que ela passa por um processo de hidrogenação, ou seja, recebe moléculas de hidrogênio sob alta pressão para ficar mais firme, apetitosa e durável.

Por causa disso, sua estrutura passa a conter gorduras trans, tão prejudiciais ao coração quanto as saturadas. Além de elevar o colesterol ruim (LDL) e diminuir o bom (HDL), o excesso de gorduras trans pode causar inflamações nas paredes das células.

No fim das contas, não é necessário trocar manteiga por margarina. Doses moderadas de qualquer uma delas não vão aumentar o risco de doenças cardiovasculares.

É o que indica um estudo recente feito pela nutricionista Ana Carolina Gagliardi, doutora em cardiologia pela USP. Durante 35 dias, ela acompanhou 66 voluntários em 4 grupos: um deles consumiu 15 gramas (uma colher de sopa) de manteiga por dia; outro, 18 gramas de margarina com gordura trans; o terceiro, 36 gramas de margarina sem gordura trans; e o último, 30 gramas e margarina com fitosterol, substância que reduz o nível de LDL do sangue. “ Não houve diferença nos níveis de colesterol das pessoas que consumiram manteira ou margarina”, diz Ana Carolina. “No entanto, quem consumiu margarina com fitosterol teve uma vantagem, pois houve diminuição na apolipoproteína B, uma partícula aterogênica presente no colesterol ruim”.

Posted in Padão at julho 29th, 2010. No Comments.