É mentira vídeo que mostre nuvem de gafanhotos em cidade da Paraíba

Circula pelas redes sociais um vídeo em que um homem mostra uma revoada de animais em uma praça de Monteiro, na Paraíba, e afirma que se trata de uma nuvem de gafanhotos chegando à cidade. É mentira!

As imagens não mostram uma nuvem de gafanhotos. Moradores de Monteiro dizem que as cenas mostram, na verdade, pássaros que vivem na Praça João Pessoa. “São uns pássaros que tem aqui na praça. Eles se espantam e voam. Aí filmaram”, diz um rapaz que trabalha no serviço de mototáxi da cidade, localizado na mesma praça.

Thais Mariana Araujo Targino, funcionária de uma farmácia que fica em frente à praça, reforça: “É mentira. Aquilo é pardal. Quando é de tardinha eles chegam e ficam no pé da árvore. O pessoal fica na praça e fica mexendo com eles. Uma pessoa daqui de Monteiro postou no grupo por brincadeira e viralizou”, conta.

A Prefeitura de Monteiro diz que não há registro de nuvem de gafanhotos na cidade. “Isso foi uma brincadeira. A pessoa fez a imagem de um voo de andorinhas e postou no grupo da família dizendo que era gafanhoto. Nesse período tem muita”, afirma a assessoria de imprensa.

O secretário de Agricultura da cidade, Erinaldo Bezerra de Melo, diz que os pássaros são pardais. “A revoada é comum em Monteiro.”

Pesquisadora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a doutora em biociências, taxonomista e especialista em gafanhotos Katia Matiotti diz que os bichos não voam à noite e não há registro de nuvem de gafanhotos no Nordeste neste momento. “Ao entardecer, eles pousam e esperam amanhecer. São diurnos. A nuvem está na Argentina ainda”, diz. Para ela, os animais mostrados no vídeo são mesmo pássaros.

A especialista diz que o que ocorre em algumas localidades é uma superpopulação de gafanhotos, como a registrada em Pernambuco, mas os animais são de outra espécie, diferente da que está na Argentina e causa preocupação aos agricultores. “Não formam nuvens”, diz.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento diz que não se pode considerar o que está imagem como uma nuvem de gafanhotos.

Consultada, a Sociedade Brasileira de Ornitologia diz que, analisando o vídeo, é possível concluir que são, de fato, aves. “Muito difícil de dizer de que espécie se trata, pois o vídeo está em baixa resolução e há muito ruído sonoro, o que também dificulta uma possível identificação da espécie pelo som que as aves emitem.”

A mensagem falsa tem sido impulsionada em meio às notícias sobre a nuvem de gafanhotos que se desloca pela Argentina e se aproxima do Brasil e do Uruguai.

Posted in Padão at junho 29th, 2020. No Comments.

Deputado denuncia que aliança PMDB/PSD estaria vinculada a negociata milionária, verdade ou mentira?

 

deputado-denuncia-que-aliança-pmdb-psd-estaria-vinculada-a-negociata-milionaria-verdade-ou-mentira

A aliança firmada entre o PMDB e o PSD em apoio à reeleição do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, está sendo algo difícil de ser digerido pela oposição.

A decisão do senador José Maranhão tem sido motivo de muitos falatórios, mas o desta quarta-feira (02), feito pelo deputado Tião Gomes (PSL) da Tribuna da Assembleia Legislativa deixou revoltado os peemedebistas.

Conforme o presidente da executiva do PSL na Paraíba há mais coisas entre o céu e a terra do que pode imaginar a vã filosofia, ou seja, de que haveria muito mais coisa por trás desta aliança para que ela fosse firmada envolvendo o senador Maranhão, o prefeito Cartaxo e a Construtora Alliance com uma suposta permuta para a construção do novo Aeroclube da Cidade, em uma área de 18 hectares da Usina São João, em Santa Rita em uma transação suspeita orçada em R$ 250 milhões.

O deputado Tião Gomes disse ainda que a negociação teria sido feita um dia antes das convenções do PMDB, em João Pessoa, realizada no sábado (31), que oficializou o rompimento com o governo Ricardo Coutinho e ainda a indicação do deputado federal Manoel Júnior (PMDB) para vice na chapa de Luciano Cartaxo.

Em troca da negociação, de acordo com a denúncia do deputado, a construtora Alliance ficaria com a missão de financiar a campanha do prefeito à reeleição no pleito deste ano.

“Isso deixou motivos para que a gente desconfiasse do que está acontecendo. Eu trouxe essa questão à Assembleia porque é algo que toda a Paraíba já conhece e nós queremos saber a verdade. Por que às vésperas de uma eleição, Maranhão, Cartaxo, Rogério, o dono da Alliance e Manoel Júnior se juntam para decidir a construção desse novo aeroclube?”, indagou Tião Gomes.

Ele disse que é a favor de que o Aeroclube seja retirado do bairro do Bessa, mas que seja antes discutido com a população.

“O que eu não sou a favor é que se façam as coisas as escondidas. Nós precisamos mais clareza nesse processo. Se não for verdade que venham a público e venham mostrar o que está acontecendo. Vamos ver se é verdade ou mentira o que seu estou dizendo. Agora é preciso encontrar um ponto para se limpar essa questão estou denunciando”, declarou.

Tião Gomes disse ainda que vai acionar o Ministério Público para que se faça a investigação dessa transação.

“Nós temos que fazer um trabalho de limpeza na política assim como já está sendo feita no país. Não vamos deixar que a Alliance transforme a Paraíba numa Lava Jato. Nós queremos transparência e mais nada”, destacou o deputado.

Posted in Politica at agosto 12th, 2016. No Comments.