Polícia procura maníaco que mata e parte crianças ao meio! Será Verdade ou Mentira?

Áudio acompanhado de fotos chocantes pede ajuda para que encontremos o maníaco da foto que estaria matando e partindo ao meio as crianças! Será verdade?

As imagens são fortes e começaram a circular juntamente com um áudio pedindo para denunciarmos um homem que, segundo o que o áudio afirma, estaria sequestrando e matando crianças no interior do Brasil. A promessa do assassino, segundo o que diz no áudio, é a de matar pelo menos 30 crianças!
A corrente também mostra um dos crimes cometidos pelo maníaco: um menino partido ao meio!!!

O apelo do alerta é que o homem da foto seja encontrado e entregue às autoridades.

Será que essa história é verdadeira ou falsa?

Verdade ou mentira?
A primeira coisa que chama a atenção nessa corrente é que a voz do áudio espalhado junto com as imagens é do radialista Dede Domingues, que já foi usado indevidamente em outra fake news já desmentida aqui em abril de 2017. Na época, a voz do radialista foi usada juntamente com fotos que nada tinham a ver com o suposto assassino.

Através do WhatsApp, o radialista Dedê Domingues nos disse que foi alvo de notícias falsas e que montagens atribuíram várias fotos de pessoas que são inocentes e que não tem nada a ver com o áudio:


Sobre as fotos do menino partido ao meio
As fotos do menino morto com as pernas separadas do corpo é de um caso ocorrido em julho de 2007, em Blumenau (SC), com um menino de 12 ano. O autor do assassinado foi um também menor de idade.

Conforme apurado na ocasião, o adolescente estrangulou a vítima durante uma discussão por causa de um jogo de computador. Em depoimento, o agressor disse que quando viu o menino de 12 anos desacordado, resolveu esconder o corpo no sótão.

Como o cômodo fica a 1,80 metros do chão, o adolescente amarrou o corpo da criança em um fio para tentar suspendê-lo. O jovem assassino disse que como o corpo estava muito pesado para ser levantado, ele resolveu dividir o menino em partes menores!!!

O suposto maníaco
A foto de um homem que foi usada nesse falso alerta também não tem nada a ver com o crime. Ele, inclusive, gravou um vídeo ao lado da sua família, explicando que já está tomando as medidas necessárias na Justiça a respeito das calúnias inventadas sobre a sua imagem:

Dois coroinhas foram presos por colocar maconha no incensário da igreja? Verdade Ou Mentira?

É verdade que uma dupla de coroinhas acabou sendo presa após colocar maconha no incensário da igreja e deixar os fiéis “alegres”?

A notícia surgiu em espanhol na segunda semana de janeiro de 2018 e, de acordo com o texto, dois coroinhas resolveram pregar uma peça e colocaram meio quilo de maconha no lugar do incenso no “bota-fumeiro” da Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha!

A reportagem afirma que a duplinha teria sido presa após a “brincadeira” (que teria deixado os fieis mais alegres) e que eles foram liberados, mas não poderão mais exercer suas funções como servidores de altar.

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?


Verdade ou Mentira?
A Missa do Bota-fumeiro é uma das realizações mais tradicionais em Santiago de Compostela, na Espanha. As missas onde o Bota-fumeiro (ou o incensário) eram usadas ocorriam todas as sextas-feiras, mas atualmente a celebração só ocorre em alguns dias específicos do ano. Confira as datas no site da Catedral de Santiago.

Apenas por curiosidade, o Botafumeiro é o maior incensário do mundo. Trata-se de um enorme incensário de latão banhado a prata, que pesa 62 kg vazio e mede 1,60 m de altura.
Durante as celebrações, o bota-fumeiro é enchido com cerca de 40 kg de carvão e incenso e elevado por meio de roldanas e com a força de 8 homens.

Voltando à notícia, ela afirma que os coroinhas colocaram “apenas” meio quilo de maconha no incensário. Uma quantidade muito pequena se compararmos com os quase 20 quilos de incenso que são normalmente usados nas missas.

