As mentiras mais banais na hora de limpar.
Ter uma casa limpa e asseada é fundamental para a grande maioria das pessoas, mas na hora de limpar continuam a primar algumas mentiras ‘interiores’ que fazem vista grossa a algumas partes mais sujas da habitação.
Na hora de limpar a casa, não vale mentir a si próprio. É um hábito recorrente, mas por muito inocente que seja essa mentira (ou o pensamento), a verdade é que a limpeza não
1. A pia fica limpa se passar apenas uma esponja ou um pano
Longe disso! Tal como os pratos, tacho e panelas com gordura devem ser esfregados, também a pia (onde toda a gordura passa) o deve ser.
2. Só é preciso esvaziar o saco do aspirador quando estiver cheio
Se o objetivo é limpar com eficácia (e rapidez) não há equipamento – muito menos o aspirador – que funcione se tiver o recipiente cheio de sujidade. No caso do aspirador, o saco cheio irá dificultar a absorção de novas poeiras. ficará como o desejado.3. Não há problema de deixar a tampa do detergente da máquina da louça aberta
Há problema, sim. Mas máquinas estão programadas para expelir o detergente – seja capsula, líquido ou pastilha – a um determinado momento da lavagem. Deixar a tampa aberta fará com que o detergente seja usado antes do indicado, podendo não lavar a louça corretamente.
4. Sacudir os sapatos da rua tira o lixo que lá existe
A sujidade existente na sola dos sapatos é maior do que o que se imagina e a forma mais indicada de evitar levar essa sujeira para casa é descalçando os sapatos e deixando-os à porta.5. Se a esponja do banho fica seca, dura mais tempo
Tal como as toalhas de banho, as esponjas são um habitat perfeito para bactérias. Tê-las húmidas e quentes apenas fará com que essas bactérias se propaguem com mais facilidade, mas secá-las também não resolve a situação. O ideal é mesmo trocar de esponja com bastante regularidade.
6. O detergente usado na máquina da roupa serve para lava peças à mão
Num caso esporádico, sim. Mas a verdade é que o detergente criado para máquinas de roupa é mais potente e eficaz em temperaturas altas e rotações elevadas. Usar esses produtos nas lavagens à mão pode estragar o tecido.
7. Mudar as fronhas das almofadas uma vez por semana é um exagero
Explica o site que as fronhas – e os lençóis – devem ser trocados todas as semanas. No caso das fronhas, e se necessário, a muda pode mesmo ocorrer passados alguns dias, uma vez que o óleo do rosto fica acumulado no tecido, dando azo a ácaros e bactérias desnecessárias à pele.
8. O vinagre limpa tudo
Para limpar o interior de um frigorífico ou de um micro-ondas, o vinagre pode, de facto, ser um aliado, contudo, em pavimentos de madeira pode dar origem a manchas irreversíveis.9. As calças de ganga não se lavam, apenas se colocam no congelador
Já não é a primeira vez que se noticia que as calças de ganga não precisam de ser lavadas com a mesma frequência que outras peças de roupa, mas precisam de ser lavadas, mesmo que apenas quando necessário.
[adrotate banner=”5″]