Verdade ou Mentira: Não Pode Colocar Comida Quente Na Geladeira?

Quantas vezes você já se pegou encarando aquela panela de feijão quente em cima do fogão e refletindo: será que vai azedar se eu deixar aqui? Se colocar na geladeira, agora, estrago o eletrodoméstico ou estrago a comida? Gasta muita energia se eu fizer isso? Oh… e agora, quem poderá nos ajudar?
Dessa vez não, pequeno polegar. Para acabar de vez com estas inquietações, fomos conversar com quem realmente entende do assunto. A engenheira de alimentos e coordenadora do curso de nutrição do Centro Universitário Central Paulista, Cíntia Matiucce, afirma que:
“O MELHOR É GUARDAR A COMIDA AINDA QUENTE.”

Quanto mais tempo você deixar o alimento fora da geladeira, mais chances ele tem de se contaminar. Comida pronta só pode ficar fora de refrigeração por no máximo 2 horas. Em dias muito quentes, esse tempo deve ser de no máximo uma hora.  A maioria dos micro-organismos, inclusive os patogênicos (que causam mal à saúde), se proliferam na faixa da temperatura ambiente. Por isso, não se preocupe, colocar a comida ainda quente na geladeira não vai estragar o rango. Pelo contrário.

E QUAL A MELHOR FORMA DE ARMAZENAR OS ALIMENTOS REFRIGERADOS?

verdade-ou-mentira-não-pode-colocar-comida-quente-na-geladeira-01

Segundo a especialista, a melhor coisa é dividir em pequenas porções, garantindo que o alimento pronto refrigere mais rápido. O ideal seria tirar a comida da panela onde foi preparada e acondicionar em potes de vidro que devem ser adequadamente fechados. O site da Super Interessante ainda alerta, é melhor evitar panelas de ferro, principalmente sem tampa. Se a comida tiver amido (arroz, feijão, batata,…) ela pode gelatinar, por conta da perda excessiva de umidade. E o ferro (ou alumínio) transfere elementos de sua composição para o alimento, quando estocados, podendo gerar contaminação.
O OUTRO LADO DA MOEDA

verdade-ou-mentira-não-pode-colocar-comida-quente-na-geladeira-02

Se você é daqueles que lê manuais de instruções, já reparou que no da sua geladeira vem a recomendação de não colocar alimentos e bebidas quentes dentro dela para evitar um consumo maior de energia. Mas não se preocupe, não estamos falando de “milhões” a mais. Os centavos extras na conta de luz vão depender, é claro, da sua geladeira (as mais antigas tendem a gastar mais energia), uma boa dica é ficar atento na hora da compra e sempre optar pelos modelos com selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica) A e B, que são mais econômicos.
[adrotate banner=”5″]

Leave a Reply

*