A verdade mesmo é que essa notícia surgiu no site humorístico de língua espanhola Hay Noticia, que deixa bem claro que tudo o que é publicado lá tem fins satíricos e não deve ser levados à sério.

Em entrevista ao jornal El País, Trino García – um dos criadores do Hay Noticia – disse:

“As pessoas podem acreditar ou não o botafumeiro, mas, independentemente disso, compartilham porque é divertido. Fazemos humor, é por isso que nos incomoda muito que nos colocam na bolsa de notícias falsas de forma depreciativa e, juntamente com outras mídias que produzam ou distorcem a notícia para fins ideológicos, não é nosso caso”.

O Hay Noticia já apareceu outras vezes aqui  por causa de outras notícias humorísticas que acabaram se espalhando como se fosse reais. Foi o caso da mulher que teria fingido ser cega por 28 anos apenas para não ter que cumprimentar ninguém.

Conclusão
A notícia afirmando que dois coroinhas trocaram o incenso por maconha em uma missa na catedral de Santiago de Compostela é falsa! Ela surgiu em um site humorístico em uma publicação feita na segunda semana de janeiro de 2018.

A Falsa “Grávida de Taubaté” agora engravidou e virou pastora? Verdade Ou Mentira?

É verdade que, após enganar o Brasil com a falsa gravidez de quadrigêmeos, a mulher conhecida como a “Grávida de Taubaté” engravidou e virou pastora evangélica?

A notícia apareceu nas redes sociais na primeira semana de dezembro de 2016. De acordo com o texto, a “falsa grávida de Taubaté” estaria grávida de verdade dessa vez e teria virado pastora da Igreja Assembléia de Deus.

A manchete também afirma que a mulher estaria esperando uma menina e que teria dito em entrevista que quando inventou a gravidez dos quadrigêmeos (em 2012) estava ”possuída”.

Será que isso é verdade ou mentira?

a-falsa-gravida-de-taubate-agora-engravidou-e-virou-pastora-verdade-ou-mentira

É verdade que, após enganar o Brasil com a falsa gravidez de quadrigêmeos, a mulher conhecida como a “Grávida de Taubaté” engravidou e virou pastora evangélica?

A notícia apareceu nas redes sociais na primeira semana de dezembro de 2016. De acordo com o texto, a “falsa grávida de Taubaté” estaria grávida de verdade dessa vez e teria virado pastora da Igreja Assembléia de Deus.

A manchete também afirma que a mulher estaria esperando uma menina e que teria dito em entrevista que quando inventou a gravidez dos quadrigêmeos (em 2012) estava ”possuída”.

Apesar de muita gente ter acreditado nessa história, ela é falsa!

Tudo começou em uma postagem feita em novembro de 2016 no Portal Atualizado, site conhecido aqui no E-farsas por criar várias notícias falsas como, por exemplo, aquela afirmando que os cientistas teriam descoberto um tipo de barata voadora venenosa.

Acontece que essa e-farsa se propagou ainda mais depois que o jornal Primeiro Impacto noticiou essa manchete no SBT, sem verificar a origem dos fatos! A “Grávida de Taubaté” sequer foi ouvida….

Em 2012, a jovem moradora da cidade de Taubaté (SP) virou atração nos programas sensacionalistas da TV brasileira após afirmar que estava grávida de quadrigêmeos!!! Para convencer o público (e os jornalistas), a “Grávida de Taubaté” usava uma enorme bola amarrada na barriga, além de usar imagens de ultrassom retiradas do Google Images…

O que se sabe sobre a moça é que, após 2 anos, a justiça encerrou o processo que ela respondia por estelionato. Em 2014, Maria Verônica Aparecida Santos foi inocentada juntamente com o marido, mas ainda respondiam por outros dois processos: Um deles movido pelo seu próprio advogado (para receber seus honorários) e outro movido pela dona das imagens de ultrassom que foram usadas indevidamente pela “Grávida de Taubaté”.

Conclusão
A “Grávida de Taubaté” não está grávida e não virou pastora evangélica! A “notícia” foi criada por um site especializado em inventar notícias falsas e até o SBT caiu nessa!

Posted in A Falsa Grávida De taubatè at dezembro 9th, 2016. No Comments.