Pastora que quebrou imagem de santa em SP sofreu uma parada cardíaca? Verdade Ou Mentira?

É verdade que a pastora Zélia Ribeiro sofreu uma parada cardíaca um dia depois de quebrar a imagem de Nossa Senhora Aparecida em Botucatu?

A notícia apareceu em diversos sites no dia 13 de janeiro de 2017, um dia após um vídeo mostrando uma pastora quebrando uma estátua da santa com um martelo causou polêmica na web.

De acordo com o texto que foi bastante compartilhado nas redes sociais, Zélia Ribeiro sofreu uma parada cardíaca em sua casa e foi levada às pressas para hospital municipal de Botucatu.

Passado o susto, a pastora estaria se recuperando da parada cardíaca no hospital e teria se arrependido do que fez!

Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Verdade ou Mentira?
Todos os sites e blogs que postaram essa notícia usaram como fonte o Portal Atualizado, site que publica inúmeras notícias falsas (muitas delas já desmentidas aqui no E-farsas). Esse mesmo site criou a notícia falsa afirmando que a Grávida de Taubaté teria engravidado de verdade e virado pastora e tantas outras!
Na postagem original, o portal afirma até ter falado com a pastora por telefone, mas a verdade é que não houve nenhuma parada cardíaca!

O site local Acontece Botucatu afirma que a pastora Zélia pediu desculpas por ter quebrado a imagem da santa, mas não mencionada nenhum problema de saúde que ela tenha sofrido.

Também não há em nenhum jornal menção alguma a respeito dela ter sofrido uma parada cardíaca.
Atualização 17/01/2017:
O diretor de redação do jornal Diário Botucatu, Stéfano Garzezi, entrou em contato conosco e confirmou que a pastora Zelia não sofreu nenhum problema de saúde! O jornalista também nos explicou que a cidade de Botucatu tem vários hospitais, inclusive da Faculdade de Medicina da Unesp, sendo referência para mais de 70 cidades da região, mas que nenhum é municipal.

“Os sites propagadores de boatos tem postado que ela [a pastora Zelia Ribeiro] teria sido levada a um hospital municipal! O que é mais uma mentira, uma vez que não temos hospitais municipais em Botucatu!” – disse-nos o diretor de redação do jornal Diário Botucatu, Stéfano Garzezi
Conclusão:
A pastora que aparece em vídeo quebrando uma imagem de gesso de uma santa não sofreu uma parada cardíaca! No dia seguinte à divulgação do vídeo, Zélia Ribeiro deu entrevistas pedindo desculpas pelo ocorrido! A mentira foi desmentida pelos jornais locais!

Posted in Pastora Que quebrou A Imagem Da Santa . at janeiro 17th, 2017. No Comments.

Celular causa câncer ou não?

[adrotate banner=”5″]
Estudo mostra que celular aumenta em até 27% a incidência de tumores. Mas os cientistas dizem que isso não prova nada.

A radiação eletromagnética emitida pelos celulares traz risco à saúde? Há duas décadas esse enigma desafia os cientistas. E o maior estudo já feito sobre o assunto, que avaliou 14 mil pessoas em 13 países ao longo de 10 anos e acaba de ser concluído, trouxe as seguintes respostas: sim. Não. Talvez. O estudo, que foi realizado pela Organização Mundial da Saúde, está gerando polêmica na comunidade científica. Isso porque apontou que há associação entre o uso de celular e dois tipos de câncer. Mas com um porém. O estudo constatou que, no grupo de pessoas que tinham usado o celular durante pelo menos 1 640 horas – o equivalente a meia hora de uso por dia durante 10 anos-, havia 15% mais casos de glioma e 27% mais de meningioma (dois tipos de câncer cerebral). Mas os cientistas dizem que isso não prova nada. “Os dados são imprecisos”, declarou Daniel Krewski, biólogo da Universidade de Ottawa e um dos autores da pesquisa. Ele diz qeu o estudo não avaliou número suficiente de pessoas, e que os portadores de tumores podem ter reportado uso de celular superior ao real – o que teria distorcido os números, criando uma falsa elevação do risco de câncer.

Mas ne mtodos os pesquisadores aceitam essa explicação.  “O estudo da OMS confirmou as descobertas, feitas por vários grupos, de que o celular aumenta o risco de câncer no cérebro“, diz o oncologista Lennart Hardell, da Universidade de Orebro(Suécia). Seja como for, os cientistas da OMS querem fazer mais pesquisas. O próximo estudo a respeito pretende avaliar 350 mil usuários de celular – e só será concluído daqui a 20 anos.

Fonte Superinteressante

Posted in Mentiras, Verdades at julho 8th, 2010. 2 Comments.