Faqueiro de ouro roubado por Lula foi achado em cofre? Verdade ou Mentira?

 

faqueiro-de-ouro-roubado-por-lula-foi-achado-em-cofre-verdade-ou-mentira

É verdade que um faqueiro de ouro teria sido roubado pelo ex-presidente Lula e encontrado pela Polícia Federal em um cofre do Banco do Brasil?

A notícia apareceu no dia 12 de março de 2016 no Facebook e rapidamente se espalhou pelas demais redes sociais. De acordo com o texto, acompanhado de uma foto, um dos itens encontrados no cofre da família de Lula no Banco do Brasil foi um faqueiro de ouro que Rainha da Inglaterra teria dado ao presidente do Brasil Costa e Silva – juntamente com um automóvel Rolls Royce, em 1968!

Verdade ou Mentira?

O suposto “achado” da Policia Federal foi investigado pelos atentos membros do nosso grupo no Facebook. A conclusão final é que a “notícia” é falsa!

Em primeiro lugar, o Rolls Royce oficial do Governo foi doado por Assis Chateaubriand a Getúlio Vargas, em 1952 e a Rainha da Inglaterra Elizabeth II visitou o Brasil anos depois, em 1968 (quando foi, inclusive, recebida e desfilou no veículo na ocasião).
Além disso, na lista de itens encontrados pela Polícia Federal no cofre da família do ex-presidente não há nenhum faqueiro de ouro. Isso nós podemos conferir facilmente na relação disponibilizada através da Informação Técnica número 004/2016 da Superintendência Regional do Estado do Paraná, clicando aqui!

Mas, e o faqueiro de ouro?

Quem criou esse boato teve que achar um faqueiro dourado para ilustrar a sua história, né? Para isso, essa pessoa roubou a foto de um faqueiro publicada em um blog em 2012! O blog Excelente Presentes explicou, em 2012, que o faqueiro da fotografia é apenas banhado a ouro e não “de ouro”: Curiosamente, a fotografia do faqueiro banhado a ouro é mais antiga ainda. Podemos ver que ela foi retirada de um anúncio do site QueBarato, de 2009. Na época, a caixa com os utensílios (52 peças) estava sendo anunciada como usada pelo preço de R$1.900. Esse mesmo rumor continuou a se espalhar pelo Facebook, mas com uma fotografia diferente. Nessa nova versão, o “faqueiro de ouro roubado por Lula” é ilustrado pela foto abaixo, que foi surrupiada do site do leiloeiro Mozart Melo. Trata-se de um faqueiro coreano banhado a ouro:

Conclusão:

O faqueiro de ouro que teria sido encontrado no cofre da família do ex-presidente Lula pela Polícia Federal é, na verdade, uma invenção criada no Facebook que se espalhou rapidamente através das redes sociais.

[adrotate banner=”5″]

Posted in Ex-Presidente Lula at abril 4th, 2016. No Comments.

Tiririca é citado na Lava Jato? Verdade ou Mentira?

tiririca-e-citado-no-lava-jato-verdade-ou-mentira

Rumores contam que Tiririca foi citado na operação da Polícia Federal, Lava Jato, isso é verdade ou mentira?

Essa notícia vem circulando nas redes sociais desde que a delação premiada de Delcídio do Amaral foi colocada para mídia junto com uma gravação em áudio de uma conversa com o Ministro da Educação, Aloísio Mercadante.
Vale salientar que a notícia foi vinculada primeiramente por um site chamado “A Folha Brasil”, o qual contém dezenas de notícias falsas, como: “Cervejaria Itaipava pagou a Lula cachê menor que o da Verão…”, “Nós vamos matar muitos coxinhas no domingo – ameaça do MST”,”Filha de Fabio Jr viciada em masturbação aos 11 anos”… dentre outras aberrações que nem citaremos aqui, pois são inverídicas. O site também tenta ludibriar os leitores como “AFolha” para dar a imprensão que foi o jornal “Folha de São Paulo”.

Com certeza tudo não passa de uma brincadeira, de muito mau gosto, de um site que foi criado apenas para divulgar notícias falsas.

Conclusão:

Tiririca não foi mencionado em qualquer esquema de corrupção, nem muito menos é investigado, até onde sabemos, pela Polícia Federal nesta operação “Lava Jato”.

Muito cuidado ao compartilhar notícias sem ao menos conhecer a fonte delas. Sabemos que existem vários sites de humor que brincam com notícia séria, porém a grande maioria deles, em seu rodapé, avisa aos visitantes que o website contém apenas informações de humor.

[adrotate banner=”5″]

Posted in Tiririca É Citado No Lava Jato at março 31st, 2016. No Comments.