Homem foi picado por cobra venenosa e mordeu a esposa pra morrerem juntos? Verdade Ou Mentira?

Será verdadeira a notícia de um indiano que, após ser picado por uma cobra venenosa, resolveu morder a esposa para que ambos pudessem morrer juntos?

A notícia surgiu no dia 13 de junho de 2017 em diversos sites brasileiros e conta a triste história de Shankar Rai, um indiano que teria sido picado por uma cobra venenosa e, sabendo que iria morrer, mordeu sua esposa para que ambos morressem juntos!

O fato teria ocorrido no dia 10 de junho de 2017, no distrito de Samastipur, no estado de Bihar, na Índia. Segundo publicações, Shankar teria mordido o braço da esposa na esperança de dividir o veneno da cobra com a mulher. Ambos teriam sido atendidos em um hospital local, mas o homem acabou morrendo!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?
Ao ler a notícia, ficamos com mais dúvidas do que antes de lê-la, pois muitas perguntas ficaram sem respostas com a reportagem:
O veneno de cobra é transmissível?
Qual é o nome da mulher de Shankar Rai?
Em qual hospital eles foram atendidos?
Qual o sobrenome do médico que atendeu a ocorrência?
Qual é a espécie da cobra?
No nosso grupo fechado do Facebook, nossos atentos membros se esforçaram para tentar descobrir mais a respeito desse ocorrido, mas não há nada a mais para se acrescentar. Aqui no Brasil, o site Notícias Tabloide do UOL noticiou o infortúnio do casal indiano e fez como todos os outros sites do mundo: Citou o site Gulf News como fonte.

O Gulf News, por sua vez, não cita nenhuma fonte e/ou dá alguma prova de que isso aconteceu mesmo. A “reportagem” diz apenas que as informações vieram de “jornais locais”, mas não dá nem ao menos o nome de nenhum deles.

Esse tipo de postagem serve apenas para chamar a atenção do leitor, pois sua manchete dá a impressão de que o homem mordeu a mulher e que ambos haviam morrido por causa do veneno da cobra (que ninguém sabe nem a espécie). No entanto, uma lida na matéria “esclarece” que apenas o homem teria morrido e que a mulher havia sido salva por um médico chamado apenas de Dr. Jaykant (sem sobrenome).

Não encontramos nenhum registro de que o veneno de cobra seja transmissível. Caso essa história possa ser provada um dia, a mulher pode ter perdido os sentidos por perder sangue em decorrência da mordida, mas é pouco provável que ela tenha sido envenenada por causa da mordida do marido!

Conclusão
Não há provas de que isso tenha acontecido mesmo! Pela falta de provas e de fontes credíveis, podemos adiantar que essa notícia é falsa!

Posted in Homem Foi Picado Por Cobra Venenosa at junho 28th, 2017. No Comments.

Corpo de uma mulher de 800 milhões de anos foi descoberto na Rússia? Verdade Ou Mentira?

É verdade que o corpo de uma mulher foi descoberta intacta enterrada em uma mina na Rússia e exames revelaram que ela teria 800 milhões de anos?

A notícia foi publicada em diversos sites e blogs na primeira semana de janeiro de 2016. De acordo com a manchete, uma uma descoberta incrível teria sido feita em 1969, em uma mina de carvão na Rússia: um caixão de mármore contendo um líquido cor-de-rosa e azul não identificado e, embalsamada dentro desse líquido, uma mulher de aproximadamente trinta anos de idade com grandes olhos azuis que não parecia estar morta!

Um helicóptero teria transportado o caixão para outro local para estudos que teriam revelado que o corpo da tal mulher tinha pelo menos 800 milhões de anos de idade!!!
Será que essa descoberta desmente a teoria darwiniana da evolução?

Será que isso é verdade ou mentira?
Verdade ou farsa?
Apesar dessa notícia ganhar destaque nas redes sociais após sua publicação no site Extraterrestres Online (no dia 06 de janeiro de 2016), ela é apenas uma cópia traduzida de um artigo postado no site de língua inglesa Disclose TV. Esse site, por sua vez, é bastante conhecido por publicar notícias duvidosas e sem nenhuma checagem. Seu catálogo vai de vídeos de extraterrestres (falsos) a filmagens de fantasmas (igualmente falsas), passando por “comprovações” de fenômenos paranormais e todas essas bobeiras que ainda hoje enganam muita gente.

O mais curioso dessa história é que ela teria acontecido no verão de 1969, mas não conseguimos encontrar nenhuma postagem a respeito anterior a 2013. Foi nesse ano que um site russo chamado Funk News (que posta factoides “apenas para fins de entretenimento!) postou a lenda da mulher de 800 milhões de anos pela primeira vez. Antes disso, nada (pelo menos, não encontramos).
Além disso, essa incrível história possui alguns aspectos que tornam a farsa ainda mais evidente:

Todos os envolvidos na história estão mortos e/ou não podem ser revelados:
A tecnologia descoberta surpreendeu a todos
O achado coloca em xeque a ciência atual
O carbono não serve para datar algo com 800 milhões de anos
O Governo teria escondido o corpo e abafado o caso
O achado desapareceu para sempre
Não há nenhuma nova notícia a respeito dos desdobramentos desse achado
Outras falhas do artigo
Além do erro da datação por carbono já mencionado anteriormente, o artigo erra ao mencionar que testes genéticos foram feitos no corpo da mulher, pois os primeiros testes de impressão genética começaram a ser feitos em 1985. Antes disso, tudo o que você tinha era digitação de sangue. Um teste de DNA com um material de 800 milhões de anos também é impossível devido à meia-vida do DNA.

Os testes teriam sido feitos por “um professor” que, por sua vez, não tem nome e não há nenhum artigo científico publicado a respeito!

As “provas” fotográficas
A foto usada para ilustrar essa lenda foi tirada do episódio 22 da primeira temporada da série Once Upon a Time! Podemos ver as fotos abaixo:

Já a foto do “caixão de mármore” que teria sido encontrado com o corpo da “mulher de 800 milhões de anos” é, na verdade, de um sarcófago descoberto em 1916, em Taman – na Rússia – mas nada tem a ver com essa lenda!

E a múmia mostrada em algumas versões é do corpo de uma princesa chinesa, como podemos ver aqui nesse site!


Conclusão
A história da mulher de 800 milhões de anos que teria sido encontrada intacta em um caixão de mármore na Rússia é apenas uma lenda nascida em 2013 em um site russo de notícias duvidosas!